Inicio » Nacional » Lava Jato – Polícia Federal deflagra sobre 29ª fase da operação Lava Jato

Lava Jato – Polícia Federal deflagra sobre 29ª fase da operação Lava Jato

Operação cumpriu seis mandados de busca e apreensão, um de prisão preventiva e dois de prisão temporária em Brasília, Rio de Pernambuco.

João Cláudio Genu foi preso preventivamente em Brasília nesta segunda
João Cláudio Genu foi preso preventivamente em Brasília nesta segunda

 

A Polícia Federal realizou na manhã desta segunda-feira (23) a 29ª fase da operação Lava Jato. Estão sendo cumpridos mandados em Brasília, Pernambuco e Rio de Janeiro. A ação foi batizada de “Repescagem”.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

A ‘Folha de S. Paulo’ apurou que o ex-funcionário do PP João Claudio Genu foi preso preventivamente em Brasília. Procurado, o advogado dele, Mauricio Maranhão, não quis dar declarações à reportagem.

Genu foi assessor do deputado José Janene, que morreu em 2010. Ele foi condenado pelo STF (Supremo Tribunal Federal em novembro de 2012) no escândalo do mensalão do PT por ter sacado R$ 1,1 milhão das empresas do publicitário Marcos Valério. Em 2014, após recurso, Genu foi absolvido do crime de lavagem de dinheiro e teve a pena reduzida.

Segundo a PF, foram encontrados elementos que indicam a participação do investigado também com o esquema de corrupção na Petrobras.

“As investigações apontam que ele continuou recebendo repasses mensais de propinas, mesmo durante o julgamento do mensalão e após ter sido condenado, repasses que ocorreram pelo menos até o ano de 2013”, segundo nota da PF.

José Janene, em foto de 2005
José Janene, em foto de 2005

 

Outros suspeitos 

Lucas Amorim Alves foi preso temporariamente. Ele teve o mandado de prisão temporária expedido por ser sócio de Genu em diversas empresas das quais houve vultosos depósitos bancários, segundo a Lava Jato.

Já Humberto do Amaral Carrilho está no exterior e não teve a prisão temporária cumprida. Segundo a PF, Carrilho é considerado foragido.

Ao todo, estão sendo cumpridos seis mandados de busca e apreensão, um de prisão preventiva e dois de prisão temporária.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

Repescagem

A nova fase da Lava Jato, Repescagem, alude ao fato de que o principal investigado, João Claudio Genu, já foi processado no mensalão e, agora, é investigado novamente na Lava Jato.

Nesta etapa são investigados os crimes de formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e corrupção passiva e ativa envolvendo verbas desviadas no esquema criminoso na estatal.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

MG - Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

MG – Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 5 de dezembro de 2016.MG – Jovem …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).