Inicio » Colunistas » Aldeci Xavier » Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco


Reviewed by:
Rating:
5
On 8 de junho de 2016
Last modified:8 de junho de 2016

Summary:

Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

BANALIZAÇÃO DA LEI
Por ocasião do anúncio do pedido de prisão do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-MG), do ex-presidente da República José Sarney (PMDB-AP) e do senador e ex-ministro do Planejamento Romero Jucá (PMDB-RR), o advogado dos três acusados, Antônio Carlos de Almeida, conhecido como Kakay, reforçou uma preocupação de todo o brasileiro, hoje, que é a banalização das prisões preventivas, que depois da Lava Jato virou regra. É fato que hoje não precisa nem apresentar prova material, basta alguém sustentar uma mentira ou acusação que o pedido de prisão é acatado. É no mínimo assustador. Aliás, os congressistas estão chamando as decisões de ‘policialescas’.

CAPITÃO ENÉAS
O ex-prefeito de Capitão Enéas, Djalma Marques Abreu, mais conhecido como Dick, pelo andar da carruagem, está com a intenção de novamente enfrentar as urnas este ano na disputa majoritária. Ele esteve, nesta segunda-feira (07), reunido com o deputado estadual Carlos Pimenta (PDT) para discutir o assunto. Com a desistência do também ex-prefeito Reinaldo Teixeira Landulfo, que era o nome cotado para vencer o pleito, Dick acredita que as chances aumentaram. Pelo desenho da política eneapolitana, tudo indica que quatro candidatos vão para disputa. Se o pleito fosse hoje teríamos como candidato o atual chefe do executivo, César Emílio (PT), Júnior Braga (PMDB), Dick e um nome do PTB, ligado ao grupo de Reinaldo Teixeira, que seria Binga, ou o vereador Petrônio Mineiro.

MEDALHA DE HONRA
Vereadores de Montes Claros iniciam discussão em torno da escolha do nome que será homenageado no dia 3 de julho, quando se comemora o aniversário da cidade. Trata-se da Medalha Ivan José Lopes de Honra a Montes Claros, principal comenda do município. O que chama a atenção este ano é que vereadores ligados à oposição articulam a indicação do nome do Delegado da Polícia Federal Marcelo de Freitas para receber a comenda. Sem entrar no mérito da questão, diante dos últimos acontecimentos envolvendo o nome do policial, acreditamos que o momento não é propício, uma vez que poderá trazer constrangimento para o próprio indicado. Se não bastasse, o fato de ser proposto por integrantes da base de oposição soará mais como uma forma de afronta ao prefeito afastado Ruy Muniz. A prudência recomenda que na plena data de comemoração do aniversário, a festa não pode ser transformada em momento de constrangimento e exploração política.

CÉSAR MENOTTI E FABIANO
A coluna sai na frente e traz a informação de que, por ocasião das comemorações do aniversário de Montes Claros (3 de julho), a população será presenteada com o show da consagrada dupla sertaneja mineira, César Menotti e Fabiano. A exemplo dos anos anteriores, o show acontecerá no Parque de Exposição João Alencar Athayde com os portões abertos a toda população. Aliás, neste dia, toda programação ficará por conta da Prefeitura.

CLÁUDIO PRATES
O vereador Cláudio Prates (PTB) que recentemente teve seu nome divulgado como candidato na disputa majoritária, numa possível dobradinha com o líder rural Osmani Barbosa Neto, em conversa com este jornalista, deixou claro que tem projeto para este ano, para 2018 e 2020. A princípio, trabalha com a possibilidade de ser o nome petebista na disputa pela prefeitura em caso de necessidade. Se não for possível, é candidato à reeleição. De qualquer forma, fica certo que é candidato a deputado em 2018 e a prefeito em 2020. Apesar de não divulgar, tem feito constantes peregrinações pelos bairros da cidade.

MUDANÇA NO EXECUTIVO
Informação levantada pela coluna dá conta de que, hoje, o prefeito em exercício, José Vicente de Medeiros poderá oficializar o nome do advogado Cláudio Versiani como novo Procurador de Montes Claros. Ele que é consultor jurídico do município, já vem respondendo pela pasta depois que a então procuradora Marilda Marlei Barbosa Oliveira Silva entrou com pedido de afastamento.

JAIRO CANDIDATO
Na manhã do último sábado, este jornalista flagrou o ex-prefeito de Montes Claros, Jairo Ataíde, fazendo o corpo-a-corpo no Mercado Municipal. Aliás, há mais de um mês, o ex-chefe do executivo e ex-deputado deixou a toca e vem percorrendo os bairros da cidade. Em conversa com amigo de Athayde e, que vem acompanhando-o nas caminhadas, este informou que Jairo será candidato, caso o atual chefe do executivo Ruy Muniz não seja.

FRANCISCO SÁ
Vários leitores encaminharam e-mail à coluna querendo saber a opinião deste jornalista de como anda o quadro político no município de Francisco Sá. Na coluna de amanhã estaremos abordando o assunto.

Por Aldeci Xavier

Aldeci Xavier
Aldeci Xavier

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).