Inicio » Mais Seções » Entretenimento » Cinema – 5 filmes essenciais sobre Jornalismo

Cinema – 5 filmes essenciais sobre Jornalismo

 

A crítica de cinema Gabriela Machado, do Blog Cinemando, preparou uma lista especial para oCinegrafando sobre cinco filmes que sintetizam bem o papel do jornalismo na sociedade. Alguns deles apontam maus profissionais de comunicação, que distorcem o sentido da atividade e ferem os princípios éticos. Leia abaixo e aprecie!

Por Gabriela Machado

  1. Spotlight – Segredos Revelados (Spotlight, 2015)
Spotlight – Segredos Revelados (Spotlight, 2015)
Spotlight – Segredos Revelados (Spotlight, 2015)

PUBLICIDADE

///////////////////////////

Baseado em uma história real, o drama mostra um grupo de jornalistas em Boston que reúne milhares de documentos capazes de provar diversos casos de abuso de crianças, causados por padres católicos.

Importância Jornalística: Enquanto alguns jornalistas da mídia tradicional usam seus espaços para concordar com ideias dos interesses dos milionários, donos de seus veículos, substituindo a imparcialidade e ignorando preceitos básicos do bom jornalismo, existem outros comprometidos em investigar e mostrar a realidade, isso é o que mostra ‘Spotlight’, grupo especializado em furos de reportagem, que levam meses para publicar suas matérias.

  1. Quase Famosos (Almost Famous, 2000)
Quase Famosos (Almost Famous, 2000)
Quase Famosos (Almost Famous, 2000)

 

Filme sobre o alter ego de Cameron Crowe (diretor do filme) conta a história de William Miller, um garoto que teve a vida transformada pelos álbuns de rock que sua irmã deixa quando vai embora de casa. Quando inicia sua paixão por música. O rapaz consegue trabalho na revista Rolling Stones, e deve acompanhar a banda Stillwater em sua primeira excursão pelos Estados Unidos

Importância Jornalística: Quase Famosos traz uma visão sobre o início do jornalismo musical norte-americano. A Rolling Stone tem seis anos de existência e sua redação é apresentada como um pequeno prédio de três andares em San Francisco. Esse filme incrível ainda consegue agradar os fãs de rock e cinema.

  1. Boa noite, Boa sorte (Good Night, and Good Luck, 2005)
Boa noite, Boa sorte (Good Night, and Good Luck, 2005)
Boa noite, Boa sorte (Good Night, and Good Luck, 2005)

 

Dirigido por George Clooney e escrito por ele e Grant Haslov, o longa conta uma história verídica dos embates políticos entre o senador Joseph McCarthy e o jornalista Edward R. Murrow, durante o período chamado de “Caça às bruxas comunistas”, na década de 1950, quando Murrow, por meio de seu programa jornalístico, desafiou o poderio do famoso senador.

Importância Jornalística: Em tempos em que pessoas se sentem intelectualizadas apenas ao dizer que “não assistem TV”, filmes como Boa Noite e Boa Sorte nos mostram que esse meio de comunicação, quando usado com inteligência por pessoas inteligentes, pode nos surpreender

  1. A Doce Vida (La Dolce Vita, 1960)
A Doce Vida (La Dolce Vita, 1960)
A Doce Vida (La Dolce Vita, 1960)

PUBLICIDADE

///////////////////////////

Filme franco-italiano de 1960, de gênero drama dirigido pelo cineasta Federico Fellini, sendo normalmente citado como o marco da transição de seus estilos, do neorrealismo para o simbolismo. Essa obra de Fellini é uma crítica ácida da sociedade, cheia de superficialismos, com pessoas rasas e alegrias falsas. O personagem central, o jornalista Marcello Rubini, interpretado por Marcello Mastroianni, cobre as notícias do falso e frívolo mundo da alta sociedade romana do período.

Importância Jornalística: A Doce Vida contém diversas críticas à sociedade e sobre a função real do jornalismo, entre um império midiático de celebridades.

  1. O Abutre (Nightcrawler, 2014)
O Abutre (Nightcrawler, 2014)
O Abutre (Nightcrawler, 2014)

 

Lou é extremamente ambicioso, apenas não descobriu como fazer dinheiro fácil. Isso muda quando cruza com uma equipe de cinegrafistas que vive de caçar acidentes e cenas de crimes para vender para o noticiário local. O rapaz logo percebe uma oportunidade, rouba uma bicicleta e a troca por sua primeira câmera e rádio da polícia a fim de fazer dinheiro com a miséria dos outros.

Importância Jornalística: O Abutre é direto, implacável e até pessimista em sua crítica sobre a mídia moderna. Afinal, não é de hoje que o jornalista, em especial o sensacionalista, possui a analogia de um abutre em busca de carniça. Na busca ávida por audiência, muitas emissoras de TV não se preocupam nem ao menos em retratar a verdade, o que fica claro no filme estrelado por Jake Gyllenhaal.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Norte de Minas - Sistema Sedinor/Idene, Codevasf e a Epamig promovem seminário para discutir o futuro da macaúba na região Norte de Minas

Norte de Minas – Sistema Sedinor/Idene, Codevasf e a Epamig promovem seminário para discutir o futuro da macaúba na região Norte de Minas

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016.Norte de Minas …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).