Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Medalha Ivan Lopes será entregue ao Padre Henrique‏

Montes Claros – Medalha Ivan Lopes será entregue ao Padre Henrique‏

Montes Claros – Medalha Ivan Lopes será entregue ao Padre Henrique‏

A data do dia 03 de julho, quando se comemora o aniversário de Montes Claros, a Câmara Municipal realiza anualmente a entrega da Medalha Ivan José Lopes de Honra a Montes Claros, a maior e mais importante comenda da Casa Legislativa. O homenageado de 2016 é o Padre Henrique Munaiz Puig.

Montes Claros - Medalha Ivan Lopes será entregue ao Padre Henrique‏ Munaiz Puig - Foto Dione Afonso
Montes Claros – Medalha Ivan Lopes será entregue ao Padre Henrique‏ Munaiz Puig – Foto Dione Afonso

 

O missionário é natural da cidade espanhola Pontevedra, região da Galícia. Aos 16 anos abraçou o sacerdócio ao entrar na Companhia de Jesus (Ordem Jesuítas). Chegou ao Brasil em 1956, quando completava 24 anos. Passou pelos estados do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. De volta a Minas, é enviado inicialmente a cidade de Ipatinga e depois, em 1966, a Montes Claros. Residiu primeiramente no Bairro Vila Guilhermina, na Paróquia São Sebastião, e posteriormente no Bairro Cintra.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

Na cidade norte mineira fundou o projeto Fé e Alegria, no Bairro Monte Carmelo, que atende crianças e adolescentes prestando assistência social e educacional no contraturno da escola. Além disso, é fundador do projeto Casa da Juventude São Luiz Gonzaga, no Bairro Cintra, que acolhe jovens que enfrentam problemas com o álcool e as drogas.

Em outras de suas ações o Padre Henrique trouxe, em conjunto com o bispo Dom José Alves Trindade, para Montes Claros as irmãs Carmelitas. Ele foi o fundador da Igreja dedicada à Nossa Senhora da Consolação do Bairro Cintra; fundador da Igreja dedicada à Santa Rita, do bairro Santa Rita; fundador da Igreja dedicada à Nossa Senhora de Lourdes, no bairro de Lourdes; fundador da Igreja dedicada à Nossa Senhora de Fátima do Delfino Magalhães e também trouxe as irmãs Filhas de Jesus; fundador do Colégio São Luiz Gonzaga, referência na Educação de Jovens e Adultos (EJA), no bairro Cintra. Com o mesmo nome, fundou uma escola infantil no Cintra, e outra no bairro Independência.

Medalha

A honraria foi criada através do Projeto de Resolução nº 145/1971, como Medalha de Honra Montes Claros. Em 2002, pela matéria de nº 02/2002, a comenda foi alterada para Medalha Ivan José Lopes de Honra a Montes Claros. A personalidade que dá nome à medalha, o médico Ivan José Lopes, foi presidente da Câmara nos períodos de 1991, 1996 e 1997.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

Ivan José se lançou na política no antigo partido Arena, no qual era filiado na cidade de Arcos. Em 1986, quando se candidatou à Assembleia Legislativa foi convidado a ingressar no PMDB, pelo então prefeito Luís Tadeu Leite. Dois anos depois, já no partido, candidatou-se vereador, sendo eleito para seu primeiro mandato. No ano de 1991 foi presidente da Câmara, em oposição ao prefeito Mário Ribeiro da Silveira. Em 1992 foi reeleito ainda pelo PMDB. Posteriormente filiou-se ao Partido da Frente Liberal (PFL), e se reelegeu para o terceiro mandato em oposição ao Tadeu Leite, que na época exercia o segundo mandato como prefeito de Montes Claros.

Por Jucilene Magalhães sob supervisão de Aldeci Xavier

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

MG - Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

MG – Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 5 de dezembro de 2016.MG – Jovem …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).