Inicio » Cultura MOC » Cultura Moc – Museu regional exibirá trabalhos sobre influências tecnológicas‏

Cultura Moc – Museu regional exibirá trabalhos sobre influências tecnológicas‏

 

Em trabalho autoral com esculturas, professor retrata influência da televisão e do computador.

Exposição Ricardo Bacchi
Exposição Ricardo Bacchi

PUBLICIDADE

///////////////////////////

No próximo dia 17/05/2016, será aberta no Museu Regional do Norte de Minas, a exposição de esculturas e artes visuais “Poente”, do artista plástico Ricardo Bacchi, que é professor e pesquisador da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

No trabalho, ele faz uma abordagem sobre a influência da televisão e do computador na vida de crianças e adolescentes. A exposição poderá ser conferida até 31 de maio, de 8 às 12 horas e de 13 às 18 horas, e será inserida nas comemorações pelo Dia Internacional de Museus (18 de maio). A entrada é gratuita.

Vinculado à Unimontes, o Museu Regional do Norte de Minas funciona no antigo Casarão da Fafil, no centro histórico de Montes Claros. No período de 18 a 22 de maio, a instituição promoverá a programação local alusiva à 14ª Semana Nacional de Museus, que neste ano tem como tema “Museus e Paisagens Culturais”. Haverá exposições, mesas redondas e palestras.

O professor e artista plástico Ricardo Bacchi explica que a exposição, com 14 peças em madeira e bronze, retrata pessoas no cotidiano, fazendo uma crítica do uso da televisão e do uso de monitores de computadores. Ele salienta que “o objetivo é chamar a atenção da sociedade e do público para a importância de realizarmos experiências reais e sensoriais com o mundo ao nosso redor, resultando em sensações derivadas dessas experiências com objetos físicos presentes no ambiente”.

E completa: “não devemos formar opiniões e sentimentos apenas sob a ótica da televisão. Os dois primeiros anos de vida são considerados um momento crítico para o desenvolvimento do cérebro, TV e outros meios eletrônicos podem minimizar o explorar, brincar e interagir com os pais e com os outros, dificultando a aprendizagem e o desenvolvimento físico, cognitivo e social”.

Ricardo entende que, diante desta descrição, é preciso monitorar os filhos e definir horários, garantindo que não passem muito tempo estacionados em frente à televisão ou ao monitor do computador.

A exposição “Poente” tem com curadora a artista plástica Felicidade Patrocínio. Ela define a iniciativa “como um discurso racional submetido à beleza da forma, já que no labor escultórico das peças, o artista imprime a intencionalidade de provocações reflexivas sobre realidades vividas e nem sempre percebidas pelo homem contemporâneo”. Enfatiza também que “a substancialidade desta linguagem plástica advém da observação da realidade que circunda o escultor, pois, como é de praxe, tanto ao filósofo, quanto ao artista, cabe ver além das aparências. Daí a síntese que brota de sua intuição criadora provocar em nós uma reflexão do mundo posto. O que se vê, além da beleza das figuras humanas retilíneas com cabeças quadradas (ou enquadradas), que surgem dos golpes amorosos do seu cinzel na madeira do cerrado da região, a umburana, é a intenção salvadora do artista de levar-nos à consciência da imbecilização da massa humana forjada na passividade e no vício da tela da televisão”.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

SERVIÇO

Exposição “Poente”

Artista plástico e professor Ricardo Bacchi

Período: 17 a 31 de maio

Horário: 8 às 12 e das 13 às 18 horas

Local: Museu Regional do Norte de Minas

Antigo Casarão da Fafil – Rua Coronel Celestino, 75

Entrada: gratuita

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Dr. Newton Figueiredo, vice-presidente da ACI, defendeu o resgate do futebol local a partir da campanha

Montes Claros – Ação entre amigos da ACI e CDL em prol do Ateneu

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 7 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).