Inicio » Educação » Enem 2016 » Enem 2016 – 15 Mitos e verdades sobre o Enem 2016

Enem 2016 – 15 Mitos e verdades sobre o Enem 2016

O Aprova Enem fala sobre 15 Mitos e verdades sobre o Enem 2016 – Exame Nacional do Ensino Médio foi criado pelo MEC para ser uma forma de avaliar o desempenho e o conhecimento dos alunos que estão prestes a terminar o ensino médio. Hoje o Enem é considerado a porta de entrada para muitas universidades e programas oferecidos pelo governo.

Enem 2016 - 15 Mitos e verdades sobre o Enem 2016
Enem 2016 – 15 Mitos e verdades sobre o Enem 2016

 

O Aprova Enem informa que nesta edição do Enem 2016, as provas estão previstas para acontecerem nos dias 5 e 6 de Novembro, por conta das eleições. Apesar do grande número de informações divulgadas a respeito desse exame, muitas são as dúvidas, e com isso muitos mitos vão sendo criados. Pensando em você, estudante que pretende prestar o Enem 2016, nós do aprova Enem desmistificamos 15 Mitos e verdades sobre o Enem 2106 pra você ficar por dentro de tudo que rola neste tão esperado exame. Partiu?

PUBLICIDADE

///////////////////////////

15 Mitos e verdades sobre o Enem 2106 – Aprova Enem

  1. Posso chegar depois do horário, pois existe um minuto de tolerância para entrar no local de prova.
    Mito!
    Os portões são fechados pontualmente às 13h (Horário de Brasília). É de extrema importância que os candidatos cheguem com antecedência de meia hora aos locais de prova, para evitar tumultos e problemas.
  1. Só pode participar do Enem quem estiver terminando o ensino médio
    Mito!
    É recomendado aos alunos do 3º ano do ensino médio fazerem as provas do Enem, mas, isso não é uma regra. Qualquer um, com qualquer idade poderá prestar o Enem.
  2. Posso levar comida para o meu local de prova
    Verdade!
    É indicado levar comidas mais leves, como um sanduíche, barra de cereais, chocolate, água, suco ou um refrigerante. Basta ter bom senso, você não vai ficar atrapalhando os outros candidatos fazendo barulho enquanto come não é?
  3. É melhor deixar a questão em branco do que chutar
    Mito!
    Muito pelo contrario, a chance de você acertar a questão (caso você chute) é de 20%. Tente ao máximo não deixar nenhuma questão em branco.
  4. Redação sem titulo leva nota 0
    Mito!
    No Enem o titulo não é obrigatório. Mas, ele pode ajudar na nota, a dica é escolher um titulo após ter terminado o texto. Ele deve resumir a ideia defendida na redação.
  5. A redação poderá ser feita a lápis
    Mito!
    Para fazer as provas do Enem 2016 só será permitido o uso de caneta esferográfica de tinta preta ou azul, e de corpo transparente. Entrar com lápis e borracha no local de prova é proibido! Fazer a redação a lápis então, é impossível!
  6. As questões têm valores diferentes
    Verdade!
    As questões do Enem têm valores (ou pesos) diferentes umas das outras. Mas esses valores não são informados, portanto, tente acertar o maior número de questões possíveis, para que a sua pontuação seja maior.
  7. A inscrição para o Enem só poderá ser feita online
    Verdade! No endereço eletrônico do MEC você poderá fazer a sua inscrição e acompanhar as informações sobre a prova. Lembrando que, as inscrições começam no próximo dia 9 de Maio de 2016.
  8. Não há diferença entre essa edição do Enem e as anteriores
    Mito!
    As edições anteriores do Enem serviam para analisar a qualidade do ensino médio. Já as atuais edições, funcionam como a primeira fase do vestibular em algumas universidades. O edital do Enem deste ano sofreu várias mudanças, leia e fique por dentro das novas atribuições.Vamos seguir com mas 15 Mitos e verdades sobre o Enem 2016 Exame Nacional do Ensino Médio
  9. O Enem substitui o vestibular em algumas universidades
    Verdade!
    Na maioria das universidades o Enem já substitui o vestibular. Em outras, ele conta como nota associada, sendo necessário fazer os dois (Enem + Vestibular). Mas isso depende da universidade a qual você esta interessado.
  10. Não posso ir ao banheiro durante a prova do Enem
    Mito!
    Você pode sim ir ao banheiro durante a prova. È bem provável que tenha um fiscal que irá te acompanhar no trajeto: sala de prova – banheiro. Só não pode exagerar na dose, e despertar a desconfiança dos fiscais.
  11. O gabarito do Enem deve ser preenchido com um X
    Mito!
    O gabarito (ou cartão resposta) deverá ser preenchido todo com caneta esferográfica de tinta preta ou azul, sem nenhum tipo de rasuras.
  12. Posso sair a qualquer hora da prova do Enem
    Mito!
    Os candidatos só podem sair do local de prova, após passadas 2 horas do inicio do exame. Sem exceções.
  13. Se o candidato for pego colando será desclassificado do Enem
    Verdade!
    Se o candidato for pego colando, seja por meio de material impresso, eletrônico, ou qualquer outro meio, terá a prova anulada, sendo, portanto, desclassificado.
  14. Caso eu falte à prova do Enem no primeiro dia, não posso participar do segundo
    Mito!
    Se isso vier a acontecer o candidato ainda poderá realizar as provas do segundo dia. Porém, terá a nota final bem desfalcada caso esteja participando de outros processos seletivos.
------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Montes Claros – Confira os destaques policiais das últimas 24h

Montes Claros – Confira os destaques policiais das últimas 24h

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 7 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).