Inicio » Norte de Minas » Norte de Minas – Projeto Hidroambiental no Pacuí entra para lista de prioridades do CBH‏

Norte de Minas – Projeto Hidroambiental no Pacuí entra para lista de prioridades do CBH‏

Norte de Minas – Projeto Hidroambiental no Pacuí entra para lista de prioridades do CBH‏

Na noite desta terça-feira (14/06/2016), Conselheiros do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Jequitaí e Pacuí  e trecho do São Francisco, integrantes da Câmara Técnica de Projeto e Planejamento, participaram de reunião na Associação de Moradores da Comunidade Lagoinha para apresentar à comunidade, projeto piloto de recuperação hidroambiental de área degradada na região do alto da bacia do Pacuí, idealizado a partir de levantamentos da expedição do Rio Pacuí com participação do CBH Jequitaí e Pacuí e representantes das comunidades da bacia.

Norte de Minas - Projeto Hidroambiental no Pacuí entra para lista de prioridades do CBH‏
Norte de Minas – Projeto Hidroambiental no Pacuí entra para lista de prioridades do CBH‏

 

Para William César Ireno, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Jequitaí, Pacuí e trecho do São Francisco, este é um projeto de suma importância e que está na lista de ações prioritárias do Comitê. É importante que toda a sociedade tenha consciência de que problemas hidroambientais afetam a todos, portanto, somos todos responsáveis direta ou indiretamente, pela solução. “Estamos trabalhando para que o projeto seja executado o mais rápido possível”, diz Ireno.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

O Rio Pacuí percorre distância de 218,95 km até sua foz entre os municípios de Ibiaí e Ponto Chique, onde deságua no São Francisco. De acordo com a Lei Federal nº 6938/1981 (art 4º VIII), a recomposição de áreas degradadas por processos de intervenções humanas são necessárias e obrigatórias. Sua principal finalidade é evitar o agravamento de processos erosivos e o comprometimento dos canais de água, assim como possibilitar a retomada dos recursos hídricos; combater a erosão, promover a revegetação nativa, proteger as nascentes e matas ciliares, e especialmente, contribuir para o aumento da quantidade de água na bacia.

A Bacia Hidrográfica dos rios Jequitai Pacui, compreende uma área de aproximadamente 25.129 km² e uma população de 620 mil habitantes e está inserida nas mesorregiões Central Mineira e Norte de Minas.

O Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Jequitaí, Pacuí e trecho do São Francisco é responsável pelo gerenciamento da unidade de planejamento SF-6, criado através do Decreto nº43.720 de 21 de janeiro de 2004. Acesse o site e saiba mais: www.cbhjequitaiepacui.org.br

Por Mosaico Comunicação

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

VLI abre vagas para programa Jovem Aprendiz em Montes Claros

VLI abre vagas para programa Jovem Aprendiz em Montes Claros

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 8 de dezembro de 2016.VLI abre vagas …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).