Inicio » Montes Claros » Montes Claros – ALMG realiza audiência para cobrar a construção do Hospital do Trauma em Montes Claros

Montes Claros – ALMG realiza audiência para cobrar a construção do Hospital do Trauma em Montes Claros

A doação do terreno foi realizada em 2014 e o Projeto de Leia exigia o compromisso de que o hospital atendesse 100% pelo SUS e que fosse totalmente custeado pelo poder público.
Montes Claros - ALMG realiza audiência para cobrar a construção do Hospital do Trauma em Montes Claros
Montes Claros – ALMG realiza audiência para cobrar a construção do Hospital do Trauma em Montes Claros

 

Uma Audiência Pública será realizada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, nesta quarta-feira (25), para debater a retomada e início das obras nos Hospitais Regionais de Minas Gerais, incluindo o Hospital Regional de Montes Claros.

A Audiência na Assembleia será no Plenarinho IV, a partir das 15 horas, proposta pelos deputados norte-mineiros Arlen Santiago (PTB) e Carlos Pimenta (PDT), tem o objetivo de cobrar do governador Fernando Pimentel o início das obras do hospital na cidade, cuja doação do terreno foi realizada em 2014.

VIATOTAL

ViaTotal

///////////////////////////

A Audiência deverá contar com a presença do secretário de Estado de Saúde, Sávio Souza Cruz, do Provedor da Santa Casa de Montes Claros, Heli Penido, do presidente da Associação Médica de Minas Gerais, Lincoln Lopes ferreira, do presidente do Conselho regional de Medicina de Minas Gerais, Fábio Augusto de Castro, além do Presidente da Câmara de Montes Claros, Vereador Marcos Nem.

De acordo com o presidente da Comissão de Saúde da Assembleia e proponente da Audiência, deputado Arlen Santiago, é necessário que respostas sejam dadas para as intensas cobranças de retomada da construção dos hospitais.

Algumas das obras que foram iniciadas pelo governo anterior foram retomadas, mas a passos muito lentos. Outras nem foram iniciadas, como no caso do Hospital do Trauma de Montes Claros. É preciso que o planejamento para a construção dos hospitais seja discutido conosco, pois o futuro de muitas vidas depende do início imediato destas obras – explica o deputado.

O HOSPITAL EM MONTES CLAROS

A aprovação do projeto que autorizou a doação de terreno do município para o governo do Estado foi uma grande batalha travada na Câmara. Para garantir o início das obras, o projeto do executivo que concedeu o terreno foi assinado em 2014 e previu uma série de exigências. O projeto exigia o compromisso de que o hospital atendesse 100% pelo SUS e que fosse totalmente custeado pelo poder público. Além disso, ele determinava que construção tivesse início ainda em 2014 e que ele começasse a operar antes de 2017, o que não aconteceu.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

Para o presidente da Câmara Municipal de Montes Claros, Vereador Marcos Nem (PSD), que ajudou a aprovar o projeto de 2014, é preciso que o Estado cumpra o PL aprovado pelo município e inicie as obras na cidade.

Na época tivemos uma imensa dificuldade para aprovar o projeto com essas exigências, pois era uma garantia que teríamos que as obras seriam iniciadas. No entanto, de nada adiantou e Montes Claros continua sem o início das obras do Hospital do Trauma. Essa Audiência será muito importante para mostrar que todos estão mobilizados para o início das obras na nossa cidade – assegura.

A LUTA NO MUNICÍPIO

Outro que mantém uma luta constante pelo início das obras do Hospital do Trauma em Montes Claros é o presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, vereador Fernandão Anjo do Futuro (PRTB). Desde fevereiro ele iniciou um abaixo-assinado que já conta com quase 10 mil assinaturas cobrando a construção do hospital em Montes Claros. De acordo com Fernandão, a unidade iria ajudar a desafogar o atendimento nos demais hospitais da cidade.

Nosso objetivo é coletar 50 mil assinaturas que serão entregues ao governo do Estado. Um hospital como este, com 200 leitos, ajudaria não só a cidade, mas os 86 municípios que são atendidos pelos demais hospitais – explica Fernandão.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Montes Claros - PM procura por autores de roubo a posto de saúde no bairro Morada do Sol

Montes Claros – PM procura por autores de roubo a posto de saúde no bairro Morada do Sol

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 9 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).