Inicio » Colunistas » Aldeci Xavier » Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

 

UM OLHO NA URNA E OUTRO EM RUY
De dois meses para cá, temos comentado reiteradas vezes que o processo político em Montes Claros não evoluiu depois que o prefeito Ruy Muniz foi afastado de suas funções. Hoje, em plena véspera das convenções, fica mais evidente que todos os candidatos na disputa majoritária estão com um olho na urna e outro em Ruy. Talvez a única pré-candidatura que foi mantida neste período foi a do ex-deputado Humberto Souto (PPS), que também encontra dificuldade na escolha de um vice, apostando ficha única num entendimento com o PP de Gil Pereira, depois que recebeu um não do ex-prefeito Athos Avelino.

RUY TAMBÉM É REFERÊNCIA PARA O PT
As reuniões que ocorreram este final de semana, especificamente a realizada na manhã de sábado (23) pelo PT, também evidencia de forma clara que o prefeito afastado Ruy Muniz tem sido usado como referência. A agremiação que havia selado compromisso com o Rede Sustentabilidade, inclusive lançando a chapa Athos Avelino/Sued Botelho, hoje já não sustenta mais a proposta e alega que, a começar pela direção nacional, todos estão exigindo a candidatura do deputado estadual Paulo Guedes (PT), que também já começa novamente a se entusiasmar com o projeto. Na prática, Guedes sempre teve vontade de voltar às urnas na disputa majoritária em Montes Claros. Entretanto, a boa avaliação de Muniz junto ao eleitorado e os últimos acontecimentos envolvendo o seu partido, aliado à situação do governo Fernando Pimentel, têm sido o principal impedimento para tocar o projeto, já que não sabe o que pode acontecer nas vésperas do pleito deste ano.

CASAMENTO SEM AMOR
A decisão do PT de Montes Claros de colocar o acordo com Athos Avelino (Rede) em stand by não é nenhuma surpresa. É o que chamamos de conveniência. No quadro petista o único nome capaz de disputar de fato a eleição com candidatos como Humberto, Ruy, Gil e Jairo seria Paulo Guedes. A impossibilidade colocaria em risco a própria eleição de vereadores. Desta forma, viu na proposta do Rede uma alternativa de, pelo menos, participar com visibilidade do processo. Com a pressão em cima do deputado Guedes, o acordo volta ao estágio inicial de negociação. Por sua vez, não é nenhum segredo afirmar que o Rede não tem tempo, espaço ou dinheiro para enfrentar o pleito, e o casamento com o PT, mesmo sem a amor, fica bom para todos.

CARNE E UNHA
Em política, a maneira mais simples de analisar o posicionamento dos atores do processo ou dos partidos é tomando como base o comportamento histórico. O exemplo claro é o Rede Sustentabilidade que, pelas votações no Congresso Nacional e pelos acordos que vem realizando nas principais cidades do país, mostra que, hoje, o partido é um apêndice do PT. Além da votação das questões relacionadas com o impeachment da presidente Dilma e do caso Eduardo Cunha, as alianças por todo o Brasil mostram este retrato. Por mais que se esforce, a líder maior do Rede, Marina Silva, não esconde que continua com um pé dentro do PT. Indagando um dos coordenadores do partido em Montes Claros e no Estado sobre a ligação das duas agremiações, este justificou: É porque o partido é formado por maioria de ex-petistas. Então tá!

CORAÇÃO DE JESUS
No último sábado, em Coração de Jesus, os partidos PR, PP, Solidariedade e PEN realizaram convenção conjunta, quando homologaram a chapa com Robson Adalberto Mota Dias (PR) como candidato a prefeito, e José Tarcísio Rocha (PEN) como vice. Também foi formado um chapão, com 30 candidatos a vereador.

CONVENÇÕES
Vários leitores querendo saber como anda a programação das convenções em Montes Claros, marcadas para acontecer na próxima semana. Na próxima quarta-feira (03), está prevista a convenção do PMN, de 14h às 18h, no prédio antigo da Câmara Municipal. Na quinta-feira (04), das 14h às 21h, também no prédio antigo da Câmara, será a convenção do PSDC. Ainda no 04, o PSD, PRB, PTC e o PSB também realizarão suas convenções, o Gold Eventos (Praça Doutor João Alves, 120). Na sexta-feira (05), prazo final para as convenções, acontece, no prédio antigo, das 8h às 12h, a convenção PDT, e das 13h às 18h, a do PHS. No novo prédio, na rua Urbino Viana, neste mesmo dia, das 8h às 18h, será a convenção do Democratas e PSDB, e das 18h às 21h, a do PPS.

Por Aldeci Xavier

Aldeci Xavier
Aldeci Xavier

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

VLI abre vagas para programa Jovem Aprendiz em Montes Claros

VLI abre vagas para programa Jovem Aprendiz em Montes Claros

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 8 de dezembro de 2016.VLI abre vagas …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).