Inicio » Mais Seções » Gastronomia » Gastronomia – Chef ensina dicas essenciais para preparar uma feijoada deliciosa

Gastronomia – Chef ensina dicas essenciais para preparar uma feijoada deliciosa

 

A feijoada é um prato típico brasileiro e muito saboroso. Sua preparação, porém, exige cuidados especiais. Exagerar no sal ou em outros ingredientes é um erro comum para quem tentou preparar a feijoada pela primeira vez. Pensando nisso, o Chef Leonardo Carvalho, da Unilever, separou algumas dicas para você não errar e ainda deixar o prato delicioso. Aprenda com a receita completa!

#DicasdoChef

– Como ingrediente principal, o feijão merece atenção redobrada. Se o feijão preto não estiver novo, ele deixará o seu caldo opaco. Portanto, escolha um grão que tenha tamanho médio e esteja bem brilhante;

– Para evitar que o seu prato fique muito salgado, coloque três ou quatro batatas cruas descascadas. Elas ajudam a absorver o excesso de sal. Quando a feijoada estiver pronta, retire as batatas da panela;

– É comum que a feijoada tenha muito caldo. Para evitar, procure colocar dois litros de água para cada quilo de feijão;

– Todos os ingredientes devem ser dessalgados na véspera por pelo menos 12 horas, trocando-se a água quatro vezes nesse período.

– Você pode substituir os ingredientes da sua feijoada. Experimente, por exemplo, colocar língua de porco salgada ou defumada, rabo de porco salgado e joelho de porco salgado ou defumado;

– Um excelente diferencial para sua receita é perfuma-la com louro a gosto. Além de dar sabor e aroma ao prato, vai ajudar na digestão;

– Experimente preparar um molho com pimenta para acompanhar a feijoada: retire 2 xícaras (chá) do caldo do cozimento e passe por uma peneira. Deixe esfriar e junte molho de pimenta a gosto e cheiro-verde picado. Sirva em seguida;

– O que nunca pode faltar no acompanhamento da feijoada é a famosa couve refogada. Abaixo temos uma receita completa!

Feijoada

ImageProxy

Rendimento: 10 pessoas
Tempo de pré-preparo: 11 horas
Tempo de preparo: 2 horas
Tempo total: 13 horas.

Ingredientes

  • 1 orelha de porco cortada em pedaços pequenos
  • 2 pés de porco cortados em pedaços pequenos
  • Meio quilo de carne-seca cortada em pedaços pequenos
  • Meio quilo de costelinha de porco cortada em pedaços pequenos
  • Meio quilo de feijão-preto
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • 1 cebola picada
  • 300 gramas de linguiça calabresa defumada cortada em rodelas grossas
  • 300 gramas de paio cortado em rodelas grossas
  • 400 gramas de lombo de porco cortado em cubos
  • 1 laranja média sem casca
  • 2 cubos de caldo de bacon ARISCO
  • 2 litros de água fervente

Modo de preparo

  1. Na véspera, em uma tigela, coloque a orelha e os pés de porco e cubra-os com água fria. Troque a água 4 vezes durante esse tempo.
  2. Em outra tigela, coloque a carne seca e a costelinha de porco e cubra-as com água fria para dessalgar. Troque a água 4 vezes.
  3. No dia seguinte, coloque o feijão em uma tigela, cubra com água e reserve por 1 hora.
  4. Escorra a orelha e o pé de porco e coloque-os em uma panela de pressão cobertos com água fria. Tampe a panela e cozinhe por 15 minutos, contados a partir do início da pressão. Retire do fogo, aguarde sair todo o vapor e abra a panela. Escorra e reserve.
  5. Escorra a carne seca e a costelinha e coloque-as na panela de pressão cobertas com água fria. Tampe e cozinhe por 15 minutos contados a partir do início da pressão. Retire do fogo, aguarde sair todo o vapor e abra a panela. Escorra as carnes e reserve.
  6. Na mesma panela, aqueça o óleo e doure a cebola. Junte a linguiça, o paio, o lombo e refogue por mais 3 minutos. Junte o feijão escorrido, as carnes pré-cozidas reservadas e a laranja.
  7. Acrescente os cubos de caldo de bacon ARISCO e água fervente. Tampe e cozinhe por 15 minutos, contados a partir do início da pressão.
  8. Retire do fogo, aguarde sair todo o vapor e abra a panela. Retire a laranja e leve novamente ao fogo. Cozinhe em fogo baixo, com a panela parcialmente tampada (sem a pressão), por mais 30 minutos ou até engrossar o caldo e os ingredientes estarem cozidos.
  9. Passe para uma travessa e sirva em seguida.

Couve Refogada

ImageProxy (1)

 

Rendimento: 4 pessoas
Tempo de preparo: 30min

Ingredientes

  • 400 gramas de couve-manteiga cortada em tiras finas
  • 1 colher (sopa) de óleo
  • 1 TEMPERA MAIS ARISCO para Legumes, Verduras e Arroz

Modo de preparo

  1. Em uma panela grande, aqueça o óleo e refogue a couve-manteiga até começar a murchar.
  2. Acrescente o sachê de TEMPERA MAIS ARISCO para Legumes, Verduras e Arroz, misture bem e sirva em seguida.
Sobre Arisco
Criada em 1969, Arisco rapidamente ganhou o coração da família brasileira, virando líder de mercado com os seus famosos temperos em pasta.  Hoje, sua linha de produtos conta com cinco categorias diferentes: condimentos (catchup, maionese e mostarda), caldos, temperos, sopas e geleia de mocotó. A marca faz parte da Unilever desde 2000, quando foi vendida para a subsidiária brasileira da Bestfoods, que por sua vez foi adquirida no mesmo ano pela Unilever. Esse foi o início de uma nova etapa na vida de uma marca que tem forte empatia com os brasileiros.

Arisco faz parte da plataforma Recepedia, site de receitas interativo que inspira tanto quem já cozinha quanto aqueles que estão aprendendo. Para mais informações, acesse o site de Arisco e confira outras receitas no Recepedia (www.recepedia.com).

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Nova música de Sia traz letra que empodera mulheres

Nova música de Sia traz letra que empodera mulheres

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 5 de dezembro de 2016.Nova música de …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).