Inicio » Colunistas » Aldeci Xavier » Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

CAIXA 2
O presidente da OAB de Minas, Antônio Fabrício Gonçalves, informou que a seccional mineira lançou o ‘OAB Caixa 2’, um aplicativo para receber denúncias contra candidatos e partidos políticos que excederem limites de gastos estabelecidos por lei, declarados aos tribunais eleitorais nas eleições deste ano. Ele permite o envio simultâneo de texto, vídeo e foto como prova documental das denúncias de abuso econômico no processo eleitoral. Vale lembrar que o idealizador do aplicativo é o vice-presidente da subseção de Montes Claros, Hebert Alcântara Ferreira.

MANGA
No município de Manga, a dúvida se de fato o ex-prefeito Joaquim Oliveira, conhecido como Quinquinha, apesar de ser, no momento, o mais bem avaliado junto ao eleitorado, colocaria ou não seu bloco na rua como candidato à disputa majoritária no município, foi desfeita na segunda-feira (06). Para anunciar sua decisão, ele esteve reunido com vereadores, ex-vereadores e lideranças de diversos partidos, entre eles o PPS, PTB, PRB, PDT, PP e PSDC. O encontro aconteceu na residência do empresário Henrique Fraga.

PT E O INFERNO ASTRAL
Pelo andar da carruagem, integrantes do ninho petista continuam vivendo o que chamamos de inferno astral. Se não bastassem os escândalos em nível nacional e estadual, agora chegou a vez dos municípios. Ontem, a Polícia Federal, em conjunto com o Ministério Público de Minas Gerais, deflagrou no município de São João das Missões a operação Volta ao Mundo, em cumprimento a mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça estadual da Comarca de Manga em vários locais, entre eles na residência e no gabinete do prefeito, Marcelo Pereira (PT). Por enquanto vamos preferir não entrar no mérito da questão para não acusar e nem absolver os envolvidos.

A LEI AMPARA A OPERAÇÃO?
Evidentemente, tem preocupado toda sociedade os últimos acontecimentos envolvendo instituições de segurança e o judiciário, no que se refere à intervenção, principalmente nos municípios. Agora por exemplo, mesmo não sendo da área jurídica, confesso que estou em dúvida se ação ocorrida em São João das Missões tem ou não amparo legal. Até onde é do meu conhecimento, qualquer medida judicial de caráter criminal, cautelar ou não, contra prefeitos, só pode ser determinada pelo Tribunal de Justiça do Estado, conforme determina o Artigo 29, Inciso X da Constituição Federal. Desta forma, entendo que Justiça de primeiro grau não tem competência para determinar tal procedimento, segundo ensinamento jurídico.

ADAUTO CANDIDATO
Da semana passada para cá, estamos deparando com constantes divulgações de notícias dando conta da candidatura do empresário Adauto Marques (PP) à sucessão municipal de Montes Claros. Chegaram a comentar a possibilidade deste ser vice em chapa encabeçada pelo ex-deputado Humberto Souto (PPS). Se a intenção é confundir as pessoas que gravitam no mundo político de Montes Claros, entendo que o caminho é correto. Do ponto de vista prático, soa como uma afronta ao líder maior do PP no Norte de Minas, deputado estadual Gil Pereira, que já manifestou a possibilidade de enfrentar as urnas como candidato a prefeito. Além de ser o presidente do partido, o parlamentar, que está no seu sexto mandato e já ocupou cargo de secretário de Estado, sempre figurou com um dos deputados estaduais mais votados do município. Resumindo: Gil é quem pode falar pelo partido, o resto e especulação.

GALINHADA
A partir das 13 horas deste domingo (12), acontece, na Chácara Viche Maria, a já tradicional Galinhada do Rick, que este ano está na sua 8ª edição. Com muito prazer aceitamos o convite do nosso companheiro de imprensa Ricardo Junior e estaremos marcando presença no evento, que entre as atrações constam as apresentações musicais de Rose Viana, Bete Antunes e Nargille Rock`n Roll.

FRANCISCO SÁ
Pelo andar da carruagem, se as eleições fossem hoje, o atual prefeito de Francisco Sá, Denilson Rodrigues (PMDB), o Denilsão, teria dificuldades em renovar seu mandato. Mesmo não havendo pesquisa oficial, é fácil perceber que se as eleições fossem hoje, o ex-prefeito Ronaldo Ramon de Brito levaria vantagem sobre os concorrentes. Num segundo plano, outro nome que vem crescendo é do produtor rural Mariosvaldo Casassanta (PT). Vale lembrar que na disputa também está Zélia Prado (PHS).

Por Aldeci Xavier

Aldeci Xavier
Aldeci Xavier
------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Norte de Minas - Sistema Sedinor/Idene, Codevasf e a Epamig promovem seminário para discutir o futuro da macaúba na região Norte de Minas

Norte de Minas – Sistema Sedinor/Idene, Codevasf e a Epamig promovem seminário para discutir o futuro da macaúba na região Norte de Minas

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016.Norte de Minas …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).