Inicio » Colunistas » Aldeci Xavier » Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

BANALIZAÇÃO DA LEI
Por ocasião do anúncio do pedido de prisão do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-MG), do ex-presidente da República José Sarney (PMDB-AP) e do senador e ex-ministro do Planejamento Romero Jucá (PMDB-RR), o advogado dos três acusados, Antônio Carlos de Almeida, conhecido como Kakay, reforçou uma preocupação de todo o brasileiro, hoje, que é a banalização das prisões preventivas, que depois da Lava Jato virou regra. É fato que hoje não precisa nem apresentar prova material, basta alguém sustentar uma mentira ou acusação que o pedido de prisão é acatado. É no mínimo assustador. Aliás, os congressistas estão chamando as decisões de ‘policialescas’.

CAPITÃO ENÉAS
O ex-prefeito de Capitão Enéas, Djalma Marques Abreu, mais conhecido como Dick, pelo andar da carruagem, está com a intenção de novamente enfrentar as urnas este ano na disputa majoritária. Ele esteve, nesta segunda-feira (07), reunido com o deputado estadual Carlos Pimenta (PDT) para discutir o assunto. Com a desistência do também ex-prefeito Reinaldo Teixeira Landulfo, que era o nome cotado para vencer o pleito, Dick acredita que as chances aumentaram. Pelo desenho da política eneapolitana, tudo indica que quatro candidatos vão para disputa. Se o pleito fosse hoje teríamos como candidato o atual chefe do executivo, César Emílio (PT), Júnior Braga (PMDB), Dick e um nome do PTB, ligado ao grupo de Reinaldo Teixeira, que seria Binga, ou o vereador Petrônio Mineiro.

MEDALHA DE HONRA
Vereadores de Montes Claros iniciam discussão em torno da escolha do nome que será homenageado no dia 3 de julho, quando se comemora o aniversário da cidade. Trata-se da Medalha Ivan José Lopes de Honra a Montes Claros, principal comenda do município. O que chama a atenção este ano é que vereadores ligados à oposição articulam a indicação do nome do Delegado da Polícia Federal Marcelo de Freitas para receber a comenda. Sem entrar no mérito da questão, diante dos últimos acontecimentos envolvendo o nome do policial, acreditamos que o momento não é propício, uma vez que poderá trazer constrangimento para o próprio indicado. Se não bastasse, o fato de ser proposto por integrantes da base de oposição soará mais como uma forma de afronta ao prefeito afastado Ruy Muniz. A prudência recomenda que na plena data de comemoração do aniversário, a festa não pode ser transformada em momento de constrangimento e exploração política.

CÉSAR MENOTTI E FABIANO
A coluna sai na frente e traz a informação de que, por ocasião das comemorações do aniversário de Montes Claros (3 de julho), a população será presenteada com o show da consagrada dupla sertaneja mineira, César Menotti e Fabiano. A exemplo dos anos anteriores, o show acontecerá no Parque de Exposição João Alencar Athayde com os portões abertos a toda população. Aliás, neste dia, toda programação ficará por conta da Prefeitura.

CLÁUDIO PRATES
O vereador Cláudio Prates (PTB) que recentemente teve seu nome divulgado como candidato na disputa majoritária, numa possível dobradinha com o líder rural Osmani Barbosa Neto, em conversa com este jornalista, deixou claro que tem projeto para este ano, para 2018 e 2020. A princípio, trabalha com a possibilidade de ser o nome petebista na disputa pela prefeitura em caso de necessidade. Se não for possível, é candidato à reeleição. De qualquer forma, fica certo que é candidato a deputado em 2018 e a prefeito em 2020. Apesar de não divulgar, tem feito constantes peregrinações pelos bairros da cidade.

MUDANÇA NO EXECUTIVO
Informação levantada pela coluna dá conta de que, hoje, o prefeito em exercício, José Vicente de Medeiros poderá oficializar o nome do advogado Cláudio Versiani como novo Procurador de Montes Claros. Ele que é consultor jurídico do município, já vem respondendo pela pasta depois que a então procuradora Marilda Marlei Barbosa Oliveira Silva entrou com pedido de afastamento.

JAIRO CANDIDATO
Na manhã do último sábado, este jornalista flagrou o ex-prefeito de Montes Claros, Jairo Ataíde, fazendo o corpo-a-corpo no Mercado Municipal. Aliás, há mais de um mês, o ex-chefe do executivo e ex-deputado deixou a toca e vem percorrendo os bairros da cidade. Em conversa com amigo de Athayde e, que vem acompanhando-o nas caminhadas, este informou que Jairo será candidato, caso o atual chefe do executivo Ruy Muniz não seja.

FRANCISCO SÁ
Vários leitores encaminharam e-mail à coluna querendo saber a opinião deste jornalista de como anda o quadro político no município de Francisco Sá. Na coluna de amanhã estaremos abordando o assunto.

Por Aldeci Xavier

Aldeci Xavier
Aldeci Xavier
------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016. Temer sanciona …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).