Inicio » Cultura MOC » Cultura Moc – Orquestra Sinfônica de Montes Claros interpretará clássicos da Jovem Guarda

Cultura Moc – Orquestra Sinfônica de Montes Claros interpretará clássicos da Jovem Guarda

Cultura Moc – Orquestra Sinfônica de Montes Claros interpretará clássicos da Jovem Guarda

Em 1965, o Brasil – em meio a um turbilhão de acontecimentos e sob forte pressão da Ditadura Militar – via surgir uma outra revolução que também marcaria a sua história, agora pelo viés cultural. Nascia a Jovem Guarda, um movimento capitaneado por vários artistas brasileiros, como Erasmo Carlos, Wanderléa, Ronnie Von e Roberto Carlos.

Cultura Moc - Orquestra Sinfônica de Montes Claros interpretará clássicos da Jovem Guarda
Cultura Moc – Orquestra Sinfônica de Montes Claros interpretará clássicos da Jovem Guarda.

 

Para comemorar os mais de 50 anos de história e revolução provocada pela Jovem Guarda, a Orquestra Sinfônica de Montes Claros realizará apresentação especial com reinterpretações das canções que marcaram a época, durante o “Dia do Cooperativismo”, no próximo dia 15 de julho, em Montes Claros, com entrada gratuita.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

O tema foi proposto pela realizadora do “Dia do Cooperativismo”, a Sancoop, e muito bem recebido pela Sinfônica de Montes Claros, que irá apresentar neste concerto grandes clássicos do movimento cultural, que teve início em meados de 1960, com forte influência do rock and roll americano do final dos anos 50.

Já acostumada com estas interações e “conversas” com os diversos estilos musicais – sendo que em 2014, a Orquestra realizou um grande concerto ao som dos Beatles -, os músicos estão em fase de finalização dos ensaios e arranjos, sendo sempre um novo e prazeroso desafio, como destaca a a produtora da Orquestra e responsável pela gestão do Formigueiro Cultural – produtora de gestão cultural de Montes Claros -, Laisa  Bastos. “É sempre um desafio essa integração da música erudita com a popular e, com isso, é feito um trabalho minucioso dos arranjos, para que não se perca as características do estilo, que foi um fenômeno nacional no século XX”.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

A efervescência cultura da época, resultou em um número grande de boas canções, que ainda hoje são reconhecidas. Como não se lembrar, e ainda cantar, músicas como “O calhambeque”, “Eu sou terrível”, “Negro gato”, entre outras. Estas e outras tantas canções estão no repertório do espetáculo especial da Orquestra Sinfônica de Montes Claros. “Será um repertório animado e descontraído, com grandes clássicos que agitaram este movimento cultural que deu origem a uma nova linguagem musical e comportamental no Brasil”, afirma Laisa  Bastos.

Serviço

O evento acontece no dia 15 de Julho, às 19h, no Estacionamento Norte do Montes Claros Shopping Center. A apresentação é gratuita e de classificação livre.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016. Temer sanciona …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).