Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Fornecimento de água está comprometido em Montes Claros por falta de recursos

Montes Claros – Fornecimento de água está comprometido em Montes Claros por falta de recursos

Apesar da estiagem, a falta de água em algumas regiões de Montes Claros não se dá por falta do produto nas barragens e rios que abastecem a cidade, mas por falta de recursos para ampliar o atual sistema,que já não comporta a demanda.
Montes Claros - Fornecimento de água está comprometido em Montes Claros por falta de recursos
Montes Claros – Fornecimento de água está comprometido em Montes Claros por falta de recursos

PUBLICIDADE

///////////////////////////

O fornecimento de água em Montes Claros está defasado, segundo fontes ligadas à Copasa, responsável pelo serviço, devido ao não cumprimento dos compromissos com o município por parte do governo federal. De acordo com a fonte, as obras de estruturação continuam no papel por falta de recursos, e o atual sistema não comporta a demanda.

Para entender o problema, em 2013, foram liberados para o município recursos da ordem de R$ 90 milhões, através do Ministério da Integração Nacional, entretanto, deste total, somente um terço foi repassado e não há nenhuma informação sobre o restante dos recursos e se este será ou não liberado. O serviço de ampliação foi paralisado em maio deste ano.

De acordo com a fonte, o problema de abastecimento seria resolvido com as obras de ampliação do Verde Grande, que passariam de 600 litros por segundo para 1.000 litros, e do sistema do Bairro Morrinhos, que passaria de 250 litros por segundo para 400 litros. Atualmente, a demanda diária de água no município é de 950 mil litros por segundo, enquanto que o sistema consegue liberar apenas 820 litros por segundo.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

A defasagem é de 120 litros por segundo, volume suficiente para atender diariamente uma cidade do porte de Salinas. Nossa reportagem entrou em contato com a Copasa para uma nota de esclarecimento, mas até o fechamento da edição ainda não havia recebido resposta.
------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Norte de Minas - Sistema Sedinor/Idene, Codevasf e a Epamig promovem seminário para discutir o futuro da macaúba na região Norte de Minas

Norte de Minas – Sistema Sedinor/Idene, Codevasf e a Epamig promovem seminário para discutir o futuro da macaúba na região Norte de Minas

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016.Norte de Minas …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).