Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Audiência Pública discutirá implantação da APAC‏

Montes Claros – Audiência Pública discutirá implantação da APAC‏

Montes Claros – Audiência Pública discutirá implantação da APAC‏

A Câmara Municipal de Montes Claros realiza Audiência Pública nesta sexta-feira (08/07/2016), por meio da Comissão de Segurança e Direitos Humanos, para debater ações a serem implantadas na Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Montes Claros (APAC).

Montes Claros - Audiência Pública discutirá implantação da APAC‏Montes Claros - Audiência Pública discutirá implantação da APAC‏
Montes Claros – Audiência Pública discutirá implantação da APAC‏

O método da Associação, criado em 1974 e presente em vários estados brasileiros, tem por objetivo humanizar o cumprimento da pena, visando a inclusão e justiça social e melhorando as condições dos presídios. A proposta é um presídio sem policiais, que propicie ao recuperando a oportunidade de aprender um ofício e trabalhar dentro da própria instituição.

Em 2013, a entidade firmou parceria com o Poder Executivo para a construção de uma unidade em Montes Claros. O terreno cedido corresponde a quase 20 mil m², no Bairro Jardim Olímpico. O projeto arquitetônico previa uma área construída de 2343 m², com três alas (fechado, semiaberto e aberto). Além disso, no restante do terreno os internos desenvolveriam atividades como plantação de hortas e oficinas.

Com o objetivo de fomentar a implantação da associação, foram convidados para o debate público o prefeito em exercício, José Vicente Medeiros, Secretaria de Defesa Social, deputados, juízes, promotores, representantes das Polícias Militares e Civil, da OAB, dos presídios, da Pastoral Carcerária, da APAC e dos cursos de Direitos da cidade.

A audiência terá início às 15h30, no novo Plenário da Câmara de Vereadores.

APACs

Em Minas Gerais, já são 40 unidades. A cidade de Itaúna, região Central do Estado, é pioneira na adesão da metologia apaquiana nos anos de 1980. Nela, os índices de recuperação têm alcançado um percentual de 92% do total de detentos nos últimos anos.

Segundo a Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS), uma vaga nos estabelecimentos construídos para abrigar os recuperandos de APAC custa 1/3 (um terço) do valor da vaga de uma penitenciária dedicada ao sistema comum. E ainda, atualmente existem 114 escolas dentro das unidades prisionais e APACs, e cerca de 8000 presos estudam.

A metodologia é regida pela aplicação de 12 elementos: participação da comunidade; recuperando ajudando o recuperando; trabalho; religião; assistência jurídica; assistência à saúde; valorização humana; a família; o voluntário e sua formação; Centro de Reintegração Social – CRS; mérito; jornada de libertação com Cristo.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Montes Claros - PM procura por autores de roubo a posto de saúde no bairro Morada do Sol

Montes Claros – PM procura por autores de roubo a posto de saúde no bairro Morada do Sol

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 9 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).