Inicio » Mais Seções » Livros e Literatura » Abolição da Escravatura: a história dos quilombos para crianças‏

Abolição da Escravatura: a história dos quilombos para crianças‏

 

Livro fala sobre a escravidão no Brasil e a batalha heroica dos quilombolas pela liberdade.

Abolição da Escravatura: a história dos quilombos para crianças‏
Abolição da Escravatura: a história dos quilombos para crianças‏

PUBLICIDADE

///////////////////////////

“A pior escravidão será sempre a ignorância. Conhecimento é liberdade.”

Imagine um ambiente explosivo, cheio de luta, de coragem, de valentia – e de traições… É nesse clima de tensão e de bravura que Júlio Emílio Braz resgata uma face pouco explorada da história brasileira: a resistência negra por meio da formação dos quilombos.

Uma pequena lição de liberdade relembra alguns dos episódios pouco mencionados nos livros de histórias e mostra o quanto os negros africanos eram oprimidos e, mais ainda, como brigavam e se empenhavam na busca da liberdade perdida. A história ressalta a importância dos quilombos e o exemplo de luta daqueles que viviam refugiados.

O autor que é vencedor de prêmios nacionais e internacionais de literatura traz para este romance um enredo comovente. A história começa com o personagem principal levando a neta para a aula na mesma escola onde estudou. Tomado de lembranças e nostalgia ele começa a relembrar o tempo em que estudava. Um fato triste é lembrado, o dia em que sofreu preconceito por parte dos colegas:

“Veio o soco e com ele foi a raiva, a irritação e um enorme ressentimento pelo que ele disse, a começar por aquele apelido irritante que repetia quando queria me provocar:

– Beiçola!

Beiçola. Nego beiçudo. Carvão.”

Após a briga no pátio e a ida pra diretoria da escola, o personagem tem uma conversa com o professor. O mestre em história acalma o aluno contando sobre a luta dos escravos nos quilombos.

   Publicação da Editora Mundo Mirim no Brasil, a obra é uma aula de história e um ótimo subsídio a professores que desejem trabalhar o tema da consciência negra e da abolição da escravatura.

Em Uma pequena lição de liberdade o leitor vai ter uma verdadeira aula sobre a escravidão no Brasil e a batalha heroica dos quilombolas pela liberdade.

Sobre o escritor: Júlio Emílio Braz é mineiro, da cidade de Manhumirim. Aos 5 anos mudou-se para o Rio de Janeiro, cidade que adotou como lar. Iniciou sua carreira como escritor de roteiros para histórias em quadrinhos, tendo hoje obras publicadas no Brasil, Portugal, Bélgica, Franca e EUA. Em 1988 recebeu o Prêmio Jabuti pela publicação de seu primeiro livro infanto-juvenil, Saguairu. Já escreveu roteiros para televisão e, em 1997, ganhou o Australian Children Book Awards.

Sobre o ilustrador: Rubem Filho começou a sua carreira de ilustrador em 1996, tendo antes se formado em Artes pela Escola Guignard, da Universidade do Estado de Minas Gerais, com especialização em gravura. Trabalhou também em Multimídia, publicidade, animação, publicou ilustrações em jornais e revistas e lecionou desenho para crianças. Já publicou mais de 50 títulos, entre infantis, juvenis e adultos, como ilustrador, diagramador e projetista gráfico.

Sobre a Editora:A Mundo Mirim é uma editora voltada ao público infantil e juvenil cujas publicações para crianças e adolescentes têm o intuito de estimular o prazer de ler, fazer um apelo à imaginação e trazer à tona as grandes ideias que uma boa leitura desperta. Além disso, como a infância é uma fase de constante aprendizado, alguns livros também permitem abordagens didático-pedagógicas, um diferencial que amplia as possibilidades de aproveitamento das obras.

Ficha Técnica
Editora Mundo Mirim
Ilustração: Rubem Filho
Autor: Júlio Emílio Braz
I.S.B.N.: 978-85-617-3035-2
Formato: 12 x 18
Indicação: Leitor fluente (a partir de 11 anos)
Número de Paginas: 72
Preço: 29,90

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Nova música de Sia traz letra que empodera mulheres

Nova música de Sia traz letra que empodera mulheres

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 5 de dezembro de 2016.Nova música de …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).