Inicio » Cultura MOC » Cultura Moc – Celebração dos 30 anos do Psiu Poético segue no mês de Julho‏

Cultura Moc – Celebração dos 30 anos do Psiu Poético segue no mês de Julho‏

Cultura Moc – Celebração dos 30 anos do Psiu Poético segue no mês de Julho‏

O terceiro ano de celebração dos 30 anos do Salão Nacional de Poesia Psiu Poético vem tomando conta de todo o país. Em 2016 o salão completa três décadas e fecha as comemorações já iniciadas em 2014.

Cultura Moc - Celebração dos 30 anos do Psiu Poético segue no mês de Julho‏
Cultura Moc – Celebração dos 30 anos do Psiu Poético segue no mês de Julho‏

 

No mês de outubro o Tripsiu-30 Anos vai celebrar um dos maiores eventos da literatura e poesia nacional e mundial, consolidando um trabalho sonhado na década de 1980.

Mesmo antes da realização do evento, a poesia que leva o nome de Montes Claros já invadiu diversas cidades do país para mostrar o berro de 30 anos. Um dos locais que celebraram junto com o Psiu foi a capital nacional Brasília, que recebeu no último dia 29 o lançamento do livro Antologia 30 Anos Luz. O evento contou ainda com performances nos corredores da Universidade de Brasília, onde o Psiu galgou os seus primeiros passos nos anos 80.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

Em julho a programação segue intensa. No próximo dia 11, a poesia chega ao bairro Morada do Parque com o evento Poesia de Segunda. Das 20 às 24 horas serão promovidos lançamento de livros, leitura de poemas, performances e microfone aberto. O evento será realizado no Espaço Cultural Bardo Cervejaria.

No dia 15 de julho, as atrações do Psiu seguem para Diamantina, no tradicional Beco da Mota, quando poetas poderão participar com performances durante o Festival de Inverno promovido pela Universidade Federal de Minas Gerais. No dia 22 as comemorações chegam à cidade de Grão Mogol, com intervenções artísticas durante o Festival de Inverno da Universidade Estadual de Montes Claros. Já no dia 26, os 30 anos do Psiu Poético irão ecoar na cidade de Jequitinhonha, durante o 33º Festivale. No dia 29, a viagem é mais longa e o aniversário do salão será comemorado na Casa das Rosas, Espaço Cultural Poeta Aroldo de Campos, em São Paulo.

As comemorações seguem até o dia 4 de outubro, quando o evento será realizado pela 30ª vez em Montes Claros. As homenagens ao salão passam antes pelo Rio de Janeiro, em setembro, além de cidades como João Pessoa, Recife e Maceió.

INSCRIÇÕES ABERTAS Foram abertas no dia 1º e seguem até o dia 19 de agosto as inscrições para quem deseja expor poemas na 30ª edição do festival. Os interessados poderão inscrever de um a três poemas, digitados ou trabalhados de forma artesanal. Para aqueles que quiserem fazer a inscrição online, o texto deverá ser enviado em documento de formato PDF para o e-mail [email protected] .

Os trabalhos também poderão ser enviados por correio para o Centro de Educação e Cultura “Dr. Hermes de Paula” – Biblioteca Pública Municipal “Dr. Antônio Teixeira de Carvalho” – 30º Salão Nacional de Poesia Psiu Poético – Praça Dr. Chaves, 32 – Centro – Montes Claros/MG – CEP: 39.400-005. Além disso, os poemas também poderão ser levados pessoalmente ao mesmo endereço.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

O salão é promovido pelo grupo de literatura e teatro Transa Poética e conta com o apoio da Prefeitura de Montes Claros. Na lista de homenageados para 2016 figuram nomes como os dos poetas Adilson Cardoso (Colunista do Jornal Montes Claros), Evely Júlia, Cláudio Bento, Waldemar Euzébio, Ronald Augusto da Costa, Conceição Evaristo e Cristiane Sobral.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

De compra pela internet a mesada, veja opções de uso do cartão pré-pago internacional ZenCard MasterCard

De compra pela internet a mesada, veja opções de uso do cartão pré-pago internacional ZenCard MasterCard

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 7 de dezembro de 2016.De compra pela …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).