Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Mais de dez UBS estão sendo construídas em Montes Claros

Montes Claros – Mais de dez UBS estão sendo construídas em Montes Claros

A prefeitura de Montes Claros está construindo, ampliando e reformando mais de três dezenas de UBS – Unidades Básicas de Saúde, utilizando recursos próprios e oriundos do governo federal, via ministério da Saúde, através do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2. Volume de obras que, segundo a secretária municipal de Saúde, Ana Paula Nascimento, confirma a determinação da administração municipal em garantir à população atendimento médico de qualidade e de fácil acesso.

Montes Claros - Mais de dez UBS estão sendo construídas em Montes Claros
Montes Claros – Mais de dez UBS estão sendo construídas em Montes Claros

PUBLICIDADE

///////////////////////////

“As UBS são importantes neste processo. Estão próximas da população, são bem equipadas e permitem agilidade e eficácia necessárias na assistência médica. São unidades capazes de prestar atendimentos que muitas vezes os pacientes buscam, sem necessidade, nos hospitais. Isso acaba gerando longas filas na rede hospitalar, comprometendo ainda mais a eficácia nos procedimentos destas instituições”, acrescenta Ana Paula Nascimento.

Entre as mais de dez UBS em processo de construção estão as unidades dos bairros Acácias, Independência e Nova Suíça, na região Leste da cidade, e do Bairro Maracanã, ao Sul. De Porte II, elas ocupam, cada uma, área de quase 400 m2 e suas obras, orçadas em cerca de R$ 3 milhões, serão concluídas nos próximos meses.

PORTA DE ENTRADA DO SUS

Ainda de acordo com Ana Paula Nascimento, as Unidades Básica de Saúde funcionam como porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS) para os moradores da região que receberão diversos atendimentos básicos inteiramente de graça.

“Elas as unidades são equipadas para atendimentos em Pediatria, Ginecologia, Clínica Geral, Enfermagem e Odontologia. Fazem também o encaminhamento para especialidades e, ainda, o fornecimento de medicação básica”, informa a secretária, destacando que cada UBS abriga, no mínimo, duas equipes de Saúde da Família, podendo, assim, atender até 80% dos problemas de saúde da população local.

VIATOTAL

ViaTotal

///////////////////////////

ACADEMIAS DE SAÚDE

Outro reforço para o setor de saúde pública são as Academias de Saúde que estão sendo construídas na cidade. Já são seis unidades nos bairros Independência, Delfino Magalhães, João Botelho (Sumaré), Santos Reis, Village do Lago e Eldorado. Os serviços são bancados com recursos que somam mais de R$ 1 milhão, provenientes do Tesouro Municipal, governos federal e estadual e de emendas do deputado Tadeu Martins Leite, secretário de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana de Minas Gerais.

As Academias de Saúde são espaços físicos custeados e mantidos pelo poder público, dotados de equipamentos, estrutura e profissionais qualificados, com o objetivo de contribuir para a promoção da saúde e produção do cuidado e de modos de vida saudáveis da população. As obras estão sob a responsabilidade das empresas vencedoras de licitação: Construtora Línea e Construtora Fama.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Norte de Minas - Acidente deixa uma pessoa morta na BR-251

Norte de Minas – Acidente deixa uma pessoa morta na BR-251

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 8 de dezembro de 2016.Norte de Minas …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).