Inicio » Cultura NM » Cultura NM – Brasília de Minas comemora neste fim de semana 122 anos

Cultura NM – Brasília de Minas comemora neste fim de semana 122 anos

Cultura NM – Brasília de Minas comemora neste fim de semana 122 anos

Neste fim de semana começa o 8º Festival do Beiju e Culturas Tradicionais de Brasília de Minas.

Cultura NM - Brasília de Minas comemora neste fim de semana 122 anos
Cultura NM – Brasília de Minas comemora neste fim de semana 122 anos

 

O festival antecede as comemorações de 122 anos do município, comemorado em 26 de julho. O VIII Festival do Beiju e Culturas Tradicionais será realizado na Praça da Matriz e na Casa de Cultura Contendas, a partir das 18 horas.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

Brasília de Minas tem uma cultura muito rica, com raízes tanto na cultura tradicional e folclórica, quanto nas manifestações artísticas mais modernas. Para comemorar essa importante data, de 122 anos da cidade, vamos unir todas essas manifestações culturais, reunindo o povo brasilminense em torno de sua própria história – ressalta o prefeito Jair Oliva Júnior.

Nesta sexta-feira, às 20h, tem o espetáculo Titetê In ConSerto, na Casa de Cultura Contendas. Na Praça da Matriz, tem show com o grupo Tiri Trio, às 21h30, e com a dupla Alex e Rafael, a partir das 23h. Além dos shows musicais, a partir das 18 horas, as barracas de bebidas e comidas típicas estarão funcionando para receber os brasilminenses e visitantes. Durante toda a semana, até o dia 25, serão realizadas diversas atividades culturais.

– Toda a programação é gratuita e contamos com a participação de todos, para comemorar o aniversário da nossa cidade – convida Ricardo Simões, secretário municipal de desenvolvimento, Cultura e Juventude.

BRASÍLIA DE MINAS

A primitiva povoação tem origem no desmembramento freguesia de Morrinhos, a mais antiga da margem do rio São Francisco. Com o desmembramento, é criada a paróquia de Sant’Ana de Contendas. A história conta que esta denominação se deve às desavenças entre os habitantes sobre a escolha do local onde seria construída a igreja.

O Arraial de Contendas foi elevado à vila em 1890. Em 1901, passou a ser chamada Vila de Brasília e, em 1923, teve o nome reduzido para Brasília. Com a transferência da Capital da República para o Planalto Central, conforme historiadores do Município, a cidade cedeu gentilmente seu nome para a futura capital, em um acordo político entre o presidente Juscelino Kubitschek e o então prefeito, Dr. Cassiano Alves de Oliveira.

Para não abrir mão totalmente do nome, decidiu-se, em 1962, através da Lei 2.694, apenas acrescentar o adjunto ‘de Minas’, se tornando Brasília de Minas.

Vizinho a dos municípios de Luislândia, Mirabela e Japonvar, Brasília de Minas se situa a 54 km a Sul-Leste de São Francisco a maior cidade nos arredores, O município é composto por cinco distritos: Fernão Dias, Vila de Fátima, Angicos de Minas, Retiro de Santo Antônio e Vargem Grande.

Um dos principais atrativos turísticos da cidade é a barragem de São Lourenço, propícia para a prática de esportes.


------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

MG - Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

MG – Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 5 de dezembro de 2016.MG – Jovem …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).