Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Ruy Muniz vai pra casa após relaxamento da prisão

Montes Claros – Ruy Muniz vai pra casa após relaxamento da prisão

 

O desembargador Ney Bello, do Tribunal Regional Federal da Primeira Região, substituiu, na quarta-feira (18/05/2016), a medida cautelar do Prefeito afastado de Montes Claros, Ruy Muniz, detido desde o dia 18 de abril.

A nova medida passa a ser cumprida a partir da alta do hospital onde Ruy está internado.

Montes Claros - Ruy Muniz vai pra casa após relaxamento da prisão
Montes Claros – Ruy Muniz vai pra casa após relaxamento da prisão

 

Durante o julgamento, o presidente da sessão, desembargador Olindo Menezes, contestou de forma veemente a prisão do prefeito de Montes Claros, tendo solicitado provas concretas da necessidade de o privar de liberdade, questionando o desembargador relator qual seria a ameaça perpetrada pelo prefeito, destacando que nem denúncia foi recebida, que ele não tem culpa formada, tem família, residência no distrito da culpa, e profissão definida.

Por fim, o desembargador presidente da sessão foi enfático em relação ao objetivo da prisão preventiva, que segundo ele, está sendo banalizada no Brasil. “Não se deve prodigalizar ou vulgarizar o uso da prisão preventiva. A liberdade das pessoas não é um bem”.

Durante o julgamento, ocorrido na última quarta-feira, o presidente da sessão, desembargador Olindo Menezes contestou de forma veemente a prisão do prefeito de Montes Claros, tendo solicitado provas concretas da necessidade de o privar de liberdade, questionando o desembargador relator:

– (…) E qual seria a ameaça perpetrada pelo prefeito?

O relator folheou o processo sem êxito:

– Deixe ver se localizo (…)

Foi quando então o presidente questionou:

– Vossa Excelência falou que não achou adequado afastar o prefeito, mas mandou prender, o que parece mais grave (…) nem a denúncia foi recebida ainda, ele não tem culpa formada, ele tem família, ele tem residência no distrito da culpa, tem profissão definida.

Por fim, o desembargador presidente da sessão foi enfático em relação ao objetivo da prisão preventiva, que segundo ele, está sendo banalizada no Brasil.

– Não se deve prodigalizar ou vulgarizar o uso da prisão preventiva. A liberdade das pessoas não é um bem disponível pelos juízes.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

De volta para casa.

A expectativa do último julgamento, ocorrido nesta quarta-feira, parou a cidade, que esperou ansiosa pelo anúncio da revogação da prisão do prefeito afastado.

Apesar de não ter sido completamente revogada, a notícia de que Ruy Muniz volta para casa, principalmente depois de passar por sérios problemas de saúde, trouxe alívio, especialmente para os familiares, que vão poder oferecer o cuidado e o conforto, em um momento tão crítico.

– Para a família o importante neste momento é a saúde de Ruy. Continuamos firmes na busca para que a verdade prevaleça. Acreditamos na Justiça. Mas hoje gostaria de agradecer o carinho, as manifestações de apoio e, principalmente, as orações dirigidas à nossa família. Muito obrigada mesmo – agradece a deputada federal Raquel Muniz, esposa do prefeito.

Em nota, a defesa de Ruy Muniz diz que “a soltura do Prefeito de Montes Claros é apenas o início do esperado retorno da normalidade do processo instaurado contra ele. Encerrada a fase de investigação, a drástica medida imposta não se faz mais necessária, segundo aquele Tribunal. A defesa do Prefeito confia na Justiça e no Tribunal Regional Federal. Sabemos que todos os fatos serão esclarecidos muito mais brevemente do que se espera”.

VIATOTAL

ViaTotal

///////////////////////////

Ao receber a notícia do relaxamento da prisão, o prefeito interino Zé Vicente, manifesta sua parceria e solidariedade.

Querido companheiro Ruy Muniz, Montes Claros está sentindo muito sua falta à frente da administração, esperamos continuar da melhor maneira, e aguardamos sua volta. Vamos em frente porque Deus está com a gente. Um abraço. Ham Hammmmmm!

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Norte de Minas - Mirabela recebe encontro de carros antigos neste domingo

Norte de Minas – Mirabela recebe encontro de carros antigos neste domingo

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 10 de dezembro de 2016.Norte de Minas …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).