Inicio » Minas Gerais » MG – Minas Gerais perde 38% das cidades com potencial turístico

MG – Minas Gerais perde 38% das cidades com potencial turístico

MG – Minas Gerais perde 38% das cidades com potencial turístico

Minas Gerais passou a ter 285 cidades classificadas como turísticas pelo governo federal.

MG - Minas Gerais perde 38% das cidades com potencial turístico
MG – Minas Gerais perde 38% das cidades com potencial turístico

 

O Mapa do Turismo Brasileiro mostrou que os novos critérios adotados para que o município permaneça na lista podem ter influenciado no resultado. No último levantamento do Ministério do Turismo, de 2013, havia 466 cidades do Estado. A queda foi de 38%.

VIATOTAL

ViaTotal

///////////////////////////

Por meio da assessoria de imprensa, a pasta informou que os novos critérios avaliados foram a existência de um órgão que gerencie o turismo na cidade, recursos para o setor previstos na lei orçamentária anual e a assinatura de um termo de compromisso com o ministério.

Embora num primeiro momento a queda do número de cidades mineiras no mapa cause um impacto negativo, o secretário-adjunto de Turismo do Estado, Gustavo Arrais, afirma que a mudança foi positiva. Para ele, o potencial turístico vem do mercado e não das associações e do governo. “As cidades que não entraram no mapa não estão definitivamente excluídas. Elas podem entrar novamente. Será feito um trabalho de fomento em cima delas”.

2.175 cidades brasileiras passaram a integrar o Mapa do Turismo; o levantamento de 2013 classificava 3.345, uma queda de 35%

Estímulo

Anderson Rocha, presidente do Belo Horizonte Convention e Visitors Bureau, acredita que a queda do número de cidades com potencial turístico verificada em todo o país é um estímulo para a profissionalização do setor.

Apesar de não ter tido acesso aos critérios utilizados pelo Ministério do Turismo para compor o mapa, ele afirma se tratar de um processo natural. “Não é algo que abale a política pública de Minas na área. Vejo como uma readequação que precisa ser melhor avaliada e pode ser até mesmo um estímulo para alguns municípios buscarem essa requalificação”, observa Anderson.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

Ferramenta

O Mapa do Turismo é uma ferramenta de gestão, que permite direcionamento de políticas públicas para o setor, permitindo a aplicação de recursos onde há possibilidade de maior ganho para a área.

Para o ministro interino do Turismo, Alberto Alves, o redimensionamento contribui para melhorar a capacidade do Ministério do Turismo de atuar de forma coordenada. “Com um mapa mais enxuto e que retrata de forma mais fiel a oferta turística brasileira, poderemos focar nossos esforços e otimizar nossos resultados”, afirmou.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

VLI abre vagas para programa Jovem Aprendiz em Montes Claros

VLI abre vagas para programa Jovem Aprendiz em Montes Claros

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 8 de dezembro de 2016.VLI abre vagas …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).