Inicio » Colunistas » Aldeci Xavier » Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

 

NOVO SUPERMERCADO

A coluna mais uma vez sai na frente e traz a informação de que o grupo Cordeiros acaba de adquirir terreno de 10 mil metros, entre a Avenida João XXIII e Deputado Esteves Rodrigues. No local será construído mais um supermercado da rede Cordeiros e será exclusivo para o atendimento das classes A e B. Trata-se do primeiro no município. As obras serão iniciadas de imediato. Vale lembrar que a primeira loja do grupo foi construída em Diamantina e hoje já conta com filiais em Curvelo, Pirapora, e agora, em Montes Claros.

SEBRAE EM SALINAS

Acontece a partir das 18h30 de hoje, em Salinas, o lançamento da marca Região de Salinas. O evento é uma promoção do Sebrae Minas em parceria com a Associação dos Produtores Artesanais de Cachaça de Salinas (Apacs). A proposta é valorizar a cachaça artesanal daquela região que é considerada uma das mais importantes do país e possuí registro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Vale lembrar que a região abriga cerca de 100 produtores distribuídos nos municípios de Fruta de Leite, Novorizonte, Rubelita, Salinas, Santa Cruz de Salinas e Taiobeiras. A produção total é de 15 milhões de litros por ano, comercializada sob mais de 50 marcas.

PDT JÁ DEFINIU

O PDT de Montes Claros faz jogo de cena, ao tentar adiar o anúncio daquilo que todos já tem conhecimento. Na noite de terça-feira, a direção da agremiação (Comissão Provisória) esteve reunido com seus pré-candidatos a vereador para anunciar a posição, mais ninguém sabe por qual motivo, talvez em face da presença da deputada federal Raquel Muniz, o assunto não foi abordado. O resumo é que gastou todo o tempo explicando para os pré-candidatos como procederem. O deputado estadual, Carlos Pimenta, responsável pela decisão, em conversa com este jornalista, tentou se esquivar, mas deixou a entender que tudo já está acertado, inclusive a coligação na proporcional. Além da maioria dos integrantes do seu grupo ser a favor da coligação e apoio à candidatura de Humberto Souto, pesou também o apelo feito pela esposa do parlamentar, a médica Cláudia Borém, que não esconde ser defensora do acordo.

PPS CONFIRMA

Ainda ontem, este jornalista foi em busca de informação sobre o entendimento entre PPS e o PDT de Carlos Pimenta, quando, de forma tranquila, o presidente do PPS, Claudim da Prefeitura, confirmou que o acordo já foi formalizado e falta apenas discutir os nomes que comporão a chapa na disputa para vereador (proporcional). Aliás, o deputado pedetista já esteve reunido por mais de uma vez neste mês com Souto para discutir o assunto, e, inclusive, a possibilidade da indicação do candidato a vice também não está descartada. Neste caso, o nome poderia ser o da médica e esposa de Carlos Pimenta, Cláudia Borém. A informação é de que, agora, o ex-deputado federal busca consolidar o apoio do PP de Gil Pereira, que de fato ainda não definiu seu posicionamento.

CANDIDATOS COM CHANCE

Se estava difícil a eleição para vereador, tanto na chapa do PPS como do PDT, agora é que a coisa pode complicar mesmo. É que os integrantes destas agremiações interessados na disputa terão que obter na urna o número mínimo de dois mil votos só para entrar na disputa, sem garantia de êxito. Num primeiro momento, é possível prever que a disputa por vaga dentro da coligação, se confirmada, ficará entre Claudim da Prefeitura e os vereadores Lêga Policial, Professor André Ricardo, Marly Silva e Raimundo do INSS.

QUANTOS CANDIDATOS

Candidatos a vereador de primeiro mandato estão totalmente perdidos em relação à legislação eleitoral e, principalmente, o número de candidatos que cada coligação poderá lançar. Diante deste fato, muito estão achando que terão legenda, quando na verdade o interesse é muito e o número de vagas pouco. Vale lembrar que em cidades acima de 200 mil habitantes poderão lançar somente 150% de candidatos em relação ao número de vagas. Em Montes Claros, por exemplo, só poderão lançar 35 candidatos, sendo 24 homens e 11 mulheres. Nos municípios abaixo deste número, a coligações terá direito a 200%. Aliás, mesmo que o partido não coligue, a regra é a mesma. Desta forma, quem não coligar sairá perdendo, pois corre o risco de chapa fraca e sem hegemonia.

IMPORTÂNCIA DA COLIGAÇÃO

Uma das importâncias na coligação este ano está no fato de que, além da hegemonia na chapa, que terá ‘cabeça, corpo e rabo’, o reduzido número de candidatos e a previsão do aumento do número de abstenção terá pouco efeito quando os partidos tiverem agrupados.

Amanhã divulgaremos a chegada de novo supermercado na saída de Montes Claros.

Por Aldeci Xavier

Aldeci Xavier
Aldeci Xavier
------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

VLI abre vagas para programa Jovem Aprendiz em Montes Claros

VLI abre vagas para programa Jovem Aprendiz em Montes Claros

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 8 de dezembro de 2016.VLI abre vagas …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).