Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Emissão de CPF na Certidão de Nascimento já é realidade na Santa Casa de Montes Claros

Montes Claros – Emissão de CPF na Certidão de Nascimento já é realidade na Santa Casa de Montes Claros

Montes Claros – Emissão de CPF na Certidão de Nascimento já é realidade na Santa Casa de Montes Claros

Desde o dia 19 de julho, os bebês nascidos na Maternidade Irmã Beata, da Santa Casa de Montes Claros já recebem alta do hospital portando mais um documento, número do CPF – Cadastro de Pessoa Física, impresso na Certidão de Nascimento, de forma gratuita. Em uma semana de início do serviço, cerca de 50 recém-nascidos já foram beneficiados.

Em dois anos de serviço, mais de 5.000 bebês já foram registrados na Santa Casa - Foto:  Arquivo Ascom
Em dois anos de serviço, mais de 5.000 bebês já foram registrados na Santa Casa – Foto: Arquivo Ascom

 

Esse é o caso de Gustavo,  nascido há dois dias, filho do comerciante Carlos Carvalho. Ao chegar ao hospital, o pai não sabia do serviço, mas ficou satisfeito ao receber a certidão com o CPF. “ Achei muito bom e prático, porque facilita o acesso às primeiras documentações do bebê, com praticidade e rapidez”, diz.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

De acordo com a Receita Federal, a emissão do CPF na Certidão de Nascimento  atende à demanda da população mais carente, que necessita do número para que seus filhos tenham acesso aos programas sociais proporcionados pelo Poder Público. Além disso, previne fraudes e problemas causados por homônimos.

Como funciona

O Serviço Registral informa os dados do recém-nascido a ser registrado pelo sistema online e, imediatamente, o número do CPF será repassado e sai impresso na certidão. A inclusão da nova informação é rápida, através do acesso ao sistema da Receita Federal.

Em 2014 foi inaugurada, na Maternidade Irmã Beata, da Santa Casa, a Unidade Interligada de Registro Civil de Nascimento, com o objetivo de garantir o direito à cidadania e contribuir para a redução do índice de crianças não registradas em Montes Claros e região.

A partir dessa data, as mães e bebês nascidos na Maternidade Irmã Beata já saem do hospital com a Certidão de Nascimento, que é o primeiro passo para o acesso a direitos de todos os brasileiros. Durante esses dois anos de funcionamento da Unidade Interligada, 5.085 crianças foram registradas.

VIATOTAL

ViaTotal

///////////////////////////

Amigo da Criança

Para o Superintendente da Santa Casa, Maurício Sérgio Sousa e Silva, a Santa Casa cumpre, a cada dia, o papel de Hospital Amigo da Criança, oferecendo atendimento humanizado e o acesso à cidadania plena, benefícios garantidos desde os primeiros momentos da vida.

A maternidade Irmã Beata realiza cerca de 450 partos por mês. O setor possui o título de Hospital Amigo da Criança, concedido pelo Ministério da Saúde em reconhecimento às ações de estímulo ao aleitamento materno e redução da mortalidade materno-infantil, além de ser referência em Maternidade de Alto Risco na região.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

MG - Mortes por afogamento crescem 14% em Minas Gerais

MG – Mortes por afogamento crescem 14% em Minas Gerais

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 8 de dezembro de 2016.MG – Mortes …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).