Inicio » Colunistas » Aldeci Xavier » Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

MÁSCARA DA SANIDADE
A coluna mais uma vez sai na frente e traz com exclusividade a informação de que a 2ª Câmara Criminal de Minas Gerais derrubou decisão da Justiça de primeira instância que condenou o empresário Evandro Garcia Leite a 31 anos de prisão, dentro da chamada Operação Máscara da Sanidade, realizada em Santa Cruz de Salinas, em maio de 2013. A operação foi realizada pela Polícia Federal e Ministério Público. Evandro, na época, foi acusado de comandar esquema de fraude em licitações de obras públicas. A decisão de absolver o empresário da acusação foi da desembargadora Beatriz Caires e ocorreu na última quinta-feira (09). A publicação ocorreria no dia de ontem. Pelo andar da carruagem, a imprensa local e estadual certamente não dará a mesma ênfase à absolvição. Vale lembrar que o trabalho de defesa é do jovem e competente advogado Otávio Rocha.

MEDALHA DA DISCÓRDIA
Criada como principal comenda do município para homenagear cidadãos brasileiros com notório reconhecimento de todos os setores da sociedade, a Medalha Ivan José Lopes de Honra a Montes Claros, que é entregue a uma única pessoa, no dia das comemorações do aniversário da cidade, já não brilha mais como antes, apesar de ser cunhada em ouro, do valor sentimental e financeiro, uma vez que custa aos cofres municipais em torno d R$ 8.000,00. Independentemente do merecimento ou não, dos nomes em questão, o certo é que passou a ser uma disputa política, regada de constrangimentos, e coloca alguns integrantes daquela casa em confronto com os nomes apresentados. Trata-se da de uma queda de braço entre oposição e situação daquele parlamento. Diante da disputa, fomos informados de que o pároco Frei Valdo vem resistindo em ter seu nome citado para receber a comenda, justamente porque não brilha mais como antes. Como reflexão para todos os envolvidos na discussão da medalha, me recorro ao filósofo Aristóteles que diz: “A grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las”.

RECORDANDO A MEDALHA
Ao longo de toda a sua história, a Medalha Ivan José Lopes de Honra a Montes Claros nascia num clima de paz com a benção e o aval de todos os integrantes do parlamento do município. Figuras ilustres que fizeram história no município, no Estado e no País tiveram a honra recebê-la, quando esta ainda tinha brilho próprio. Neste particular podemos citar nomes como do Senador Eliseu Resende, General Evandro Albuquerque, Antônio Lafetá Rebello, governador Magalhães Pinto, General José Lins de Albuquerque, governador e vice-presidente Aureliano Chaves, Hermes de Paula, General Ernesto Gaisel, Alpheu de Quadros, governador Francelino Pereira, Dom Geraldo Magela de Castro, governador Aécio Neves, Darcy Ribeiro, Zezé Colares, Padre Murta, Dr. Adilson Salgado, Sobral Pinto, presidente José Sarney, Marina Lorenzo Fernandez, Walduck Wanderley, Luiz de Paula, Ivone Silveira, vice-presidente José Alencar, deputados da região e tantos outros. Vale lembrar que, historicamente, a escolha era feita em sigilo, sem que o homenageado ficasse sabendo. Ele tomava conhecimento depois de ter o nome submetido e aprovado, sem interferência ou lobbies.

MEDALHA: NOVO CAPÍTULO
Os vereadores professor André Ricardo (PPS) e Cláudio Prates (PTB) deram entrada na reunião de ontem (14) da Câmara de Montes Claros do nome do delegado da Polícia Federal, Marcelo Freitas, para receber a Medalha Ivan José Lopes de Honra a Montes Claros. A sugestão foi por entender que a iniciativa é da mesa diretora. Sem entrar no mérito da questão, que será avaliada por Comissão a ser indicada pelo presidente, alguns pontos chamam a atenção. A Lei que cria a comenda determina que a indicação tem que ser apresentada na segunda quinzena do mês de junho, ou seja, teria que ser apresentada de hoje em diante. O entendimento de juristas daquela casa é de que é uma iniciativa cuja validade teria que ter o aval (assinatura) do presidente vereador Marcos Nem, o que não aconteceu. Existe a possibilidade de apresentação de outros nomes. Vale lembrar que nomes como do prefeito em exercício José Vicente de Medeiros e do Frei Valdo haviam sido colocados. De qualquer forma, o plenário é soberano tanto para aprovar como rejeitar a escolha apresentada.

Por Aldeci Xavier

Aldeci Xavier
Aldeci Xavier

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

VLI abre vagas para programa Jovem Aprendiz em Montes Claros

VLI abre vagas para programa Jovem Aprendiz em Montes Claros

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 8 de dezembro de 2016.VLI abre vagas …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).