Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Honras militares marcam a passagem do revezamento por Montes Claros

Montes Claros – Honras militares marcam a passagem do revezamento por Montes Claros

.

Ao som da banda militar, a esportista e sargento reformada Agda dos Anjos Ferreira conduziu a Tocha Olímpica até um enfeitado e lotado 10º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), em Montes Claros, no Norte de Minas, nesta segunda-feira (09/05/2016). Logo na entrada, dezenas de jovens e entusiasmados alunos do Colégio Tiradentes deram boas-vindas ao revezamento olímpico.

Montes Claros - Honras militares marcam a passagem do revezamento por Montes Claros
Montes Claros – Honras militares marcam a passagem do revezamento por Montes Claros

PUBLICIDADE

///////////////////////////

De acordo com o comandante regional da PMMG, coronel César Ricardo de Oliveira Guimarães, a unidade é a única do estado a receber a caravana olímpica. “Procuramos reunir aqui alunos de escolas públicas de forma a referenciar para eles a importância do desporto e de participar deste momento importante para todo o Brasil”, salientou o comandante.

“Que isso seja um estímulo para a futura geração na prática de esportes”, frisou o coronel na sequência. Para o secretário de Estado de Esportes e coordenador do Núcleo de Articulação Minas 2016, Carlos Henrique, o momento da visita ao batalhão precisa ser celebrado, sendo um reconhecimento para o empenho da PMMG em preservar a total segurança do comboio olímpico na passagem por Minas Gerais.

“Estou acompanhando de perto todo o envolvimento e o engajamento da Polícia Militar em torno da segurança do Tour da Tocha Olímpica. Essa homenagem fica para a história da Polícia Militar de Minas Gerais, por tudo o que ela representa e pela importância que ela tem em nosso cotidiano e na nossa história”, enalteceu o secretário.

Comissão Estadual de Segurança

A PMMG é um dos entes que compõe a Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil para os Jogos Rio 2016 (Coesge-MG) – colegiado criado por meio de portaria conjunta entre o Governo do Estado e o Governo Federal, com vistas à organização dos Jogos Olímpicos em Minas Gerais.

O grupo é formado por outros 25 órgãos municipais, estaduais e federais e trabalha na articulação de medidas de segurança para os eventos relacionados aos Jogos Rio 2016 em Minas Gerais: o Tour da Tocha, o Torneio Olímpico de Futebol e a recepção de delegações estrangeiras que treinarão em território mineiro antes e durante as Olimpíadas.

Jovens condutores

A PMMG também foi representada no revezamento olímpico por três alunos do Colégio Tiradentes de Montes Claros, campeões do concurso de redação realizado pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime) e o Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação (Consed).

Assim como a sargento Agda dos Anjos Ferreira, Mariana Gonçalves Campanha, Maria Vitória Fernandes Soares e Luis Carlos Siqueira Barbosa, todos do 9º ano do ensino fundamental, conduziram a Tocha Olímpica pelas ruas de Montes Claros e foram ovacionados pela população local.

Com o tema O Brasil e os Jogos Olímpicos, a ação foi direcionada aos estudantes com mais de 12 anos que estudam nas escolas públicas das cidades por onde a Tocha Olímpica vai passar.

Final apoteótico

Depois de visitar o batalhão, o comboio partiu em direção às ruas monteclarenses e ao evento final de celebração na cidade. A Tocha Olímpica foi conduzida até o palco instalado na Praça dos Jatobás pelo agricultor da comunidade quilombola da Onça, Francisco Correia da Mota – Seu Chico da Onça, que teve o nome gritado pelo grande público presente.”Eu, trabalhador da agricultura familiar, não esperava ter a oportunidade de conduzir um bem tão precioso para o esporte mundial”, disse, bastante emocionado.

Nesta terça-feira (10/05/2016), o revezamento vai recomeçar em Bocaiúva e vai percorrer duas cidades da rota dos diamantes, Couto de Magalhães de Minas e Diamantina, até chegar ao destino final, Curvelo, considerado o município mais arborizado do país e famoso pelas grande festas que promove.

Núcleo de Articulação Minas 2016

A ação integra o trabalho do Núcleo de Articulação Minas 2016, criado em 15 de abril de 2015 pelo governador Fernando Pimentel com o objetivo de realizar as medidas necessárias para sediar os eventos associados aos Jogos Rio 2016. Coordenado pelo secretário de Estado de Esportes, Carlos Henrique Alves da Silva, o Núcleo congrega ao todo 16 secretarias e órgãos da administração estadual, que planejam e executam ações conjuntas com vistas a aumentar a eficiência das medidas e economizar recursos.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

Acompanhe o Tour pelas redes sociais, via Facebook da Secretaria de Esportes e Twitter da Rio 2016.

Mais informações estão disponíveis em minas2016.mg.gov.br e www.rio2016.com.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Norte de Minas - Sistema Sedinor/Idene, Codevasf e a Epamig promovem seminário para discutir o futuro da macaúba na região Norte de Minas

Norte de Minas – Sistema Sedinor/Idene, Codevasf e a Epamig promovem seminário para discutir o futuro da macaúba na região Norte de Minas

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016.Norte de Minas …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).