Inicio » Colunistas » Aldeci Xavier » Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

Olimpíadas ou Olim-piadas?

Austrália, Argentina, Suécia, e agora quem mais?

Qual será a próxima delegação a detonar as instalações mal acabadas, feitas para alojar os mais de 10.500 atletas que correrão em busca de medalhas nas Olimpíadas do Rio2016?

As obras inacabadas do complexo da Vila Olímpica nos fazem repensar sobre qual o valor e o sacrifício de sediar um evento mundial para o país que o faz. A que preço se é mostrado para no mínimo 2 bilhões de pessoas em todo o planeta, ficando em evidência 30 dias para o crivo e a análise de telespectadores esparramados pelo mundo.

O valor final dos gastos com a realização dos Jogos Olímpicos, somando as três parcelas, estava previsto em R$ 37,5 bilhões, dos quais 58% foram bancados pela iniciativa privada por meio de patrocínios ou por Parcerias Público-Privadas (PPPs). Se comparado com a Olimpíada anterior (Londres 2012) os gastos não foram tão maiores assim, uma vez que os ingleses usaram R$ 33 bilhões para realizar seu evento.

Mesmo assim, não se justifica que, faltando pouco menos de 10 dias para a abertura dos jogos, os principais astros do evento não encontrem acomodações em condições de recebê-los para a concentração que tem como objetivo a disputa mundial dos esportes.

Todavia, algo tem que ser analisado.

O Brasil não é o único privilegiado com problemas para a realização dos jogos olímpicos. Outras cidades também tiveram seus quinhões.

O caso de sede problemática mais recente foi na Rússia, nos jogos de inverno em 2014. Na ocasião houve várias reclamações sobre instalações em terras protegidas, pontes e obras feitas por sindicatos criminosos, lixo ilegal, água contaminada, legislação anti-gay e crimes de ódio e cães vira-latas por todos os lugares. Mas os jogos foram um sucesso.

Berlim em 1936 teve Hitler.

Em 1956 Líbano, Egito e outros países boicotaram as Olimpíadas de Melbourne, por causa da Crise de Suez.

Em 1980 mais de 60 delegações, incluindo os EUA, boicotaram os jogos em Moscou, como protesto pela invasão soviética ao Afeganistão. Nos Jogos seguintes, em Los Angeles 1984, a URSS e outros 14 países aliados, devolveram o favor e também boicotaram.

Não podemos esquecer que em 1972, durante as Olimpíadas de Munique, Alemanha, houve um ataque terrorista onde 11 atletas israelenses foram assassinados e ainda assim o então presidente do Comitê Olímpico Internacional afirmou que os jogos deveriam continuar. E nos jogos seguintes, Montreal 1976, tem décadas de dívidas contraídas pelo Canadá.

Em 1996, em Atlanta, houve problema com a bandeira do estado da Geórgia que contém o símbolo dos Confederados (emblemas altamente ligados a guerra civil americana e o racismo). As instalações do arco e flecha ficaram no mesmo lugar que nasceu a Klu Klux Klan moderna e esculturas dos heróis confederados Jefferson Davis, Robert E. Lee and “Stonewall” Jackson.

Pequim, em 2008 e, futuramente 2015, levanta a questão da importância do respeito de um país aos direitos humanos para o COI.

Segurança também foi um problema em Atlanta, quando uma bomba no Parque Centenário Olímpico matou uma pessoa e feriu varias. E em Londres, 2012, ameaças terroristas eram tantas que terminou sendo responsável por manter os espectadores longe da cidade.

Então, embora não vejamos com bons olhos o atraso nas obras do Rio de Janeiro, podemos e devemos confiar que a realização dos jogos olímpicos sairá tão boa quanto os demais países em que ocorreram.

O Brasil não é o melhor e nem será o pior país onde elas ocorreram.

A presidente afastada Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiram não comparecer à cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, disseram um auxiliar de Dilma e a assessoria de imprensa do ex-presidente nesta terça-feira, um dia depois de a petista afirmar em entrevista que não teria um papel de coadjuvante em relação ao presidente interino Michel Temer.

Dilma, que enfrenta um processo de impeachment que pode confirmar Temer como seu sucessor daqui a um mês, foi convidada, assim como Lula, a ir ao Maracanã, onde Temer declarará os Jogos abertos no dia 5 de agosto.

Por Aldeci Xavier

Aldeci Xavier
Aldeci Xavier

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016. Temer sanciona …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).