Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Vítimas de mordidas de animais devem procurar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde‏

Montes Claros – Vítimas de mordidas de animais devem procurar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde‏

Montes Claros – Vítimas de mordidas de animais devem procurar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde‏

Os moradores de Montes Claros vítimas de mordidas de animais (normalmente cães, mas também gatos, macacos e até morcegos) tinham, até bem recentemente, como referência neste tipo de atendimento o Hospital Universitário Clemente de Faria (HU). Porém, há cerca de um mês, a orientação mudou, e todos os pacientes mordidos por animais devem, agora, procurar para o primeiro atendimento a Atenção Primária, ou seja, a Estratégia de Saúde da Família (ESF) mais próxima da residência do morador.

Montes Claros - Vítimas de mordidas de animais devem procurar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde‏
Montes Claros – Vítimas de mordidas de animais devem procurar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde

 

São nas ESFs que as vítimas receberão atendimento médico e também encaminhamento para as Salas de Vacinação do Município, quando for o caso. Apenas casos mais graves serão encaminhados para o HU, para a realização de sutura e aplicação do soro antirrábico. Outros casos receberão apenas algumas doses da vacina antirrábica, dependendo da extensão do ferimento, sendo que em algumas situações a aplicação da vacina nem é necessária.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

Ainda assim, a recomendação da Secretaria de Saúde é que todas as pessoas vítimas de mordidas de animais procurem atendimento, já que o Ministério da Saúde disponibiliza as vacinas para os municípios baseado no número de notificações.

Em 2015, foram realizados 1961 atendimentos de pacientes vítimas de mordidas de animais no município.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

RAIVA – A raiva é uma doença infecciosa que afeta os mamíferos causada por um vírus que se instala e multiplica primeiro nos nervos periféricos e depois no sistema nervoso central e dali para as glândulas salivares, de onde se multiplica e propaga.

A transmissão dá-se do animal infectado para o sadio através do contato da saliva por mordedura, lambida em feridas abertas, mucosas ou arranhões. Infectando animais homeotérmicos, a raiva nas áreas urbanas tem como principal agente o cão, seguido pelo gato; em zonas silvestres, se dá principalmente por lobos, raposas, coiotes e nos morcegos hematófogos.

Até 2006 apenas 6 casos de cura entre humanos foram registrados, dos quais 5 haviam recebido o tratamento vacinal pré e pós-exposição e somente um, em 2004, parece não haver recebido estes cuidados. (Fonte: Wikipedia)

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

MG - Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

MG – Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 5 de dezembro de 2016.MG – Jovem …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).