Inicio » Colunistas » Aldeci Xavier » Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

OTIMISMO PETISTA
Não poderia ser diferente o discurso do PT, por ocasião de Encontro Regional realizado no último sábado (04), em Montes Claros, na Câmara Municipal. Afirmaram categoricamente que dos 86 municípios do Norte de Minas elegerão o número mínimo de 50 prefeitos. É evidente que a fala não poderia ser diferente, já que o momento se faz necessário uma injeção de ânimo nos candidatos e militantes. Como analista político e conhecedor da realidade de quase totalidade das cidades da região, se as eleições fossem hoje, seria possível afirmar que a agremiação não conseguiria emplacar 50% do número anunciado. Uma série de fatores mostra claramente que tal missão é impossível. Aliás, gostaria que o partido enumerasse pelo menos 15 dos nomes do quadro que acredita que terá êxito no pleito. Nada contra. Apenas constatação.

JANUÁRIA
Falando em PT, informação colhida pela coluna dá conta de que, ontem (6), o vice-prefeito de Januária, Hamilton Viana (PT), foi notificado do seu afastamento da função pública, em ação de improbidade administrativa acolhida pelo juiz Marco Antônio de Oliveira Roberto. A ação teria sido movida pelo próprio município, na gestão do ex-prefeito Maurílio Arruda. Na época, o vice era vereador e foi acusado de uso de verba indenizatória sem comprovação.

POLÍCIA FEDERAL
Muito tem se falado da nomeação de um dos nomes da lista tríplice apresentada pela Associação dos Delegados da Polícia Federal para a direção-geral da instituição. Vale lembrar que na lista consta o nome do montes-clarense Marcelo de Freitas, que foi o terceiro colocado na votação e, diante do quadro, tem poucas chances. Primeiro é preciso deixar bem claro que o presidente em exercício, Michel Temer, rejeita a ideia de que a apresentação de uma lista de iniciativa isolada da ADPF. O que poucos sabem é que a decisão de uma eleição interna da Associação não entusiasmou os principais delegados da PF. De qualquer forma, por ter sido a mais votada, por ser uma forma de homenagear uma mulher e por contar com o respeito dos colegas, se Temer tiver a intenção de acatar o pedido, o nome será mesmo o da delegada Érika Morena.

FESTIVAL DE ESPECULAÇÕES
Com o aproximar da data das convenções, estamos assistindo a um verdadeiro festival de especulações em torno da sucessão municipal em Montes Claros. Só neste final de semana, entre as diversas especulações, chegaram a anunciar a chapa Sued Botelho (PT) e o médico Danilo Narciso (PMDB). É evidente que, certamente, se as eleições fossem hoje, tal divulgação seria apenas uma especulação, ou delírio. Aliás, o PT tem anunciado outros nomes como o do presidente Paulo Rogério e o do vereador Eduardo Madureira. Em todos estes casos, se a missão for a de permitir que a agremiação tenha um candidato na majoritária, é aceitável, mas mesmo não tendo bola de cristal, fica difícil imaginar que seriam nomes para enfrentar candidatos como Ruy Muniz, Humberto Souto, Jairo Ataíde, ou Gil Pereira.

AMMESF
O prefeito de Francisco Sá, Denilson Rodrigues, como presidente da Ammesf, anunciou que aconteceria na manhã de ontem (06) manifestação de prefeitos na porta da Superintendência Regional de Ensino em Montes Claros, contra o governado de Fernando Pimentel, que tem atrasado o repasse de recursos para pagamento do transporte escolar. A este respeito, não é nenhum segredo ou delírio afirmar que o alinhamento de prefeitos e entidades que os representa com o Palácio Tiradentes, impede que tenha força para tal cobrança. Essa é apenas uma manifestação política, pois se quisesse enfrentar o problema, a proposta seria bem diferente.

ESCONDENDO
O que mais chama a atenção na crise na área de educação, em especial na nossa região, foi o plano de fuga adotado pelo superintendente regional de ensino, professor Zé Gomes, que antes de assumir a função, como petista militante, inclusive membro da diretoria do SindUte, promovia constantes manifestações contra o governo do Estado, seja nas ruas da cidade, na porta da superintendência, ou no plenário da Câmara Municipal. Hoje virou anjo: “sabemos que existe mais ninguém ver”.

JAIRO EM CAMPANHA
Este jornalista flagrou, no final de semana, mais especificamente no sábado (4), o ex-prefeito e ex-deputado Jairo Ataíde em pleno corpo-a-corpo com o eleitorado. Amanhã comentaremos.

Por Aldeci Xavier

Aldeci Xavier
Aldeci Xavier
------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016. Temer sanciona …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).