Inicio » Emprego » Como evitar desentendimentos no trabalho?

Como evitar desentendimentos no trabalho?

Brigou com alguém do trabalho? Saiba como evitar esse tipo de coisa.

emprego-mudar-de-emprego-novo-trabalho-bem-estar-negativos-positivos-socialização-exercício-alimentação-desentendimentos-4

Quem trabalha em departamentos de RH conhece bem essa realidade. É muito comum empresas contratarem por qualificação profissional e, posteriormente, demitirem pelo fato do profissional ter problemas de relacionamento. A ética e o bom comportamento são bem-vindos em qualquer lugar e isso inclui também o ambiente de trabalho, onde profissionais são colocados à prova todos os dias para exercer suas tarefas e conviver por um determinado período de tempo. O fato é que às vezes os colaboradores saem de seu prumo e ocasionam brigas que, além de afetar o próprio desempenho dos envolvidos, pode trazer problemas para todo o restante da equipe.

Diante desse cenário estressante e muito frequente dentro das empresas, nosso artigo de hoje traz algumas dicas fundamentais que vão ajudá-lo a evitar conflitos e não correr o risco de ser mandado embora por um ato de descontrole e imaturidade profissional.

Quer encontrar os melhores empregos do Brasil? Acesse jobtonic.com.br e encontre vagas em todas as regiões do país.

Avalie seu próprio comportamento

Se você é daqueles que sai chutando o pau da barraca toda vez que o sangue sobe à cabeça é melhor começar a avaliar seu comportamento, pois isso com certeza está lhe prejudicando na empresa. Situações conflitantes são ótimas para que a gente possa fazer uma autorreflexão para rever nossos valores e analisar nossas atitudes, transformando aquilo que pode ser mudado para melhor. Esse exercício leva ao perdão e à humildade, além de desmistificar aquele mito de que a gente nasce de um jeito e assim morrerá. Todos podemos nos repaginar, tendo a atitude certa. 

Não deposite seu estresse em outrem

Em momentos difíceis na empresa ou nos negócios é comum que os nervos fiquem à flor da pele, especialmente quando os prazos estão encurtados e os funcionários são obrigados a trabalhar em equipe. Por mais incrível que pareça, muitos dos conflitos só começam por causa do bendito cansaço mental. O controle emocional é extremamente importante no ambiente empresarial e lhe traz maturidade para lidar com situações de pressão. Se você tem desentendimentos com alguém e pintou aquela oportunidade de chutar o balde, calma! A falta de equilíbrio pode criar mais dificuldades e atrapalhar no andamento dos projetos, já que influencia nos resultados obtidos. 

Aprenda a ser paciente e solidário

Caso alguém lhe tenha faltado com respeito, releve antes de partir para o contra-ataque. Ao invés de revidar na mesma moeda, demonstre que você sabe como se deve lidar com o próximo e mostre seriedade. Você obterá muito mais respeito se conseguir exemplificar a paciência e o respeito do que devolvendo na mesma moeda, o que pode até resolver na hora, mas vai lhe trazer muita dor de cabeça mais tarde. Se alguém não estiver conseguindo desempenhar o trabalho, ofereça ajuda, mesmo se essa não for sua tarefa. Isso estimula o comprometimento com o outro e será retribuído no dia em que você também necessitar de uma mãozinha nos serviços. 

Chame para uma conversa

Se você já brigou com alguém e não está conseguindo apagar intrigas do passado, o melhor a fazer é ter uma conversa com seu colega de trabalho ou chefe. Quando a gente se abre e fala de forma sincera o resultado é muito mais eficiente. Tente convidar a pessoa para uma programa fora da empresa e demonstre que você de fato está arrependido do ocorrido e pretende criar um novo vínculo e reaproximar-se. Mas, atenção! Enquanto os pontos anteriores não forem devidamente reconhecidos e trabalhados, essa opção pode ser um tanto precipitada, uma vez que a causa de todo o desentendimento pode ter raiz em um de seus comportamentos negligentes.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Montes Claros - Polícia Militar realiza Operação Natalina 2016 e Férias Seguras 2017

Montes Claros – Polícia Militar realiza Operação Natalina 2016 e Férias Seguras 2017

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).