Inicio » Cultura NM » Cultura NM – Brasília de Minas é referência em política cultural

Cultura NM – Brasília de Minas é referência em política cultural

Projeto de gestão compartilhada das políticas públicas culturais do município ganha destaque e se torna referência no estado de Minas Gerais.

Cultura NM - Brasília de Minas é referência em política cultural
Cultura NM – Brasília de Minas é referência em política cultural – Fotos: Ascom da Prefeitura de Brasília de Minas

PUBLICIDADE

///////////////////////////

A partir do dia 13 de maio, o município de Brasília de Minas realiza uma série de atividades culturais, através do projeto LevAR-TE à Casa 2016, realizado pela Casa de Cultura Contendas, centro cultural do município. A programação do projeto, neste ano, inclui espetáculos teatrais, shows musicais e manifestações de culturas tradicionais. O lançamento do projeto será no dia 13 de maio, quando o prefeito Jair Oliva receberá do governo do Estado o título de “Prefeito Amigo da Cultura”.

A Casa de Cultura Contendas foi inaugurada em agosto de 2013 e oferece, de forma gratuita, cursos artísticos como grafite, música, teatro, bordado, capoeira, artesanato, entre outros. O espaço também abriga grandes eventos que compõem o calendário cultural da cidade, como a Semana Literária, Encontro de Capoeira e o Rock na Cultura, além de inúmeras apresentações de teatro e shows musicais.

GESTÃO COMPARTILHADA

O secretário municipal de Cultura, Ricardo Simões, Leo Mattus, da Associação Trupe, com o secretário estadual de Cultura, Ângelo Oswaldo, durante a entrega do Prêmio Cena Minas - Fotos: Elson Lages
O secretário municipal de Cultura, Ricardo Simões, Leo Mattus, da Associação Trupe, com o secretário estadual de Cultura, Ângelo Oswaldo, durante a entrega do Prêmio Cena Minas – Fotos: Ascom da Prefeitura de Brasília de Minas

PUBLICIDADE

///////////////////////////

A Casa de Cultura Contendas tem gestão compartilhada, numa Parceria Público Privada (PPP), estabelecida entre o Município, por intermédio da secretaria municipal de Cultura e Juventude, e a Associação Comunitária Trupe.

– A parceria funciona de forma integrada, onde a prefeitura arca com todos os custos administrativos do espaço, como aluguel, água, luz, telefone, funcionários e materiais de consumo, enquanto a Associação Trupe, através de projetos captados nos programas de fomento à cultura, assim como na colaboração da iniciativa privada e por meio de voluntariado junto a pessoas físicas, encarrega-se de promover as ações artístico-culturais – explica Ricardo Simões, secretário municipal de Cultura e Juventude.

Segundo o secretário, o modelo de gestão compartilhada tem dado resultados tão positivos que a Casa de Cultura, além de ser contemplada pelo Cena Minas, Prêmio de Artes Cênicas de Minas Gerais, acabou de ser certificada pelo Ministério da Cultura como “Ponto de Cultura”, o que significa repasse de recursos pelo governo federal para manutenção do espaço.

– Este ano, a Casa de Cultura Contendas continua com recursos para um pacote de ações contempladas junto a programas de fomento à cultura do Estado, como o Fundo Estadual de Cultura (FEC) – completa o secretário. 

RESULTADOS

Para o prefeito Jair Oliva, a importância desse modelo de gestão é a cumplicidade e o senso de pertencimento que a sociedade tem para com as ações promovidas.

– Diferentemente da gestão centralizada, quando inserimos a opinião e a participação coletiva até a participação do público como plateia é bem mais generosa. É nisso que a nossa gestão acredita, de fato, em política pública e não em política de governo. Os resultados do trabalho feito pela cultura do município através da Casa de Cultura Contendas vão impactar até as próximas gestões, que certamente darão prosseguimento a este legado – ressalta o prefeito.

Por Jerúria Arruda

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Norte de Minas - Sistema Sedinor/Idene, Codevasf e a Epamig promovem seminário para discutir o futuro da macaúba na região Norte de Minas

Norte de Minas – Sistema Sedinor/Idene, Codevasf e a Epamig promovem seminário para discutir o futuro da macaúba na região Norte de Minas

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016.Norte de Minas …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).