Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Planos de saúde estão suspensos em Montes Claros

Montes Claros – Planos de saúde estão suspensos em Montes Claros

Montes Claros – Planos de saúde estão suspensos em Montes Claros

Beneficiários dos planos Santa Casa Família, São Lucas e Unimed estão impedidos de abrir novos contratos ou mudar status porque as operadoras foram suspensas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar, por descumprimento dos prazos para realização dos serviços contratados e, por apresentarem risco à assistência à saúde.
Montes Claros - Planos de saúde estão suspensos em Montes Claros
Montes Claros – Planos de saúde estão suspensos em Montes Claros

 

O Diário Oficial da União publicou nesta segunda-feira (06/06/2016), reajuste de 13,57% nos planos de saúde individuais e familiares autorizados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O aumento atinge cerca de 8,3 milhões de beneficiários do total de 48,5 milhões de consumidores em todo o País.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

Além do impacto no reajuste das tarifas, em Montes Claros, os clientes dos planos de saúde também estão enfrentando dificuldade tanto para a renovação como na aquisição de novas cotas. É que a ANS suspendeu alguns serviços, abertura de novas cotas e renovação de contratos já estabelecidos, variando conforme o caso, para as três operadoras que atuam na cidade: o Plano de Saúde Santa Casa Família, da Santa Casa de Montes Claros, o Plano de Saúde São Lucas, da Prontoclínica e Hospitais São Lucas, e Unimed Norte de Minas.

Geraldo Soares, 86, aposentado, era cliente do Plano Santa Casa Famíliadesde 2009 e queria optar pela troca de status, mas foi informado que não seria possível, pois a operadora não tinha autorização da agência reguladora para processar a operação de troca.

Mesma situação do neto de Geraldo, o funcionário público Bruno Soares, 26 anos, que também queria efetuar a troca de status, mas foi informado de que não seria possível até que a situação fosse regularizada.

Bruno cancelou o plano, enquanto Geraldo preferiu aguardar até que a situação seja regularizada, embora, em função de idade, precise de exames adicionais que somente poderia realizar pelo outro plano.

Conforme a ANS, o Plano Santa Casa Família está suspenso para contratação de novos beneficários. Em nota, a Santa Casa de Montes Claros informa que a suspensão da comercialização é temporária, para adequação dos registros dos seus produtos.

PLANO DE SAÚDE SÃO LUCAS

O Plano de Saúde São Lucas também está com alguns serviços temporariamente suspensos. No site da ANS figura que a operadora está suspensa de incluir nos contratos vigentes, coletivo, individual ou familiar, serviços ambulatorial, odontológico e hospitalar com ou sem obstetrícia. A agência reguladora informa, ainda, que o Plano de Saúde São Lucas está em fase de portabilidade extraordináriaporque os serviços oferecidos são insuficientes ou incompatíveis ao plano de origem, e que a intervenção regulatória é para garantir ao beneficiário a atendimento conforme o plano contratado. O prazo para que o usuário possa fazer a troca de operadora é de 60 dias.

O comunicado publicadopela Prontoclínica e Hospitais São Lucas nesta segunda-feira, confirma que a portabilidade é em cumprimento da Resolução Operacional nª 2.027, de 18/04/2016, estabelecida pela ANSconsiderando o relevante interesse público e o risco de dano irreversível à saúde dos consumidores.

Por telefone, a operadora doPlano de Saúde São Lucas informou que a intervenção da ANS é apenas para questões de fiscalização e que apenas alguns produtos não podem ser comercializados.

UNIMED

O plano de saúde da Unimed Norte de Minas também está impossibilitado de negociar novas adesões ou renovar contratos com os clientes na região. No site da ANS consta que a empresa está com a comercialização de planos suspensos.

Em nota, gerente comercialFernanda Xavier informou que a suspensão de comercialização do plano é específica para alguns produtos oferecidos pela Unimed e não para a operadora como um todo, e que a medida é devido ao volume de reclamações de clientes junto à ANS. A gerente informou ainda que os clientes que já possuem planos não são afetados por essa determinação e que apenas novos clientes não podem contratar o produto específico da suspensão, e que os produtos ativos na ANS podem ser comercializados normalmente.

Sobre os produtos que estão suspensos, no caso da Unimed Norte de Minas, a gerente informa que apenas um único produto comercializado na região de Brasília-DF foi suspenso. Os outros produtos oferecidos pela operadora estão com a comercialização ativa, sem nenhuma restrição. A Gerência de comercialização da Unimed informou que a suspensão tem duração de 90 dias, a contar do dia 10/06/2016.

Atualmente, a Unimed Norte de Minas possui mais de 20 produtos ativos na ANS disponíveis para comercialização. Todos os nossos produtos oferecem atendimento completo conforme rol de procedimentos da ANS, atendimento eletivo e urgência e emergência em todos os hospitais de Montes Claros e região – informa a gerente.

A ANS realiza permanentemente o monitoramento das operadoras para garantir o acompanhamento do acesso dos beneficiários às coberturas contratadas, possibilitando uma análise comparativa entre elas. As operadoras enquadradas nas faixas superiores do monitoramento apresentam um pior resultado no indicador de acesso às coberturas assistenciais e são consideradas de risco à assistência à saúde, por isso têm o serviço suspenso.

VIATOTAL

ViaTotal

///////////////////////////

SUSPENSÃO DOS PLANOS SE DÁ PELA MÁ QUALIDADE DA COBERTURA ASSISTENCIAL

A ANS informa que realiza permanentemente o monitoramento das operadoras para garantir o acompanhamento do acesso dos beneficiários às coberturas contratadas, com base nas reclamações recebidas e na quantidade de beneficiários de planos de saúde. As reclamações consideradas nesse monitoramento se referem ao descumprimento dos prazos máximos para realização de consultas, exames e cirurgias ou negativa de cobertura assistencial.

A partir dessas informações as operadoras são classificadas em faixas, possibilitando uma análise comparativa entre elas. As operadoras enquadradas nas faixas superiores do monitoramento apresentam um pior resultado no indicador de acesso às coberturas assistenciais.

Segundo a ANS, a partir do resultado do monitoramento é possível constatar as operadoras que reiteradamente descumprem os prazos máximos para realização de consultas, exames e cirurgias ou negativa de cobertura assistencial.Para tais operadoras são identificados os planos que concentram as reclamações de beneficiários, para os quais torna-se vedado temporariamente o ingresso de novos beneficiários.

A cada trimestre a listagem de planos é reavaliada, e as operadoras que deixarem de apresentar risco à assistência à saúde são liberadas, pelo monitoramento, para oferecer os planos para novas comercializações.

Por Nairlan Clayton Barbosa
------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Norte de Minas - Mirabela recebe encontro de carros antigos neste domingo

Norte de Minas – Mirabela recebe encontro de carros antigos neste domingo

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 10 de dezembro de 2016.Norte de Minas …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).