Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Audiência pública discute atuação da MCTrans

Montes Claros – Audiência pública discute atuação da MCTrans

Montes Claros – Audiência pública discute atuação da MCTrans

A Câmara Municipal de Montes Claros realizou nessa quinta-feira (16/06/2016), às 8 horas, audiência pública para debater com a sociedade civil os possíveis excessos de infrações aplicadas aos motoristas pela Empresa Municipal de Planejamento, Gestão e Educação em Trânsito e Transportes de Montes Claros (MCTrans).

Montes Claros - Audiência pública discute atuação da MCTrans
Montes Claros – Audiência pública discute atuação da MCTrans

 

Uma das reclamações foi com relação à presença de agentes de trânsito por volta das 23 horas nas proximidades das farmácias na área central, multando quem ali estacionasse, sobretudo na rua Doutor Santos, um dos corredores de ônibus mais movimentados da cidade.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

Para a presidente da MCTrans, Ivana Colen Brandão, a presença de carros estacionados nos corredores dificultam a passagem dos ônibus, atrasando a vida de centenas de trabalhadores, além de não ser permitido por lei parar nesses locais.

– É muito triste para nós da MCTrans estar aqui na Câmara Municipal explicando porque temos que cumprir a lei. A MCTrans trabalha para evitar acidentes e organizar melhor o trânsito da cidade – explicou.

– Não existe a ideia de meta a ser batida por agente de trânsito. Eles existem para disciplinar o trânsito da cidade, autuando aqueles motoristas que insistem em romper com as normas reguladoras. Montes Claros tem em torno de 200 mil veículos, e apenas 3,8% desse total são multados, o que desqualifica o argumento de que existiria uma indústria de multas em Montes Claros. A multa, na verdade, reflete o ato infracional, e é passível de recurso – afirmou Ivana.

MCTrans investe em campanhas

A presidente da MCTrans lembrou que a preocupação com a educação no trânsito deve combinar campanhas educativas com aplicação de multas para os casos onde o motorista é o infrator, já que, se ele tem habilitação para conduzir o veículo, é porque conhece a legislação do trânsito e sabe que tem que cumprir as normas nela previstas. Ainda de acordo com a presidente da empresa, em três anos da atual gestão foram colocadas ou substituídas mais de 6 mil placas de sinalização.

– A MCTrans está instalando uma série de semáforos na cidade e tem desenvolvido campanhas ao longo dos anos para conscientizar os motoristas sobre suas obrigações e direitos no trânsito. Além disso, a formação de uma nova consciência no trânsito é motivo de preocupação da empresa, e para isso adquirimos um semáforo mirim, parte do Projeto ‘Transitolândia’, levado às escolas e empresas para promover a conscientização da importância de se inverter a lógica no trânsito, valorizando mais a vida em detrimento da infração, do comportamento inadequado de quem dirige – concluiu.

Segundo o diretor administrativo da empresa, Gilmar Ribeiro, a MCTrans participou, durante todo o mês de maio, da campanha ‘Maio Amarelo’, movimento mundial que nasceu com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito.

– O Maio Amarelo ajudou a conscientizar os motoristas de que o pedestre é o elemento mais importante do trânsito – completou.

Dados do Conselho Nacional de Trânsito mostram que mais de 60% das infrações no trânsito são provocadas por desrespeito à legislação. Além isso, pesquisa realizada pela empresa Opinion Research Corporation International, mostra que 76% dos motoristas confessam ter o mau hábito de se distrair com outras atividades enquanto dirigem. O uso do celular ao volante apareceu como um dos itens que geraram o maior número de multas, seguido pela falta do uso do cinto de segurança, entre outros.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

MG - Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

MG – Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 5 de dezembro de 2016.MG – Jovem …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).