Inicio » Colunistas » Aldeci Xavier » Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

MEDALHA DA DISCÓRDIA
Não sei se considero trágica ou cômicaa novela que se tornou a escolha do nome para receber a principal comenda do município, que é a Medalha Ivan José Lopes de Honra a Montes Claros, cunhada em ouro, cujo valor é em torno de R$ 8.000, e que é entregue anualmente a uma única pessoa. Faltando nove dias para sua entrega, 3 de julho, data do aniversário da cidade, a novela ainda não chegou ao seu capítulo final. O que vale dizer é que a mesma continua sendo a medalha da discórdia. Até agora, na queda de braço entre situação e oposição, quem perdeu foi justamente a própria Medalha que, pelo menos este ano, não tem mais como brilhar.

DUAS PROPOSTAS
Em coluna de quarta-feira, divulgamos o recebimento de vários e-mails sugerindo nomes para receber a Medalha Ivan José Lopes de Honra a Montes Claros. Citamos padre Henrique Munaiz, que tem reconhecido trabalho social e filantrópico e que tem o apoio de toda sociedade, independentemente inclusive de questões religiosas e políticas. Ontem, durante reunião da Câmara, o seu nome foi apresentado para receber a comenda, mas em cima de um clima nada harmonioso. A indicação recebeu a assinatura da maioria dos integrantes daquela casa, o que vale dizer que se as duas propostas de homenagem forem colocadas em votação, incluindo o delegado Marcelo Freitas, Padre Henrique será o escolhido, mas o constrangimento será inevitável.

QUAL O PRÓXIMO CAPÍTULO
Se hoje fosse perguntado como ficará o final a novela da escolha do nome que receberá a Medalha Ivan Lopes de Honra a Montes Claros, certamente nem os próprios integrantes do legislativo responderiam com certeza. O fato novo é que diante da pressão da bancada da situação, que é maioria, ficou inviável dar sequência à proposta de homenagear o delegado da Polícia Federal, Marcelo de Freitas. Como resultado, o próprio delegado teria ligado para o vereador e agente federal Cláudio Prates para dizer que não mais interessava pela comenda e que, por sugestão do próprio parlamentar, ele oficializaria sua posição. A decisão não coloca fim ao clima de discórdia alimentado naquela casa e, com certeza, será o principal ponto dos pronunciamentos da reunião de terça-feira. Aliás, diante de todo o imbróglio criando em torno da comenda, já nem sei mais se seria conveniente homenagear alguém este ano.

PRESIDENTE DA OAB
Ontem (23), esteve no Norte de Minas o presidente estadual da OAB, Antônio Fabrício de Matos Gonçalves. Pela manhã (9h) aconteceu a inauguração da sala dos advogados em Bocaiuva; às 12h, foi inaugurado o parlatório no presídio de Montes Claros, onde os advogados poderão ter o contato reservado com seus clientes presos, como garantido pela Lei. Conforme informação da assessoria da Ordem, o dirigente da entidade cumpriu ainda compromisso na cidade de Januária, onde participou de reunião com advogados daquela região e, posteriormente, de um almoço.

ALDAIR FAGUNDES
O ex-vereador Aldair Fagundes (PT) já decidiu que volta a enfrentar as urnas nas eleições deste ano. A grande novidade é que ele prejudicará justamente candidatos petistas que estavam contando com o voto de movimentos da igreja católica, principalmente ligadosàs pastorais. Fagundes passa a ser um dos nomes cotados para obter êxito nas urnas dentro da agremiação, diminuindo a chance de muitos que sonham com uma cadeira na Câmara. Aliás, como servidor da Câmara de Montes Claros, sou testemunha de que em sua passagem pelo legislativo local, Aldair teve uma participação exemplar, inclusive de comportamento, ética, respeito e uma boa convivência com os seus colegas de parlamento.

DELEGACIA MÓVEL
Uma das novidades por ocasião da 42ª Expomontes, a ser realizada no Parque de Exposição João Alencar Athayde, em Montes Claros, no período de 1 a 10 de julho, está na área de segurança. Segundo informou o chefe do 11º Departamento da Polícia Civil, delegado Raimundo Nonato, durante todo o evento estará à disposição uma Delegacia Móvel. Trata-se de um ônibus móvel com toda estrutura de uma delegacia, inclusive com selas.

ELEIÇÕES 2018
Nem mesmo aconteceram as eleições deste ano, marcadas para outubro, e já tem político programando sua participação nas eleições de 2018. Este é o caso do deputado estadual Paulo Guedes (PT), que pelo andar da carruagem cumpre seu último mandato como estadual. Além de já ter admitido que não pretende disputar a prefeitura de Montes Claros e nem o legislativo estadual em 2018, Guedes já trabalha pensando em concorrer a uma cadeira na Câmara Federal. A grande novidade é que vem carregando a tiracolo como companheiro de dobradinha o deputado estadual Cristiano Silveira (PT), que foi eleito pela região de São João Del Rey.

Por Aldeci Xavier

Aldeci Xavier
Aldeci Xavier


------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

VLI abre vagas para programa Jovem Aprendiz em Montes Claros

VLI abre vagas para programa Jovem Aprendiz em Montes Claros

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 8 de dezembro de 2016.VLI abre vagas …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).