Inicio » Mais Seções » Tecnologia » Usuários publicam menos conteúdo pessoal e preocupam o Facebook

Usuários publicam menos conteúdo pessoal e preocupam o Facebook

Rede social investe em novas ferramentas como o Live Video, que funciona como vídeo ao vivo.

Usuários publicam menos conteúdo pessoal e preocupam o Facebook
Usuários publicam menos conteúdo pessoal e preocupam o Facebook

PUBLICIDADE

///////////////////////////

O 1,6 milhão de usuários do Facebook vêm postando menos sobre suas vidas pessoais e compartilhando mais conteúdo de terceiros -como notícias, memes e vídeos. É o que apontam dados confidenciais da empresa divulgados pelo “The Information”, um site sobre notícias de tecnologia.

Os números mostram que, enquanto o total de compartilhamentos vem caindo, em média, 5,5% ao ano, o compartilhamento de conteúdo original cai 21% a cada ano.

Dentre os usuários ativos do app, apenas 39% postam conteúdo original semanalmente; destes, 6% já vêm direcionando os posts a um grupo específico de amigos, e não a todo o feed. As informações se referem ao período que vai a até meados de 2015.

Ainda segundo o “The Information”, um dos funcionários familiarizados com a situação conta que o motivo para tal comportamento é o aumento do número de amigos de cada usuário. A grande “audiência” da rede social teria feito pessoas migrarem posts de cunho pessoal para plataformas com menor audiência, como o Snapchat e até mesmo o Instagram -que pertence ao próprio Facebook.

FIM DA REDE?
O comportamento pode ser prejudicial ao Facebook, pois a falta de posts pessoais pode afastar o usuário das redes. Se a timeline se tornar um simples feed de notícias e memes, há dúvidas sobre a frequência com que as pessoas se sentiriam motivadas a visitar o site.

Por isso, no ano passado, o Facebook reuniu uma equipe em Londres responsável por ajudar a conter a queda no conteúdo original postado. Foram tomadas medidas como um novo desenho do aplicativo para celulares, que tornou os posts mais fáceis de serem feitos.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

Outro exemplo é o recurso “Neste Dia”, lançado no ano passado e que relembra os usuários de datas comemorativas e recordações ocorridas em determinada data, incentivando-os a compartilhar o ocorrido.

A ação mais recente do Facebook nesse sentido inclui a expansão do Live Video a todos os usuários. A ideia é que, com a ferramenta para produção de vídeos ao vivo, os usuários se sintam encorajados a usar o Facebook para compartilhar momentos pessoais – de forma semelhante ao que ocorre com o Snapchat.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Nova música de Sia traz letra que empodera mulheres

Nova música de Sia traz letra que empodera mulheres

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 5 de dezembro de 2016.Nova música de …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).