Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Ações incentivam o combate à violência contra os idosos

Montes Claros – Ações incentivam o combate à violência contra os idosos

Montes Claros – Ações incentivam o combate à violência contra os idosos

Somente no Conselho Municipal do Idoso são registrados, em média, 150 casos de agressão contra idosos todos os meses. Para lutar contra este dado alarmante, foi iniciada nesta sexta-feira, 10, mais uma campanha de conscientização sobre o enfrentamento à violência contra os idosos.

Montes Claros - Ações incentivam o combate à violência contra os idosos
Montes Claros – Ações incentivam o combate à violência contra os idosos.

 

Com o tema Rompendo o Silêncio, a campanha vai celebrar o Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa, instituído pela Organização Mundial de Saúde e que é celebrado no dia 15 de junho. Em Montes Claros a campanha foi iniciada nesta sexta em uma cerimônia realizada no Campus São Norberto, nas Faculdades Unidas do Norte de Minas.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

A solenidade contou com a presença do prefeito e Montes Claros, José Vicente Medeiros, da primeira dama, dona Mirtes, da presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ana Maria Neta, além de representantes de órgãos de defesa e de grupos da terceira idade.

Para iniciar a solenidade, o prefeito José Vicente realizou uma apresentação musical ao lado do músico Nyllo Rocha. Durante a sua fala, o chefe do Executivo ressaltou a importância de se romper o silêncio na proteção à terceira idade. Zé Vicente destacou ainda as conquistas dos idosos nos últimos anos.

“Romper o silêncio é denunciar e temos esta obrigação. Não é aceitável que os casos de violência sejam crescentes. É preciso romper as barreiras do silêncio para garantir que esses absurdos sejam extintos do nosso meio”, afirmou o prefeito.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

A presidente do Conselho Municipal do Idoso, Ana Maria Neta, destacou o crescimento no número de idosos e a importância de se começar hoje a construção da sociedade do futuro. “Estudos apontam que a pirâmide etária deverá se inverter em 2025, quando teremos uma população idosa maior que a jovem. Por isso devemos cultivar, hoje, as raízes de uma sociedade mais justa para o bem de todos no futuro”, disse.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Diu Andrade chamou a atenção para as diversas formas de violência contra o idoso. “Existe a violência física, sexual e também a psicológica. Toda a sociedade deve estar mobilizada para conter estes abusos”, chamou a atenção o vereador.

PROGRAMAÇÃO

A programação da campanha Rompendo o Silêncio tem continuidade neste sábado, 11, quando serão realizadas visitas a entidades de longa permanência. Na segunda-feira, 13, a partir das 8h, na Praça Dr. Carlos, será realizada uma ação social voltada para idosos com orientações, exames de saúde, além de atividades físicas.

As atividades terão continuidade na terça-feira, 14, com um grande encontro entre gerações que contará com a presença de crianças e idosos. Durante o evento, que será realizado no ginásio da Praça de Esportes, serão premiadas as melhores redações desenvolvidas pelos alunos que participaram de um projeto sobre a valorização dos idosos. Na quarta-feira, 15, também na praça de Esportes, será realizado na parte da tarde um baile dançante, com a participação de grupos de idosos de bairros da cidade.

Já na quinta-feira, 16, a programação se encerra com uma palestra por vídeo conferência promovida pelo Conselho Estadual do Idoso. A palestra será ministrada por um especialista de Belo Horizonte e poderá ser assistida na sede o Centro de Vocação Tecnológica (CVT), que está localizado à rua Betel, nº 38, bairro Vila Exposição.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Dr. Newton Figueiredo, vice-presidente da ACI, defendeu o resgate do futebol local a partir da campanha

Montes Claros – Ação entre amigos da ACI e CDL em prol do Ateneu

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 7 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).