Inicio » Norte de Minas » Norte de Minas – Em Brasília de Minas, gestantes recebem orientações sobre aleitamento materno

Norte de Minas – Em Brasília de Minas, gestantes recebem orientações sobre aleitamento materno

Realizado pela equipe do banco de leite do humano do hospital Senhora Santana de Brasília de Minas, gestantes e acompanhantes esclarecem dúvidas sobre o aleitamento e os cuidados de rotina com o bebê. 

Curso Banco de Leite Humano Brasilia de Minas - Foto: Elson Lages
Curso Banco de Leite Humano Brasilia de Minas – Foto: Elson Lages

PUBLICIDADE

///////////////////////////

O banco de leite humano do hospital Senhora Santana de Brasília de Minas, em parceria com a secretaria municipal de Saúde, realizou, nesta quarta-feira (27), um curso para casal gestante com objetivo de esclarecer eventuais dúvidas dos futuros pais sobre os assuntos ligados ao dia a dia do bebê.

O curso é realizado mensalmente, ministrado por equipe do banco de leite do hospital, composta por nutricionista, enfermeira, técnica em enfermagem, médica pediatra, bioquímica e assistente social. A cada edição, são oferecidas 10 vagas para casais.

De acordo com a coordenadora do banco de leite, a nutricionista Gracyele Cangussu, o curso em grupo pequeno permite a proximidade necessária para uma boa conversa e deixa os casais mais à vontade para apresentar suas dúvidas e serem orientados.

As mulheres podem levar o companheiro, o pai do bebê, a mãe ou até outro acompanhante e, no treinamento, todos são preparados para enfrentar as possíveis dificuldades e os desafios que podem aparecer durante o processo de aleitamento materno e cuidados de rotina com o bebê – explica a coordenadora.

De acordo com Gracyele Cangussu, os participantes do curso recebem orientações sobre alimentação na gestação e lactação; benefícios do aleitamento materno exclusivo; preparo das mamas; como segurar corretamente o bebê; cuidados com o bebê (umbigo, troca de fraldas, banho, como vestir); cólicas e vacinação; e direitos e deveres das mães durante a internação. As futuras mamães são orientadas sobre os tipos de parto e incentivadas a manterem o aleitamento materno como forma exclusiva de alimentação durante os primeiros meses de vida do bebê.

O curso é de fundamental importância para que nós mães possamos cuidar dos nossos bebês de forma carinhosa, mas com a segurança necessária. No meu caso, o tema cólicas chamou muita atenção. É uma ótima iniciativa do Município em promover esse momento de aprendizado – avalia a técnica em enfermagem Vileide Cardoso de Matos, gestante e participante do curso.

Ao final do curso, os participantes, além de receber certificado e participar de sorteio de brindes, também são convidados a conhecer as instalações da maternidade do Hospital Senhora Sant’Ana, que possui 13 leitos.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

O prefeito Jair Oliva Junior destaca que o banco de leite humano do hospital, inaugurado em 2012, é o segundo da região e talvez o único em cidade do porte de Brasília de Minas no Estado.

O aleitamento materno é fundamental para a saúde e o desenvolvimento do bebê, e o banco de leite humano é uma alternativa para as mães que não produzem leite suficiente. O curso, além de incentivar a amamentação, também ajuda no cadastramento de novas doadoras voluntárias, aumentando, assim, o volume de leite materno coletado e distribuído para recém-nascidos, especialmente prematuros de baixo peso – observa o prefeito.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Norte de Minas - Sistema Sedinor/Idene, Codevasf e a Epamig promovem seminário para discutir o futuro da macaúba na região Norte de Minas

Norte de Minas – Sistema Sedinor/Idene, Codevasf e a Epamig promovem seminário para discutir o futuro da macaúba na região Norte de Minas

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016.Norte de Minas …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).