Inicio » Educação » Cursos universitários conceituados em Minas atraem estudantes de outros estados

Cursos universitários conceituados em Minas atraem estudantes de outros estados

O estado de Minas Gerais vem investindo constantemente na educação pública; atualmente, a educação básica das escolas mineiras alcançaram o topo do ranking do ensino médio no país, garantindo o desenvolvimento constante da educação na região e, consequentemente, atraindo os olhares de estudantes de outras cidades.

UFMg

Outra particularidade vem chamando a atenção de candidatos as universidade de Minas; o Enem (exame nacional do ensino médio) passou a substituir a primeira etapa do vestibular da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) pela nota da prova, aumentando o número de candidatos que buscam uma vaga em uma universidade pública.

O êxodo estudantil é uma prática cada vez mais comum entre os jovens, que buscam em outros estados uma oportunidade que, muitas vezes, não pode ser suprida em sua terra natal. Este perfil é mais decorrente em cidades do nordeste e do centroeste. Segundo o portal de notícia da Agente Imóvel, o número de estudantes com estas características tem colaborado para reaquecer o mercado imobiliário, que sofre atualmente com a crise econômica do país. O aluguel de imóveis usados para a criação de repúblicas estudantis é o favorito entre esses jovens.

O município de Juiz de Fora, por exemplo, possui 500 mil habitantes, sendo que uma porcentagem considerável dos moradores é composta por estudantes que migraram em busca de uma vaga na grande universidade da região, a UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora). Estudos apontam que mais de 60% dos moradores não pertencem à cidade.

O número de candidatos às universidades de Minas Gerais aumenta a cada ano – reflexo dos investimentos do Governo na educação, em recursos básicos e infraestrutura. A lista de interessados nas vagas oferecidas pelas Universidades conta com mais de 19 mil estudantes que disputarão as 6.640 vagas de 75 cursos.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

MG - Homem briga e morre na frente da namora em baile funk

MG – Homem briga e morre na frente da namora em baile funk

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 10 de dezembro de 2016.MG – Homem …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).