Inicio » Cultura NM » Cultura NM – 3º Festival de Inverno de Grão Mogol começa na próxima terça-feira

Cultura NM – 3º Festival de Inverno de Grão Mogol começa na próxima terça-feira

Cultura NM – 3º Festival de Inverno de Grão Mogol começa na próxima terça-feira

A partir do próximo dia 19, o município de Grão Mogol será a principal referência das manifestações culturais do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha, com a realização do 3º Festival de Inverno.

Grupo de Maracatu - Foto: Alberto Sena
Grupo de Maracatu – Foto: Alberto Sena

 

Na programação, seis dias de atividades esportivas, ações de extensão, apresentações musicais e o intercâmbio entre as 14 cidades que compõem o Circuito do Lago de Irapé: lugares com diversidade no patrimônio histórico-cultural e nas riquezas naturais.

A Universidade Estadual de Montes Claros é parceira da Prefeitura de Grão Mogol na realização do evento, que conta com o apoio do Governo do Estado. No âmbito da Unimontes, as atividades são organizadas pela Pró-Reitoria de Extensão por meio das Coordenadorias de Extensão Cultural, Extensão Comunitária e de Apoio ao Estudante (CAE).

PUBLICIDADE

///////////////////////////

A abertura oficial do evento será na próxima terça-feira, dia 19/7, às 19 horas, no presépio natural “Mãos de Deus”, com apresentação da Banda de Música de Grão Mogol, seguida pela “Seresta ao Luar” – pelas ruas antigas da cidade.

A partir do dia 20, acontecem as oficinas de dança, mostra de fotografias, palestras e lançamento de livros na Casa da Cultura, no centro histórico. Os shows musicais serão na Praça Coronel Janjão.

FESTIVAL DA CANÇÃO

Outra atração para quem visitar a cidade está no 3º Festival da Canção Circuito Lago de Irapé, com uma premiação de R$ 15 mil, com dois dias de apresentações na Praça Beira Rio. As 14 músicas pré-selecionadas serão mostradas no dia 22 e as sete finalistas, escolhidas pelo júri especial, voltarão ao palco no dia seguinte. Serão premiados os cinco primeiro lugares, sendo R$ 5 mil para o campeão. A temática neste ano é “O Lago Canta sua Música e Conta sua História”.

A programação do Festival de Inverno conta, ainda, com concursos de moda de viola, exposições, apresentações de teatro, passeios em trilhas naturais, circuito de mountain bike (“Bike Trilha”) e o encontro de motociclistas – “III MotoFest” –, além do II Encontro de Carros Antigos (dias 23 e 24/7).

AÇÕES DE EXTENSÃO

Como em todos os anos, o Festival de Inverno recebe ainda atividades de extensão direcionadas à comunidade local. Nesta edição, a Unimontes fez parceria com a Faculdade de Ciência e Tecnologia de Montes Claros (Facit) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) Haverá campeonatos de robótica e feiras tecnológicas envolvendo alunos de escolas públicas das cidades da região.

Trinta alunos inscritos no Projeto Unimontes Solidária estarão nas praças e no mercado municipal para coordenar oficinas de jogos e brincadeiras para as crianças, além de orientação ao público em geral nas áreas de saúde, educação, cidadania e Direito. Serão feitas campanhas contra diabetes, hipertensão arterial, além de palestras (alimentação saudável, doenças sexualmente transmissíveis, mercado de trabalho, etc). Na área ambiental, os acadêmicos vão organizar ações de cunho ambiental. 

SERVIÇO

FESTIVAL DE INVERNO

Local: Grão Mogol

Data: 19 a 24 de julho

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

MG - Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

MG – Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 5 de dezembro de 2016.MG – Jovem …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).