Inicio » Economia » Cinco dicas para fazer compras inteligentes em épocas de crise

Cinco dicas para fazer compras inteligentes em épocas de crise

Quando a economia passa por tempos difíceis, os consumidores devem aprender controlar melhor o dinheiro.

6-dicas-para-evitar-o-endividamento-em-tempos-de-crise

A atual conjuntura econômica do país requer muito cuidado com os gastos. Com as altas taxas de desemprego e a inflação sempre em cima, os riscos de fazer uma compra alta e não conseguir arcar com os custos depois é bem grande. Existem diversas técnicas para conseguir segurar um pouco mais os gastos, e esse artigo vai tratar exatamente disto, como continuar consumindo sem, no entanto, entrar no vermelho.

Lembre-se que esses momentos podem ser tanto fases transitórias como também podem permanecer por um período além do esperado, portanto, o ideal é não contar com as previsões e procurar se manter com as contas em dia. Abaixo vocês verão cinco dicas, dentre algumas outras que podem ser consideradas para te ajudar a passar por esse momento.

EVITE UTILIZAR CARTÕES DE CRÉDITO

As pessoas tem um costume de gastar antes de ganhar, utilizando-se do cartão de crédito e se afundando em intermináveis prestações. O cartão de crédito pode te dar uma falsa percepção de segurança, achando que você pode comprar além do que você recebe. E se não for muito bem organizado, terá uma surpresa quando a fatura chegar. O interessante nessa situação é, se você não for muito organizado, evite efetuar compras com seus cartões, com o risco de se perder nas contas e acabar pagando juros altíssimos. Espere o seu salário entrar na conta, para então comprar e gastar.

ATENTE-SE ÀS SUAS NECESSIDADES

Momentos de crise são momentos que devemos deixar de lado os consumos supérfluos, precisamos dar mais atenção às necessidades básicas. Entenda quais são os produtos essenciais para o seu dia-a-dia, como alimentação, produtos de higiene, custos fixos de moradia e só depois de conseguir pagar todos esses valores básicos que você deve então considerar gastar em outros produtos não tão necessários.

PESQUISE ANTES DE COMPRAR

A chave para conseguir bons preços é pesquisar. Hoje, com a internet, conseguimos visualizar e comparar preços em diversas lojas. Aqui você pode encontrar as lojas e seus horários de abertura, ficando mais fácil de encontrar as lojas que você precisa, dentro da sua região. E depois que fizer sua opção é só ir até o local com a noção exata do que você quer e quanto irá gastar por isso. 

NEGOCIE

Você fez toda a pesquisa, comparou os preços e decidiu por uma loja e um produto, chegando na loja… Negocie. Lembre que em momentos de crise os vendedores também sofrem, pois o número de consumidores cai e os vendedores muitas vezes se forçam a fazer descontos para conseguir vender o produto. Portanto, não hesite em tentar negociar o preço com seu vendedor, e assim todos podem sair ganhando.

FAÇA UMA LISTA DE COMPRAS

Por fim, para não se perder no supermercado e comprar mais do que o necessário, faça uma lista de compras com tudo que está faltando em casa, e procure se manter dentro desta lista. No fim do mês, todo o cuidado e atenção às finanças vai valer a pena.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Montes Claros - PM procura por autores de roubo a posto de saúde no bairro Morada do Sol

Montes Claros – PM procura por autores de roubo a posto de saúde no bairro Morada do Sol

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 9 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).