Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Hospital das Clínicas é referência em qualidade e humanização

Montes Claros – Hospital das Clínicas é referência em qualidade e humanização

 

Mesmo não recebendo recursos do SUS, o Hospital das Clínicas Mário Ribeiro cumpre a missão de levar a saúde gratuita a toda população montes-clarense.
Inaugurado há pouco mais de dois anos, o Hospital das Clínicas Doutor Mário Ribeiro da Silveira (HC) é referência em saúde na região do Norte de Minas, graças aos serviços prestados com qualidade e a humanização do atendimento.
Inaugurado há pouco mais de dois anos, o Hospital das Clínicas Doutor Mário Ribeiro da Silveira (HC) é referência em saúde na região do Norte de Minas, graças aos serviços prestados com qualidade e a humanização do atendimento.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

Localizado no bairro Amazonas, o HC faz parte da rede Soebras/Funorte, servindo de hospital escola para os acadêmicos da área da saúde, que o utilizam para atividades multidisciplinares na área de pesquisa, ensino e extensão.

Segundo o diretor, Jhonatan Rodrigues, 90% dos atendimentos realizados no HC são gratuitos.

Mesmo o hospital não recebendo o repasse do Sistema único de Saúde (SUS), priorizamos a missão de levar a saúde gratuita a toda população montes-clarense. As pessoas atendidas, em sua maioria, são carentes e grande parcela é encaminhada para o hospital através do Programa Saúde da Família (PSF), além dos outros vão por demanda espontânea – explica. Segundo Jhonatan, somente 10% dos pacientes atendidos são feitos de forma particular ou através de convênios médicos.

Desde a fundação, mesmo em regime parcial de funcionamento, o HC já realizou mais de quatro mil cirurgias, além de fazer aproximadamente 25 mil procedimentos laboratoriais de análises clínicas mensais. Diariamente, 800 pessoas são atendidas, o que implica em mais de 200 mil consultas anuais e cerca de 250 cirurgias eletivas realizadas por mês.

De acordo com o diretor, o Hospital das Clínicas Mário Ribeiro, uma vez credenciado, promoverá um grande avanço na assistência médica pelo SUS para a Macrorregião Norte.

Afinal, são 16 salas de cirurgia, 60 leitos de CTI adulto, 20 leitos de UTI neonatal e 30 leitos de unidades de semi-intensivos, 10 leitos para a saúde mental, 32 leitos para a maternidade e 188 leitos para as clínicas médicas e cirúrgicas.

Jhonatan explica que o HC não vem para ocupar espaço das outras instituições hospitalares.

Por ser um hospital escola e não contar com pronto socorro, o HC se constitui em espaço de retaguarda, podendo receber aqueles pacientes que os outros hospitais não conseguem internar.  Além disso, é espaço de formação para as três faculdades de Medicina da cidade e de mais de vinte cursos da área de saúde das faculdades e universidades locais – esclarece.

Construído e equipado com recursos da Associação Educativa do Brasil (Soebras) para ser um hospital totalmente financiado pelo sistema SUS, o HC pode ser o primeiro hospital da região contratado por Custo Global com recursos novos, não retirando aqueles já destinados aos hospitais da cidade.

Entre os procedimentos clínicos, intervencionistas e cirúrgicos realizados atualmente no hospital, destacam-se as áreas de clínica médica, pediatria, ginecologia e obstetrícia, centro de terapia intensiva, centro cirúrgico, clínica cirúrgica, oftalmologia e centro de diagnóstico por imagem.

Os serviços de assistência à saúde são desenvolvidos por equipe interdisciplinar nas áreas de Medicina,Enfermagem, Psicologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Serviço Social, Odontologia, Biomedicina, Farmácia, Nutrição, engenharia Biomédica e Gastronomia.

asjdhhsdgsjdffffff
Resultados
Para ser atendido no Hospital das Clínicas Mário Ribeiro, os pacientes precisam levar os documentos pessoais, e, para alguns procedimentos específicos, encaminhamento médico. A dona de casa, Deuzeny dos Reis, atendida no HC, diz que o hospital é um exemplo para a saúde de Montes Claros.

Desde a primeira vez que fui atendida no hospital, as pessoas me trataram com muito carinho, além de ter me atendido no horário correto.

Para a estudante, Flávia Paulino da Silva, que também já teve pai e filha atendidos, o Hospital das Clínicas possui agilidade na prestação de serviços e instalações muito agradáveis.

VIATOTAL

ViaTotal

///////////////////////////

Depois que fiz a consulta, todos os exames laboratoriais que precisei foram realizados no próprio hospital. Como foi necessária uma pequena cirurgia, fiz todos os exames anteriores e a própria cirurgia no HC. Isto mostra a competência dos funcionários, o comprometimento e a agilidade, já que este processo foi muito rápido – conta Flávia.

Iris dos Reis Ferreira, dona de casa é outra paciente atendida na instituição hospitalar que mostra sua satisfação.

Estou realizando o meu pré-natal e pretendo fazer a cesariana no HC. Com exceção de clínicas particulares, o Hospital das Clínicas foi o único local que consegui atendimento imediato para suprir minhas necessidades. Muitos tentam, tentam, e não conseguem, e quando chegam no HC conseguem fazer até a cirurgia.

Referência em Oftalmologia

O Hospital das Clínicas possui o Centro de Referência em Oftalmologia Professor Hilton Rocha, parceiro da Fundação Hilton Rocha, em Belo Horizonte, que é maior hospital de olhos da América Latina. O hospital, bem como o Centro de Referência Oftalmológica, atende toda região do Norte de Minas, além de pacientes da Bahia até Belo Horizonte. É referência em tratamento oftalmológico desde média a alta complexidade, realizando cerca de 150 consultas e 30 cirurgias por dia.

O Centro atende desde consulta básica e atendimento de urgência até cirurgias de catarata, plástica, glaucoma, estrabismo, retina, visão subnormal e de córnea, entre outras.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

MG - Homem briga e morre na frente da namora em baile funk

MG – Homem briga e morre na frente da namora em baile funk

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 10 de dezembro de 2016.MG – Homem …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).