Inicio » Colunistas » Aldeci Xavier » Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

TRANSPORTE ESCOLAR

Eu me recuso a acreditar em nota divulgada pelo Governo do Estado de que vai pagar daqui a 15 dias, um mês, as parcelas atrasadas do transporte escolar aos municípios do Norte de Minas, e que o governador Pimentel estava empreendendo todo esforço para tentar liberar mais duas parcelas. Também é curiosa a divulgação de que a Amams organizou uma caravana de prefeitos para reunir no Palácio Tiradentes com o subsecretário de Governo, Marcos Antônio Viana Leite, para discutir o assunto. Se não bastasse, deixou claro que, no primeiro momento, empenha para atender a saúde no Estado, que vai de mal a pior. Resultado, é que tudo fica como está e certamente, a esta altura do campeonato, nem as entidades que representam os municípios e nem os prefeitos têm coragem suficiente para empreender movimento no sentido de exigir que o Governo cumpra seu papel.

SOLDADO DO PARTIDO

A exemplo do que ocorreu quando foi escolhido para ser o companheiro de chapa de Ruy Muniz na disputa majoritária, o prefeito em exercício José Vicente Medeiros deixa claro que se coloca alheio às discussões mais acirradas em relação à participação do PMDB no processo sucessório de Montes Claros. Como, por lei, não poderá disputar na majoritária como candidato a vice-prefeito, ele entende que restará colocar seu nome à disposição como prefeito, mas entende que a decisão deve ser feita pensando no partido. De forma despretensiosa, salienta que o único compromisso é caminhar com o partido.

SEM QUALQUER CHANCE

É comum que no período que antecede as convenções, os partidos apresentem nome de pré-candidatos na disputa majoritária até para que tenham chances maiores de negociação com outras agremiações. Agora mesmo estamos vendo, inclusive companheiros de imprensa, divulgar o nome do ex-presidente da OAB de Montes Claros, Álvaro Guilherme, como candidato a prefeito pelo PSC. Aliás, a direção da agremiação tem jurado de pés juntos que terá candidato próprio a prefeito. Especificamente no caso do advogado Álvaro Guilherme, nem de longe quero acreditar que tal proeza passa pela sua cabeça. Apesar do ser um jovem inteligente e preparado, entendo que não faz parte do mundo político. Além de a brincadeira ser cara, ele não tem uma vida política capaz de permitir que em 45 dias de campanha tenha êxito. Aliás, se pensa entrar na política eleitoral, poderia se arriscar como candidato a vereador e, quem sabe, consiga o apoio pelo menos dos seus colegas da OAB local.

CONVENÇÕES

Pelo andar da carruagem os principais partidos da região estão marcando para o dia 5 de agosto a data de suas convenções. A decisão de escolher o prazo final se deve à maior possibilidade de acordo e evitar que o acordado seja desfeito. Em Montes Claros, todos os partidos com interesse em fazer parte da disputa majoritária já definiu o dia cinco como data da convenção.

IMPRENSA E AS ELEIÇÕES

Muitos candidatos em dúvidas em relação até onde os profissionais de imprensa terão liberdade para comentários relacionados com os candidatos as eleições deste ano, principalmente opinião favorável ou até mesmo contrária. Vale lembrar que o último dia de convenção é 5 de agosto e já no dia 6, a lei que regulamenta o comportamento da imprensa já estará em vigor. É preciso saber que os profissionais que trabalham em emissoras de rádio ou de televisão estão impedidos de tais comentários, por ser concessão pública. No caso específico dos profissionais de blogs e jornais estarão livres para emitir opinião. É o caso deste jornalista, que no decorrer do processo costuma apresentar a situação das principais candidaturas, tanto na majoritária como na proporcional.

A NOVELA ATHOS

Pelo andar da carruagem a novela envolvendo o PT de Sued Botelho e o Rede de Athos Avelino, não tem data para selar o casamento. Tudo indica que, se acontecer, será somente no dia 5 de agosto, prazo final das convenções. São duas as razões: a primeira é que dentro do ninho petista as lideranças estão com um pé na frente e outro atrás, com Avelino que, segundo eles, quando prefeito, não cumpriu todos os compromissos firmados. De mais a mais, não estão convictos de que o ex-prefeito esteja de fato em condições de ser candidato, já que para alguns existe o entendimento que ainda não completou os oito anos de sua condenação dentro do “Ficha Limpa”. Alega que o documento apresentado é da Justiça local e torna-se necessário uma consulta mais apurada junto ao TSE.

Por Aldeci Xavier

Aldeci Xavier
Aldeci Xavier

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

O responsável pela cirurgia o neurocirurgião César Felipe Gusmão Santiago

Montes Claros – Santa Casa de Montes Claros realiza cirurgia inédita para retirada de tumor cerebral

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 9 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).