Inicio » Mais Seções » Confira atitudes e hábitos maternos que servem de inspiração para os filhos

Confira atitudes e hábitos maternos que servem de inspiração para os filhos

Com a proximidade do Dia das Mães, vale a pena refletir como o nosso comportamento (e o dos pais também, claro) serve de inspiração para as atitudes que os nossos filhos adotam no dia a dia.

Dar bons exemplos aos filhos ajuda as mães a seguirem caminhos que ajudam os pequenos a se desenvolverem com autonomia, segurança e saúde (Foto: Free Images)
Dar bons exemplos aos filhos ajuda as mães a seguirem caminhos que ajudam os pequenos a se desenvolverem com autonomia, segurança e saúde (Foto: Free Images)

PUBLICIDADE

///////////////////////////

De olho em tudo o que fazemos a todo instante, é normal que as crianças passem a se espelhar nos nossos hábitos, na nossa forma de falar, agir, conversar, cumprimentar as pessoas e até na maneira com que a gente lida com a nossa alimentação.

É por isso que os especialistas falam tanto sobre caminhos que nos ajudam a dar bons exemplos para que nossos pequenos se desenvolvam com autonomia, segurança e saúde.

No dia a dia, podemos mostrar aos filhos como somos bons cidadãos. Algumas atitudes ajudam nesse processo: ensinar as crianças que devemos esperar a nossa vez na fila e não estacionar em local proibido, mostrar que lixo não se joga na rua, falar sobre a importância de respeitar os idosos, cumprimentar as pessoas no prédio, no elevador, na escola e em demais espaços coletivos.

Já ao terminarmos de fazer alguma atividade em casa, é importante deixarmos tudo em ordem. Se nós tiramos peças do lugar, devemos arrumá-las. Quando possível, os filhos podem se envolver nesse processo de organização (arrumando os brinquedos e os livros, por exemplo, ou nos entregando algum objeto). Isso ajuda a gente a fazer com que os pequenos percebam que é função de todo mundo cuidar do ambiente onde moramos.

Os filhos também nos copiam quando estamos sentados à mesa. A garotada se espelha no cardápio adotado pela família. Ou seja, no quesito alimentação, os pais também são o exemplo e a inspiração mais valiosa para os filhos. Mais interessante do que falar sobre o que eles devem (ou não) comer, as mães podem optar por elementos saudáveis à mesa e tornar prazeroso o consumo de frutas, verduras, legumes, cereais, grãos e fibras. Todos esses itens, combinados de maneira balanceada e criativa, oferecem nutrientes importantes para o desenvolvimento saudável da garotada.

“Além disso, temos de ensinar aos pequenos que a beleza não está relacionada com um rosto perfeito ou um corpo escultural. Por mais que pareça clichê, a beleza vem de dentro. São qualidades como carinho, respeito, educação, sinceridade, gentileza e empatia que tornam uma pessoa bonita e a destacam das demais”, diz o pediatra Sylvio Renan Monteiro de Barros, no livro Pediatria Hoje – Orientações fundamentais para mães, pais e cuidadores (MG Editores).

PUBLICIDADE

///////////////////////////

Nesse contexto, um detalhe é valioso: fórmulas mágicas, mamães, para transmitirmos bons exemplos aos filhos não existem. E nem sempre uma dica que funciona com uma família vai funcionar com outra. O bom mesmo é usarmos o bom senso e aplicarmos as orientações que respeitam as nossas crenças, os nossos sentimentos e o nosso modo de ser.

Feliz Dia das Mães!

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Dr. Newton Figueiredo, vice-presidente da ACI, defendeu o resgate do futebol local a partir da campanha

Montes Claros – Ação entre amigos da ACI e CDL em prol do Ateneu

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 7 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).