Inicio » Nacional » Associação oferecia bebês ‘brancos e saudáveis’ na web

Associação oferecia bebês ‘brancos e saudáveis’ na web

Associação oferecia bebês ‘brancos e saudáveis’ na web

Suspeitos arregimentavam famílias interessadas em adotar crianças europeias.

 

Fontana di Trevi. Operação da PF integra conjunto de ações para combater o tráfico de pessoas
Fontana di Trevi. Operação da PF integra conjunto de ações para combater o tráfico de pessoas

 

A Polícia Federal deflagrou ontem a operação Fontana di Trevi para investigar uma associação, com sede em Palmas, no Tocantins, que intermediava a adoção de crianças na internet. O objetivo é reprimir o tráfico internacional de crianças. Policiais cumpriram cinco mandados de busca e apreensão e seis de condução coercitiva, expedidos pela Justiça Federal, em Palmas. Os mandados também foram cumpridos em Ourinhos (SP).

Segundo a PF, as investigações iniciaram após os policiais apurarem a atividade da associação criminosa por meio de um site e de redes sociais. Na internet, a associação investigada – cujo nome não foi divulgado – se apresentava como instituição sem fins lucrativos que atuava na intermediação de adoção de crianças de origem estrangeira. O site foi tirado do ar pela polícia.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

“Essa associação arregimentava famílias interessadas em adotar uma criança de origem europeia. Isso era o que se apresentava no site. As pessoas interessadas pagavam uma taxa para ter acesso aos dados da associação e ali começavam os trâmites no intuito de adotar”, explicou a delegada Janaína Gadelha.

A delegada informou ainda que a associação oferecia “bebês brancos e com aparência saudável”. “As crianças eram de países que não são signatários da convenção de Haia, de 1993, que são Rússia, Quirguistão e Líbano”, explicou. A convenção está relacionada à proteção das crianças e à cooperação em matéria de adoção internacional.

O que também caracteriza a irregularidade dessa associação, segundo a polícia, é que não havia registro nos órgãos de fiscalização e controle relacionados a adoção.

Combate ao tráfico. A polícia informou que a operação Fontana di Trevi faz parte de um conjunto de ações realizadas pela PF para combater o tráfico de pessoas e o contrabando de migrantes. A ação denominada Operação Spartacus III ocorre em todo território nacional e em países da América Latina, durante todo o mês de junho. O nome da operação faz uma alusão à fonte que “realiza” desejos daqueles que nela jogam moedas. Na investigação em curso, a instituição se dispunha a realizar o sonho da adoção daquelas famílias que a ela entregasse valores, como uma “fonte dos desejos”.

Sugestivo

Nome da operação. A polícia informou que o nome da operação, Fontana di Trevi, faz alusão à lenda que envolve a fonte dos desejos em Roma, que se sugere que os desejos daqueles que nela jogassem uma moeda se realizariam.

Denúncia de tráfico subiu 865%

O número de denúncias de casos de tráfico de pessoas cresceu 865% entre 2011 e 2013, segundo relatório do Ministério da Justiça, divulgado no ano passado. O dado passou de 32 casos recebidos pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH) em 2011 para 170 no ano seguinte e para 309 em 2013 – ano que apresenta os números mais recentes.

Em 2013, 91,5% das vítimas com idade informada eram crianças e adolescentes; 73,3% dos casos com sexo informado eram mulheres, e 57,5% dos casos com descrição de cor/raça se referiam a vítimas brancas.

A tendência de crescimento também foi registrada pelo Ligue 180. O volume de denúncias recebidas pelo canal passou de 35 em 2011 para 340 em 2013. Desse total, 64,7% (220 pessoas) relatavam tráfico internacional ou interno para exploração sexual, e 34,11% (116), tráfico internacional ou interno para exploração do trabalho.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Montes Claros – Confira os destaques policiais das últimas 24h

Montes Claros – Confira os destaques policiais das últimas 24h

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 7 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).