Inicio » Montes Claros » Montes Claros terá programação especial no Dia da Luta Antimanicomial

Montes Claros terá programação especial no Dia da Luta Antimanicomial

O movimento tem como meta combater tratamentos desumanos e cruéis dados às pessoas que sofrem de transtornos mentais
No dia 18 de maio é comemorado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. A data foi instituída em alusão ao primeiro manifesto público a favor da extinção dos manicômios, que ocorreu durante o II Congresso Nacional de Trabalhadores da Saúde Mental, realizado em 1987, na cidade de Bauru/SP. O movimento tem como meta combater tratamentos desumanos e cruéis dados às pessoas que sofrem de transtornos mentais no país.
Montes Claros terá programação especial no Dia da Luta Antimanicomial - Foto: Márcia Vieria
Montes Claros terá programação especial no Dia da Luta Antimanicomial – Foto: Márcia Vieria

 

Para marcar a data em Montes Claros, a coordenação de Saúde Mental da secretaria municipal de Saúde está preparando uma programação especial, que começa com uma caminhada. A concentração da caminhada começa às 8 horas, no hall da Prefeitura, onde inclusive está sendo realizada uma exposição de obras feitas por pacientes atendidos pela Rede de Assistência Psicossocial do Município.

A caminhada partirá da Prefeitura e terá seu encerramento na Praça Dr. Carlos, onde serão exibidas diversas atrações artísticas e culturais para toda a população. Além dos profissionais da Saúde Mental, participarão do evento diversos pacientes atendidos pelo município.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

A programação continua na sexta-feira (20), quando a Prefeitura irá promover, no Parque das Mangueiras, uma manhã de lazer para os pacientes da Rede de Assistência Psicossocial.

AVANÇOS EM MONTES CLAROS
O atendimento aos pacientes que sofrem com transtorno mental no município tem melhorado muito nos últimos anos. O Centro de Assistência Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) e o Centro de Assistência Psicossocial Transtorno Mental (CAPS TM) passaram a funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana. Já o CAPS I (Infantil) já está em funcionamento, no segundo andar da Policlínica Hélio Sales.

Desde agosto do ano passado está em funcionamento uma Unidade de Acolhimento para Adultos, voltada para dependentes químicos. A unidade, que conta com uma equipe técnica completa, é mista, com capacidade para atender até 15 pessoas.

Também foi realizada a ampliação do Serviço Residencial Terapêutico, que oferece moradia para pacientes com transtorno mental sem vínculos familiares, e estão sendo construídas 4 novas Unidades de Acolhimento, voltadas para os públicos masculino e feminino, adulto e infantil.

Ou avanço registrado no município é a supervisão de Psiquiatras da rede municipal para as equipes de Saúde da Família da cidade, no atendimento a pacientes com transtorno mental e dependentes químicos.

Para o atendimento, foi criado o ambulatório psiquiátrico infanto-juvenil e ampliado o ambulatório psiquiátrico da Policlínica Ariosto Corrêa Machado.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Cultura Moc - Festa Nacional do Pequi começa na próxima semana

Cultura Moc – Festa Nacional do Pequi começa na próxima semana

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 10 de dezembro de 2016.Cultura Moc – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).