Inicio » Colunistas » Aldeci Xavier » Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

NOVO CAPÍTULO DA CONTRATUALIZAÇÃO

Comissão de vereadores da Câmara Municipal de Montes Claros está marcando reunião em Belo Horizonte, com o novo secretário de Estado da Saúde, Sávio Souza Cruz, para discutir a saúde no município. O encontro deverá acontecer na próxima semana e está sendo agendado pela cúpula do PMDB. Um dos vereadores que fará parte do encontro, e que a princípio pediu para que seu nome não fosse revelado, comentou que o principal assunto será mesmo a denúncia feita pelo conselho municipal de Saúde, Roberto Coelho, de que até hoje não teria sido efetivada a contratualização da saúde entre Estado e hospitais do município. Outro vereador comentou que não está descartada a possibilidade de o assunto ser levado à Justiça para os devidos esclarecimentos.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

FIM DA RURALMINAS

O plenário da Assembleia Legislativa de Minas recebeu, na terça-feira, mensagem do governador Fernando Pimentel pedindo regime de urgência na votação da chamada reforma administrativa. O que chama a atenção e interessa à região é a proposta de extinção da Ruralminas, passando suas funções para a secretaria de Agricultura. Como se trata de um órgão cuja principal atuação é no Norte de Minas, não consigo entender porque os deputados da região até agora não fizeram nenhum questionamento ou buscaram mais informações em relação à questão.

QUESTÃO PESSOAL

Os telejornais das principais emissoras de TV do país, em especial da Rede Globo, têm feito de forma recorrente matérias em relação à grave crise que atravessa a saúde no país, principalmente com a falta de leitos e vagas em UTIs. O que chama mais atenção é o fato de Montes Claros contar hoje com um dos mais modernos hospitais do Estado (Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro), praticamente fechado. A única alegação para o não credenciamento pelo SUS é o fato de que o referido hospital pertence a fundação ligada ao prefeito Ruy Muniz. Fica evidente que o foco é desconstituir a figura do chefe do executivo municipal, mesmo que para isso venha sacrificar a população, que hoje não tem encontrado vagas nem nos corredores dos hospitais credenciados pelo SUS.

BAIXA NO SECRETARIADO

Fizemos o compromisso de na coluna de hoje divulgar os nomes das primeiras baixas no secretariado do prefeito em exercício, José Vicente de Medeiros. Informação colhida com exclusividade pela coluna dá conta de que o secretário de Articulação Política, Farley Menezes, e a secretaria de Desenvolvimento Social, Ana Maria Resende, têm a intenção de deixar a administração a partir do dia 30 deste mês. Vale lembrar que não se trata de nenhuma questão pessoal com Zé Vicente. A ideia é os tucanos apearem do executivo já pensando em outros projetos para as eleições municipais deste ano. O grupo não descarta a possibilidade da candidatura na majoritária do ex-prefeito Jairo Ataíde Vieira (DEM), que nesta semana esteve em Brasília-DF tratando do assunto.

ESCONDENDO OS LÍDERES

Ao contrário de eleições anteriores, os petistas que enfrentarão as urnas este ano, principalmente na disputa majoritária, já definiram que não estão dispostos a fazer campanha com a presença das principais lideranças do partido, a exemplo do ex-presidente Lula, da presidente afastada Dilma Rousseff, ou do governador Fernando Pimentel. O pensamento é de que, em vez de somar, tal presença poderá prejudicar ainda mais. Aliás, cidades do porte de Montes Claros para cima, nem pensar.

TADEUZINHO

Em conversa com este jornalista, o presidente do Diretório do PMDB de Montes Claros, deputado Tadeu Martins Leite, comentou que o afastamento do prefeito Ruy e a presença do vice-prefeito Zé Vicente na direção do município não muda nada. Comentou que o grupo permanece o mesmo e que quando estiver próximo às convenções é que discutirão questões relacionadas à chapa na majoritária.

DEVE VOLTAR

E falando no deputado estadual Tadeu Martins Leite, o mesmo informou à coluna que se não surgir um fato novo, num prazo máximo de 40 dias, deve voltar a ocupar a direção da secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana (Sedru). Ele informou que quando afastou, deixou toda estrutura, inclusive servidores de sua confiança, a começar pela atual secretária, Isabel Chiodi.

Por Aldeci Xavier

Aldeci Xavier
Aldeci Xavier
------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

MG - Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

MG – Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 5 de dezembro de 2016.MG – Jovem …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).