Inicio » Montes Claros » Montes Claros – ACI Jovem reúne mulheres de sucesso para inspirar novos empresários

Montes Claros – ACI Jovem reúne mulheres de sucesso para inspirar novos empresários

Opinião unânime, a positividade é apontada como fator importante na hora de empreender.

Empresárias dividiram suas estratégias com jovens e empreendedores - Foto: Márcio Rafael
Empresárias dividiram suas estratégias com jovens e empreendedores – Foto: Márcio Rafael

PUBLICIDADE

///////////////////////////

A Associação Comercial Industrial e de serviços de Montes Claros, através dos membros da ACI Jovem, reuniu quatro mulheres reconhecidamente bem sucedidas em suas carreiras para o III Painel Superação e Desafios Empresariais, sob a óptica da mulher empreendedora, no último dia 26 de abril. No público, acadêmicos e profissionais conheceram mais que a história delas, mas também estratégias para driblar a crise.

A jornalista Ana Cláudia Mendes, mediou o painel e fez algumas perguntas ás participantes. Cada uma com sua história de vida, venceu desafios e atualmente está em pleno sucesso na carreira ou empresa. Fátima Denucci, gestora no Grupo Via Dupla, destacou que nunca se achou empreendedora, mas as circunstâncias a levaram para o comércio, junto ao marido, Július Denucci (ex-presidente da ACI, falecido em 2013) ainda na década de 1980.

“Viemos para o Norte de Minas investir na Vemape, revendedora de equipamentos agrícolas. Foram muitos desafios, numa época em que a inflação chegava a 1500% ao ano. Mas a pior fase foi a primeira desvalorização do real, pois trabalhávamos com produtos importados e vendíamos a prazo. Nossas remessas encareceram e tivemos de renegociar com todos os clientes”. Depois de algumas tempestades, abriram o posto Via Dupla e ampliaram o negócio com uma loja de conveniência. “Como temos apenas um fornecedor, o jeito é ser criativo na forma de negociar com eles e de atender ao público, diversificando os serviços”.

Contadora renomada no Norte de Minas, Jacqueline Andrade, da JJ Contabilidade, se emocionou ao contar sobre a época que decidiu pela carreira e abriu a empresa sem perspectiva de clientes. “A empresa funcionava na varanda de minha casa e meu pai profetizou que um dia eu teria tantos clientes que não daria conta de atender a todos. Hoje a JJ ocupa 15 salas e emprega 45 pessoas. A paixão pelo que faço me move até a hoje e impulsiona a inovar sempre”.

Jacqueline revela a fórmula de sucesso: “São apenas 3 P’s e 3 D’s – Paciência, Persistência e Paixão; Dedicação, Determinação e Deus. Com estas letrinhas tentamos mostrar ao empresário que ele pode crescer na empresa sem precisar sonegar impostos, apenas com foco no planejamento e organização financeira”.

Conhecimento para empreender

Com grande repercussão no setor educacional, a educadora Fátima Turano tem um legado na formação de profissionais na região. Ela começou com um escola pequena, com 76 alunos, no Ensino Fundamental. Atualmente, o Padrão é um dos maiores colégios da cidade. Dele surgiu as Faculdades Pitágoras, com 20 cursos de nível superior e 5,5 mil alunos. “A educação é a mola propulsora do desenvolvimento, a satisfação de fazer parte deste processo vale todos os degraus ao longo desta jornada”, conta. Pioneiros na oferta do curso de psicologia, a empresária disse que este foi um desafio e tanto na época. “Fizemos pesquisa de mercado e buscamos conhecer sobre as exigências do MEC a fundo. O cuidado com as normas e a qualidade da equipe de professores sempre foi primordial para os bons resultados”.

VIATOTAL

ViaTotal

///////////////////////////

Valorizar o conhecimento é uma premissa para a professora Fátima Turano, que  lamenta a redução do crédito para os financiamentos estudantis, fazendo o número de matrículas cair consideravelmente em todo o país.  “Sempre defendemos o empreendedorismo nos projetos extracurriculares dos acadêmicos. Graças a este espírito de empreender que chegamos aonde estamos e com infinitas possibilidades de avanço. Acredito que esta fase não passará tão rápido, porém, pelos investimentos constantes em laboratórios e infraestrutura, temos a qualidade para corresponder às expectativas de nossos alunos”.

Mariela Baptista, gestora na Distribuidora Cervantes, teve como primeira missão se empenhar em um negócio que já era de seu pai, mas que ela não se empolgava muito início. Em 1990, fez um curso de sucessores de empresa familiar em Belo Horizonte, onde morava. De lá para cá, mudou-se para Montes Claros e junto com o marido transformou a Cervantes em uma empresa reconhecida nacionalmente, através dos prêmios da AMBEV e de reconhecimento da Revista Você S/A.

“O entusiasmo e o foco nas pessoas fazem parte de nossos valores, imprescindíveis para mantermos a Cervantes mais viva a cada ano. Acreditamos que enfrenta-se uma tempestade de frente. Tomar decisões difíceis e acertadas é parte do negócio. Mas, ao ajustar as velas, contamos com o engajamento da equipe em cumprir o planejamento e seguir vencendo este mar revolto que é o mercado”, pontua Mariela.

O público também participou com perguntas e deu o tom deste III Painel, todos os empreendedores devem ser otimistas por natureza, mas cautelosos por sobrevivência na hora de escolher o melhor negócio. Vale seguir as regras de gestão, manter a paixão pelo que faz e buscar mais conhecimento sempre.

Edilson Torquato, presidente da ACI, está satisfeito com o entusiasmo da ACI Jovem. “O II Painel com gestores foi um sucesso e este também foi especial. Estes garotos ajudam a oxigenar a entidade e estimulam as novas gerações, homens e mulheres, a serem mais ativos no seu papel perante o desenvolvimento regional”.

Bruno Guimarães, presidente da ACI Jovem, conta que “este evento é o resultado do envolvimento de todos os membros da ACI Jovem, que trabalham em prol de fomentar o empreendedorismo em todos os níveis”. Jair Amintas Neto, completa que “o próximo painel ainda não está definido, mas a missão de alavancar negócios a partir do networking nos encontros permanece”.

Ascom ACI

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

MG - Homem briga e morre na frente da namora em baile funk

MG – Homem briga e morre na frente da namora em baile funk

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 10 de dezembro de 2016.MG – Homem …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).