Inicio » Montes Claros » Montes Claros – A cidade de Montes Claros vai sediar fase Regional que terá participação de mil atletas e 35 municípios

Montes Claros – A cidade de Montes Claros vai sediar fase Regional que terá participação de mil atletas e 35 municípios

Montes Claros – A cidade de Montes Claros vai sediar fase Regional que terá participação de mil atletas e 35 municípios

A cideade de Montes Claros será sede da Fase Regional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG/2016).

Montes Claros - A cidade de Montes Claros vai sediar fase Regional que terá participação de mil atletas e 35 municípios
Montes Claros – A cidade de Montes Claros vai sediar fase Regional que terá participação de mil atletas e 35 municípios

 

Trata-se do maior e mais importante Programa sócio-esportivo do Governo Estadual.  Nesta etapa, são esperados mais de 1 mil alunos/atletas de 35 municípios que se classificaram nas fases microrregionais do ensino fundamental e médio de escolas públicas e particulares em 280 partidas que serão disputadas.

A regional acontece em seis municípios do Estado, no período de 20 a 26 de junho e a abertura na cidade será ás 19h30min do dia 21 deste mês.  Em Montes Claros, as disputas serão nas quadras e ginásios do Ana Lopes, Praça de Esportes, Colégio Marista, Escola Estadual Hamilton Lopes, Sesi, Sesc, entre outros.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

Os Jogos acontecem em dois módulos. Módulo I, com alunos de 12 a 14 anos (nascidos em 2004, 2003 e 2002) e o Módulo II, de 15 a 17 anos (nascidos em 2001, 2000 e 1999). As modalidades disponíveis nesta tapa são: Peteca, Xadrez, Vôlei de Praia, basquete, futsal, handebol e voleibol, nos naipes masculino e feminino. As modalidades de rugby e skate acontecem em caráter de demonstração na etapa final.

“Estamos nos preparando para bem receber todos os alunos/atletas. Uma grande estrutura está sendo montada para receber todos com carinho, respeito e dignidade. Montes Claros, mais uma vez, se destaca no Esporte e mostra toda a sua potencialidade nas várias modalidades. O trabalho desenvolvido pela Secretaria de Esportes, governos municipal e estadual demonstram o respeito e a credibilidade como é tratado o esporte em nossa cidade”, destacou Mercês Silva, coordenadora local do JEMG e responsável por esta etapa em Montes Claros.

Destaque no Handebol

Montes Claros é o atual campeão estadual do módulo I no Handebol masculino com a equipe do Colégio Padrão. Com a vitória, a equipe garantiu vaga na primeira divisão em 2015 no Campeonato Brasileiro Escolar, sagrando-se vice-campeão da competição.

Os jogos do Handebol serão todos no Ginásio Ana Lopes. A tabela com os confrontos já foram disponibilizadas para as cidades participantes. O Colégio Padrão terá equipes no masculino nos módulos I e II e Colégio Indyu no módulo II. Ainda, o Colégio Padrão no Módulo I feminino.

As etapas do JEMG

A primeira etapa é a municipal e os primeiros lugares de cada modalidade, nos dois módulos, seguem para a segunda etapa, a microrregional, que aconteceu no período de 11 de abril a 29 de maio.

O Estado é divido em 47 microrregiões e cada Superintendência Regional de Ensino − SRE, ligada à Secretaria de Estado de Educação, auxilia no andamento dos Jogos que tem a participação dos 853 municípios. Os primeiros lugares das modalidades coletivas e os quatro primeiros colocados do xadrez levam os alunos-atletas para a 3ª etapa, denominada etapa regional.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

Os jogos reúnem mais de 160 mil alunos, oito mil professores. 16 mil profissionais envolvidos, 3 mil empregos diretos e 8 mil indiretos com cerca de 500 mil espectadores.

A 4ª etapa é a estadual e acontece em dois períodos. Nela disputam os campeões das 6 regionais (modalidades coletivas, atletismo, vôlei de praia e xadrez), incluindo as modalidades badminton, ciclismo, ginástica artística, ginástica rítmica, ginástica de trampolim, judô, luta olímpica, natação, peteca, tênis de mesa e voleibol de praia. Nesta etapa também são realizadas as competições das modalidades paralímpicas: bocha, futebol de 5, futebol de 7, goaball, judô PCD, natação PCD, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado. No período de 11 a 16 de julho acontecem as competições das modalidades individuais e paralímpicas e no período de 1º a 7 de agosto acontecem as competições das modalidades coletivas.

Por Wesley Gonçalves

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Dr. Newton Figueiredo, vice-presidente da ACI, defendeu o resgate do futebol local a partir da campanha

Montes Claros – Ação entre amigos da ACI e CDL em prol do Ateneu

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 7 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).