Inicio » Cultura NM » Norte de Minas – Artesanato em Movimento leva artesãos para a Feneart, em Recife

Norte de Minas – Artesanato em Movimento leva artesãos para a Feneart, em Recife

Norte de Minas – Artesanato em Movimento leva artesãos para a Feneart, em Recife

Cerca de 300 artesãos do Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha e da região do Médio São Francisco participam do evento.

Norte de Minas - Artesanato em Movimento leva artesãos para a Feneart, em Recife
Norte de Minas – Artesanato em Movimento leva artesãos para a Feneart, em Recife

Começa nesta quinta-feira (08/07/2016) e segue até o dia 17 a 17ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato – Feneart, no Centro de Convenções de Pernambuco, na capital Recife. O Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais – Idene participa do evento, por meio do programa Artesanato em Movimento, com cerca de 300 artesãos do Vale do Jequitinhonha, Norte de Minas e da região do Médio São Francisco.

No estande do sistema Sedinor/Idene estão expostos, em 60 metros quadrados, peças selecionadas pelo Centro de Artesanato Mineiro – Ceart, que também dará apoio no gerenciamento do evento. A entre o Sistema Sedinor/Idene e o Ceart visa a fomentar o segmento para a geração de renda e divulgação da cultura da região de abrangência da Secretaria.

O diretor-geral do Idene, Ricardo Campos, afirmou que o apoio é importante para que os artesãos possam ganhar mercado em outras regiões do Brasil e do mundo. “A região produz excelentes, criativos e diversificados trabalhos que precisam ganhar visibilidade para serem comercializados. Feiras como a Feneart são uma excelente oportunidade para os artesãos fomentarem seus negócios”, afirmou.

Para a artesã de Taiobeiras, Cláudia Miranda, a expectativa de comercialização na feira é a melhor possível. “O artesanato do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha está cada dia melhor. Temos evoluído no nosso trabalho com o apoio do Sebrae, do Idene, do MDS, e esperamos vender muito aqui em Recife”, disse.

Os destaques ficaram para os artesãos dos municípios Araçuaí, Capitão Enéas, Caraí, Chapada do Norte, Cônego Marinho, Curvelo, Datas, Diamantina, Januária, Minas Novas, Pedras de Maria da Cruz, Taiobeiras e Turmalina.

De acordo com a gerente do programa Artesanato em Movimento, Marina Magalhães, as participações em feiras e eventos são muito importantes. “É uma forma de incentivar e comercializar os produtos, além de levar a nossa cultura para outros estados”, concluiu.

A Fenearte é uma das mais importantes feiras do país e deve receber cerca de 300 mil visitantes de vários estados brasileiros e do mundo. Com investimento de R$ 5 milhões, geração de mais de três mil vagas de empregos temporários, a expectativa é de movimentação financeira superior a R$ 40 milhões.

Programa Artesanato em Movimento

Dirigido aos municípios da área de abrangência do Sistema Sedinor/Idene, as políticas para o artesanato visam à promoção dos canais de comercialização dos produtos artesanais e inserção no mercado. A finalidade é contribuir para o reforço da imagem e identidade do artesanato do Norte e Nordeste de Minas Gerais. Com apoio na promoção e na comercialização em feiras e eventos, o programa fomenta a abertura de novos mercados, criando demandas e fortalecendo a atividade.

Horário de Funcionamento da Feira:

Dia 08 (sexta) – das 14 às 22 horas;

Dia 09 (sábado) – das 10 às 22 horas;

Dia 10 (domingo) – das 10 às 22 horas;

Dia 11 (segunda) – das 14 às 22 horas;

Dia 12 (terça) – das 14 às 22 horas;

Dia 13 (quarta) – das 14 às 22 horas;

Dia 14 (quinta) – das 14 às 22 horas;

Dia 15 (sexta) – das 14 às 22 horas;

Dia 16 (sábado) – das 10 às 22 horas;

Dia 17 (domingo) – das 10 às 22 horas.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

O responsável pela cirurgia o neurocirurgião César Felipe Gusmão Santiago

Montes Claros – Santa Casa de Montes Claros realiza cirurgia inédita para retirada de tumor cerebral

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 9 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).