Inicio » Minas Gerais » MG – Tour da Tocha atravessa os solos férteis, místicos e raros de Minas Gerais

MG – Tour da Tocha atravessa os solos férteis, místicos e raros de Minas Gerais

Segundo dia do revezamento olímpico em solo mineiro começa em Uberaba e passa Araxá, Serra do Salitre e Patrocínio até chegar em Patos de Minas.

MG - Tour da Tocha atravessa os solos férteis, místicos e raros de Minas Gerais
MG – Tour da Tocha atravessa os solos férteis, místicos e raros de Minas Gerais

PUBLICIDADE

///////////////////////////

O Triângulo Mineiro e o Noroeste de Minas reúnem características tão peculiares que os tornam inconfundíveis. A junção de bens minerais, culturais, religiosos, arqueológicos e agropecuários encontrada lá dificilmente vai ser achada em outra parte do planeta. A combinação destas potencialidades impulsiona a economia regional e assegura posição de destaque no cenário nacional.

O segundo dia de revezamento da Tocha Olímpica em solo mineiro, que acontece neste domingo (8/5), vai atravessar terras de minerais raros e de tesouros hídricos e arqueológicos, além da capital nacional do milho e do maior centro mundial de melhoramento genético de raças zebuínas. Receptivas, calorosas e encantadoras, Uberaba, Araxá, Serra do Salitre, Patrocínio e Patos de Minas oferecem aos turistas experiências raras.

Terras raras

O solo do Triângulo Mineiro é abençoado. As jazidas minerais incrustadas em suas terras reservam riquezas de grande valor para o mercado internacional. Dentre elas está o nióbio, mineral de propriedades únicas que tem despertado o interesse da comunidade científica devido às suas diversas aplicações na indústria de ponta. O maior complexo minero-industrial de nióbio do mundo está localizado em Araxá, responsável por 75% da produção do planeta.

O nióbio é aplicado em peças de aço usadas em turbinas de aeronaves a jato, bem como na nanotecnologia e fabricação de lentes, catalisadores químicos, aparelhos de ressonância magnética e aceleradores de partículas de alta energia. As terras do Triângulo Mineiro também são ricas em fosfato. A mineração da rocha fosfática, após passar pelo processamento químico, dá origem aos fertilizantes que abastecem o agronegócio em várias partes do mundo.

Referência em genética

A criação de zebuínos é um item que destoa na carteira de produtos da agropecuária. Uberaba é o maior centro mundial de melhoramento genético de raças zebuínas. Fatores como a alta produtividade, a rusticidade, a precocidade, a longevidade e a fertilidade dos zebus despertam interesse da comunidade internacional. Os avanços genéticos são debatidos anualmente na ExpoGenética, feira que congrega novidades científicas, mostra de animais e leilões.

O acervo do Museu do Zebu, único do gênero no mundo, é constituído por peças, fotos, livros, documentos, mostras permanentes e temporárias que traçam a história das raças zebuínas. O museu foi criado no ano de 1984, durante a Expozebu, considerada a maior feira de genética, tecnologia e negócios de zebuínos do mundo, sendo polo de encontro da cadeia produtiva da carne e do leite no Brasil.

Tesouros hídricos e arqueológicos

Não parece ter fim a lista das riquezas escondidas nas terras do Triângulo Mineiro. No sítio arqueológico de Peirópolis, em Uberaba, têm sido feitas relevantes descobertas para o estudo da paleontologia na América. O rico acervo de fósseis de dinossauros e de outros vertebrados encontrados no sítio arqueológico está disposto em um museu, que reconstitui o cenário habitado pelos animais há milhões de anos.

A água medicinal é mais um tesouro que brota das terras da região. Todo ano, milhares de turistas visitam as termas de Araxá em busca do poder medicinal das águas e da lama. Destacam-se ainda as águas do reservatório de Nova Ponte, que possui mais de 450 quilômetros quadrados e abrange Serra do Salitre e Patrocínio. As características da represa são ideais para a prática do turismo aquático e da pesca. No local acontece anualmente a Barqueada, desfile tradicional de barcos, muito concorrido na região.

Turismo de aventura, ecológico e religioso

Araxá integra o Circuito Turístico da Serra da Canastra. A redondeza é visita obrigatória para os amantes dos esportes de aventura, como paraglider e asa delta, e de ecoturistas em busca de áreas para cavalgada, trilhas, trekking e pesca. Uberaba, por sua vez, faz parte do Circuito Turístico dos Lagos. O entorno da cidade reserva paisagens incríveis, com cachoeiras de águas claras e brilhantes como na tradução indígena do nome da cidade.

Diferentes crenças religiosas também atraem milhares de turistas à região. Uberaba é a cidade onde Francisco Cândido Xavier (1910-2002) fixou residência a partir de 1959. Chico Xavier é um dos maiores médiuns do último século, sendo mundialmente famoso por sua obra, que conta com mais de 400 livros psicografados, alguns em vários idiomas.  Quem quiser conhecer sua história deve visitar a Casa de Memórias e Lembranças, onde estão todos os seus pertences pessoais.

Capital do Milho

As terras do cerrado, antes consideradas improdutivas em condições naturais, hoje são a nova fronteira agrícola do país graças ao avanço das tecnologias agrárias e dos métodos de manejo do solo que favorecem, entre outros aspectos, a elevada produtividade, com uma rotatividade de plantio e colheitas de janeiro a dezembro. Dentre todos os itens agrícolas, um dos mais relevantes é o milho.

Além de produzir o grão em larga escala, Patos de Minas sedia anualmente a Festa Nacional do Milho (Fenamilho), considerada a maior festividade do interior de Minas Gerais. A festa tradicional acontece de maneira ininterrupta desde a década de 1950. Durante as festividades são servidas várias quitandas tradicionais derivadas do milho, como broa, cural e pamonha, enquanto shows com artistas renomados e intervenções artísticas entretêm o público.

Herança sertaneja

A eleição da Rainha do Milho, um dos pontos altos da festa, é uma tradição sertaneja herdada pela região. Nos séculos XVIII e XIX expedições de tropeiros – condutores de tropas de cavalo ou mulas que atravessaram extensas áreas levando gado e mercadorias – desbravaram o sertão brasileiro e foram responsáveis pela interiorização do país. As expedições duravam meses e, ao longo das rotas, foram criadas trilhas, estradas, fazendas, ranchos e povoados.

Café com leite

A pauta agrícola da região também é puxada pela produção de leite e derivados, como o tradicional Queijo Artesanal de Araxá. Já em Serra do Salitre o cultivo de batatas e a produção de queijo, cujo modo de preparo foi tombado Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), são importantes geradores de renda para a economia local.

Patrocínio, por sua vez, tem na cafeicultura um importante motor da economia local. O município, inclusive, é reconhecido como um dos mais importantes produtores e exportadores de café do cerrado no Brasil. O grão cultivado na cidade já ganhou inúmeros prêmios de qualidade.

Cenários e personagens araxaenses

Em Araxá o visitante descobre cenários encantadores, formados por casarões antigos e o comércio de quitandas feitas pelas famosas doceiras. Em um passeio pelas ruas arborizadas é possível conhecer o Museu Dona Beja. Com o nome da famosa figura feminina mineira, Dona Beja (1800-1873), o espaço abriga objetos relativos à história e às tradições culturais de Araxá.

Outro espaço que deve ser visitado na cidade é o Museu Calmon Barreto, considerado o maior museu brasileiro com acervo de um único artista. O araxaense Calmon Barreto (1909-1994) foi gravador, pintor, escultor e contista de grande renome.

Núcleo de Articulação Minas 2016

A ação integra o trabalho do Núcleo de Articulação Minas 2016, criado em 15 de abril de 2015 pelo governador Fernando Pimentel com o objetivo de realizar as medidas necessárias para sediar os eventos associados aos Jogos Rio 2016. Coordenado pelo secretário de Estado de Esportes, Carlos Henrique Alves da Silva, o Núcleo congrega ao todo 16 secretarias e órgãos da administração estadual, que planejam e executam ações conjuntas com vistas a aumentar a eficiência das medidas e economizar recursos.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

Acompanhe o Tour pelas redes sociais, via Facebook da Secretaria de Esportes e Twitter da Rio 2016.

Mais informações estão disponíveis em minas2016.mg.gov.br e www.rio2016.com.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Nova música de Sia traz letra que empodera mulheres

Nova música de Sia traz letra que empodera mulheres

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 5 de dezembro de 2016.Nova música de …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).