Inicio » Montes Claros » Montes Claros – A cidade de Montes Claros se prepara para receber Usina Solar

Montes Claros – A cidade de Montes Claros se prepara para receber Usina Solar

Montes Claros – A cidade de Montes Claros se prepara para receber Usina Solar

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Reinaldo Landulfo Teixeira, e o secretário de Ciência, Tecnologia e Gestão de Energia, Guilherme Veloso, receberam nesta semana uma comitiva formada por representantes de diversas entidades para discutir a criação de uma Usina Solar Experimental em Montes Claros, com capacidade de 1 MWp (Um Mega Watt pico).

Montes Claros - A cidade de Montes Claros se prepara para receber Usina Solar
Montes Claros – A cidade de Montes Claros se prepara para receber Usina Solar

 

Entre os participantes estava o presidente da Fundetec (Fundação de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Agropecuária Norte Mineira), Otaviano Pires, o coordenador do Projeto da Mini Usina de Energia Solar da Unimontes, professor Guilherme Guimarães, além de Guilherme Susteras, sócio-diretor da Sun-Sim, uma empresa de energia solar incubada na USP (Universidade de São Paulo). Guilherme, que tem 12 anos de experiência no setor elétrico, citou as diversas características que tornam Montes Claros adequada para receber uma usina solar: “sol abundante, na maior parte do ano, geografia favorável (terrenos planos), e uma economia dinâmica, que consome bastante energia”.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

A comitiva esteve na Unimontes, onde visitou a Mini Usina de Energia Solar da instituição, e também no Distrito Industrial, onde foram conferir o terreno de 13 mil metros quadrados que será doado pelo município para receber a Usina Solar Experimental.

VIATOTAL

ViaTotal

///////////////////////////

Segundo Reinaldo Landulfo, o projeto da Usina prevê que ela será construída pela Sun-Sim, gerida pela Fundetec (que vai desenvolver, inclusive, através de uma empresa incubada, um aplicativo para realizar sua gestão), e terá apoio da Prefeitura, que vai doar o terreno para sua construção. “É um projeto piloto, que vai gerar energia, pesquisa, e capacitar mão de obra em um setor que, em Montes Claros, tem um grande potencial, por suas características climáticas e geográficas”, afirmou.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Norte de Minas - Mirabela recebe encontro de carros antigos neste domingo

Norte de Minas – Mirabela recebe encontro de carros antigos neste domingo

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 10 de dezembro de 2016.Norte de Minas …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).