Inicio » Minas Gerais » MG – Passeio de Maria Fumaça marca passagem da Tocha por São João del-Rei e Tiradentes

MG – Passeio de Maria Fumaça marca passagem da Tocha por São João del-Rei e Tiradentes

Revezamento olímpico passou neste domingo (15/5) pelas cidades históricas. Barbacena e Juiz de Fora são os próximos destinos.

MG - Passeio de Maria Fumaça marca passagem da Tocha por São João del-Rei e Tiradentes
MG – Passeio de Maria Fumaça marca passagem da Tocha por São João del-Rei e Tiradentes

PUBLICIDADE

///////////////////////////

A população de São João del-Rei acordou cedo neste domingo (15/05/2016). Milhares de pessoas lotaram as ruas da cidade para acompanhar a passagem da Tocha Olímpica Rio 2016 em seu  nono dia de tour por Minas Gerais.

Nos principais pontos turísticos, manifestações artísticas e culturais saudavam a passagem da chama, símbolo do esporte. Em seu trajeto, a chama olímpica passou pelas igrejas de Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora do Rosário e de São Francisco, além da Basílica do Pilar.

Durante a passagem do revezamento pelo centro histórico, a Tocha Olímpica foi saudada pela virada dos sinos. Em seguida, a chama partiu para a Estação Ferroviária de onde seguiu para Tiradentes na tradicional Maria Fumaça.

O trem – remanescente da linha inaugurada em 1881 por Dom Pedro II, a Estrada de Ferro Oeste de Minas – foi um importante corredor logístico para o transporte da produção agrícola e industrial do país. Atualmente, a Maria Fumaça é uma atração turística da região.  O complexo ferroviário é tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional.

Vocação gastronômica

Bastante movimentados em dias normais, os restaurantes de Tiradentes encontraram uma motivação a mais para a passagem da Tocha Olímpica pela cidade. A chef de cozinha Cíntia Dellalibera aproveitou a oportunidade para criar pratos novos para seus clientes.

Inspirada nas cores da bandeira do Brasil, ela criou o suco olímpico – que reúne maracujá, abacaxi e hortelã – e o omelete olímpico – uma combinação de ovos e salada. A tapioca de banana da terra com canela é outro prato elaborado para a passagem do símbolo olímpico por Tiradentes. “A tapioca é uma iguaria que só existe no Brasil, então nada melhor que oferece-la durante a passagem da chama olímpica”, contou.

O objetivo da inovação no cardápio foi homenagear o momento histórico para a cidade. “Queremos reverenciar a passagem de um símbolo tão importante do esporte por Tiradentes. Por isso, os pratos especiais serão servidos neste domingo”, afirmou.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

Núcleo de Articulação Minas 2016

A ação integra o trabalho do Núcleo de Articulação Minas 2016, criado em 15 de abril de 2015 pelo governador Fernando Pimentel com o objetivo de realizar as medidas necessárias para sediar os eventos associados aos Jogos Rio 2016. Coordenado pelo secretário de Estado de Esportes, Carlos Henrique Alves da Silva, o Núcleo congrega ao todo 16 secretarias e órgãos da administração estadual, que planejam e executam ações conjuntas com vistas a aumentar a eficiência das medidas e economizar recursos.

Acompanhe o Tour pelas redes sociais, via Facebook da Secretaria de Esportes e Twitter da Rio 2016.

Mais informações estão disponíveis em minas2016.mg.gov.br e www.rio2016.com.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Dr. Newton Figueiredo, vice-presidente da ACI, defendeu o resgate do futebol local a partir da campanha

Montes Claros – Ação entre amigos da ACI e CDL em prol do Ateneu

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 7 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).